Poema Filhos e Mães
A chuva cai, os planos mudam e o tempo vai. As flores nascem, os filhos casam, as mães choram e o novo vem. A vida! Que vida? Passageira e breve vida.
As mães possuem tanto amor pelos filhos que, se pudessem, teriam todos eles ainda na ponta dos seus cordões.
Os pais fazem os filhos com muito prazer e as mães com nove meses de sofrimentos e perturbações que se prolongam por toda sua vida.
Não suporto mães q moldam seus filhos à seu jeito por medo de vê-los sofrerem, ou melhor, aprenderem a VIVER sem a superproteção de mãe! Aquelas q não aceitam q "filhos" até então nossos (de corpo) não são criados p/ nós mães, mas sim p/ o mundo... e p/ ele mesmo.
Tenho orgulho de ser Brasileiro e poder presenciar governantes, pais e mães preparando seus filhos para serem engenheiros, astronautas, desenvolvedores de software e criadores de hardware, embaixadores, etc...que orgulho de ver essas crianças usando o celular para estudar, para aprender vários idiomas, crianças educadas, que respeitam os outros, disciplinadas, nossa que orgulho, dá até para prever o futuro desse país, essas crianças serão conhecidas no mundo pelos seus feitos e descobertas. Andam bem vestidas que até são exemplos para designer de moda. Que orgulho. Nasci no país certo e Deus tem orgulho da sua criação.
Os seres viventes; animais, humanos, pais, mães, filhos, filhas, machos, fêmeas, que são, que não são, devem ser amados, a acepção contradiz os rótulos professados.
Percebo a dependência de muitas mães em cima dos filhos. Pais não são descartáveis, pais não são laranjas que você come o sumo e joga o bagaço, mas chega um momento para os filhos que eles precisam mais deles mesmos que dos pais. Eles se sentem pressionados por si mesmo a andar com as próprias pernas, a adquirir liberdade financeira, a se desprender de quem os gerou, a criar asas e voar. O amor não acaba, o carinho, o respeito, não acabam, apenas o ciclo muda seu rumo, a gente vai ao encontro do que nos espera. A gente fica livre para ser quem somos, para tombar, cair, levantar, cambalear, tropeçar e acertar. Às vezes a gente dá dois passos para frente e um pra trás. Outras vezes andamos na contramão do politicamente correto pelos pais. Os pais precisam aprender a respeitar nossas escolhas, nossas mancadas, nossos erros. Precisamos cair e levantar, precisamos fortalecer os ossos, o corpo, o espírito. Precisamos deixar de ser bichos primitivos. Não falo só de pais não, falo de amores, de cônjuge, de pessoas envolvidas de amor, mas que inconscientes cerceiam a liberdade de mim mesma.
A lei da vida faz coisas terem sentido. Não é certo filhos irem primeiros que as mães, elas ja choram ao nos ver nascer, ainda tem que chorar ao nos ver morrer ?
Ás vezes vejo algumas mães conversando com seus filhos de cinco anos e sinceramente é difícil saber quem é a criança.
Nossas avós e mães criavam vários filhos. Hoje, ter um e ainda ter babá, parece uma verdadeira via crucis. #nanet
"Cabem aos pais e mães o dever e a obrigação de dar educação aos seus filhos, tendo as escolas, as tarefas complementares do conhecimento e cidadania. Portanto, a formação educacional, inicia-se na família, não podendo transferir responsabilidades".
Nós mães temos o dever de cuidar e olhar os passinhos de nossos filhos ainda pequeninos,mas depois de criados é bom desapegar um pouco e dá espaço para que possam caminhar com seus próprios pés,e recomeçar a cuidar mais da gente,para lembrar que existimos e merecemos esse auto carinho por nós mesmas.
Ivânia D.Farias
Neste Dia das Mães, desejo a todas nós que conversemos mais com nossos filhos, que aceitemos nossos limites (e os limites deles também) e compartilhemos nossas dúvidas e incertezas. Assim seremos menos deusas e mais humanas, estaremos mais próximas para ajudá-los nas suas necessidades e acalentar seus sonhos.
As mães precisam entender, que seu papel principal na vida de seus filhos é liberta-los de seus cuidados.
"A maioria dos pais e mães sofrem com o falso dilema de criarem e educarem seus filhos para si próprios quando na realidade eles são criados e educados para o mundo."
Todas as mães se acham grandes e espertas na educação de seus filhos.
Mais o tempo mostra quem elas foram depois que eles crescem.
Acho muito piegas falar de filhos. Todas as mães dizem as mesmas coisas. Por isso, prefiro ficar em silêncio. O meu silêncio é que diz o quanto amo minha filha. Não por ela ser a melhor do mundo, como as mães geralmente pensam, mas porque ela é, verdadeiramente, a melhor do mundo. Aí, percebo que só meu silêncio diferencia a minha filha de todas as outras que também são as melhores. E também me diferencia de todas as mães que não conseguem guardar este segredo.
“Mães, que seu sono seja leve, mas tranquilo, que ao acordar possa comemorar seu dia com seus filhos.”
- Relacionados
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Poesia Mãe para Filho
- Poemas para mãe que celebram e expressam amor
- Poemas de Amor aos Filhos
- Mensagens para Filhos
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Mensagem de Dia das Mães para celebrar esse amor incondicional
