Poema de Luto
Talvez se aquele abraço tivesse sido mais demorado, aquelas palavras fossem ditas e se meu amor pudesse ser mais bem transmitido a você. Vivemos de “e se” quando alguém parte, essas poucas letras formam a dor enorme que carregamos no começo, e talvez, pra sempre. O luto é como se uma parte boa e viva do seu coração adoecesse, e se engana quem diz que esse pedacinho se restitui com o tempo, afinal, a saudade nunca vai embora, e o que resta são as lembranças de um tempo bom em que aquele ser tão lindo esteve aqui, do nosso lado. O que eu quero dizer não é apenas sobre a dor, que por si só já é algo insaciável, mas também daquela sensação de vazio que encontramos após, aquela sensação de imobilidade, e a cada gota de água que cai no banho, vento que sopra no rosto e folha que cai no entardecer te faz ver quão curta é nossa jornada, estes detalhes sequer faziam sentido e veja só agora, tudo faz barulho silenciosamente e de tão pequeno se faz grande sob seu olhar. Eu diria que não existe remédio, mesmo quando muitos afirmam que o tempo cura ou até que as lembranças ajudam a sarar a ferida. Mas eu não concordo. Tudo bem doer pra sempre, esse é o preço do amor.
A morte de minha mãe me encheu a vida inteira de uma melancolia desesperada. Por que teria sido com ela tão injusto o destino, injusto com uma criatura em que tudo era tão puro?
Aproveite o tempo que você tem com quem você amam, porque nada dura para sempre. Um dia todos partem deste mundo.
"Muitos me chamam de forte, mas eu prefiro dizer que sou corajoso: coragem de aceitar o bom e o ruim."
Nós começamos, na verdade, a morrer quando perdemos aqueles a quem amamos"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 193
Saudade é quando alguém parte, mas nunca sai de verdade. O corpo se vai, mas os gestos ficam, os risos permanecem, os momentos insistem em visitar a memória. Há ausências que pesam mais do que presenças distraídas.
A saudade é um espaço vazio que insiste em não ser preenchido. Tentamos seguir em frente, mas ela nos acompanha como sombra, lembrando que há coisas que não voltam, mas nunca realmente partem.
O último abraço, a última risada, a última conversa. A gente nunca sabe quando um momento se tornará uma despedida, e talvez seja isso que torne a saudade tão intensa. Ela é o rastro do que foi bonito demais para ser esquecido.
07 de fevereiro de 2025, hoje você estaria comemorando mais um aniversário. Infelizmente, partiu cedo demais.
"A pessoa que você mais ama nesse mundo, um dia será eternizada como lembrança. E um dia, assim como qualquer outro, você também se tornará uma saudade e uma lembrança. Por tanto, ame o seu presente e os que nele (ainda) estão presentes." (22/02/25)
Quando estamos entre os fracos, não podemos fraquejar. Pelo contrário, temos que ser mais fortes ainda, por nós e por eles.
Minha amada mãe dê-nos forças nesta hora de eternas saudades, gostaria que estivesse aqui a desfrutar dos frutos das árvores que plantaste e com tanto carinho cuidaste; justamente no momento em que as árvores floriam e se cobria de fruto tu tinhas de partir. A tudo demos graças por termos tido uma mãe inolvidável como a senhora, dos seus feitos recordaremos sempre em nossas vida terrena.
Obrigado mãe🌹 pelo cuidado que nos mantém.
Ao meu querido pai 💜: “As pessoas só morrem se nós as esquecemos. Enquanto estiverem vivas na nossa memória, serão imortais”.
Vivemos nossos lutos para dar lugar a outras alegrias, um olhar para as lembranças que ficarão eternamente na memória.
Muitas vezes, durante a perda, somos lembrados do que realmente importa na vida. A presença de Deus se torna mais evidente quando tudo o que temos ao nosso redor parece desmoronar. A prática de gratidão no luto é uma escolha de enxergar a presença de Deus, de agradecer pelos momentos que tivemos, pelas lições que aprendemos e pela certeza de que, em Cristo, há vida eterna. A gratidão nos ajuda a curar e a encontrar paz, mesmo nos dias mais sombrios.
Todos têm fraquezas, momentos difíceis e dolorosos. E cada um, tem o seu jeito de sentir e reagir. Compreender nossas dores é um processo desafiador, escolher não permanecer dentro delas, é um ato de coragem que nos impulsiona a seguir em frente.
O amor dela era mais do que inflexível. Era brutal, com força industrial. Um amor enérgico que nunca dava espaço para nem um centímetro de fraqueza. Era um amor que via o que era melhor para você dez passos adiante e não se incomodava se doesse feito o inferno no intervalo. Quando eu me machucava, ela sentia com tanta profundidade que era como se fosse a sua própria aflição. Ela só era culpada por se preocupar demais. Agora eu tenho essa percepção, mas só quando olho para trás. Ninguém neste mundo jamais me amaria como a minha mãe, e ela nunca permitiria que eu me esquecesse disso.
Pelo resto de minha vida, haveria uma farpa no meu ser. Doendo desde o momento da morte de minha mãe até que fosse enterrada comigo.
Essa é uma das crueldades do mundo, você não se torna uma mulher sem filhos, você é para sempre algum tipo de mãe, porém de filho nenhum, a mãe que não deixou um filho existir.
- Relacionados
- Mensagens de Luto
- Frases de luto que expressam a dor da saudade e do adeus
- Saudades eternas de um amigo que morreu: mensagens sobre o luto
- 53 mensagens de luto pela avó que deixará saudades
- A dor de perder um filho: textos sobre luto
- Mensagens de saudade do irmão: palavras que confortam no luto
- Mensagem de Luto
