Poema de Juventude
De toda saudade que sentimos, nada é igual a saudade que sentimos de nós mesmos. Daquilo que éramos, do brilho nos olhos, do viço da juventude e da coragem inabalável de amar...
“O que caracteriza a velhice não é a quantidade de anos vividos, nem é o estado das artérias, nem a anormalidade endócrina. O que caracteriza a velhice é a perda dos ideais da juventude, é a desintonização com a mentalidade de seu tempo, é o desinteresse pelo cotidiano nacional e internacional, é o humor irritadiço, é a desconfiança no futuro, o desamor ao trabalho.”
Ser velho é uma experiência que os novos não tiveram e deveriam abster-se de tentar analisá-la.
Só os velhos podem escrever com propriedade sobre certos aspectos da velhice, pois olhar para o precipício não é a mesma coisa que mergulhar no precipício.
Quem viu daquela pedra o luar... Quem escutou aquele acorde... Se não voltar para ficar, marca encontro com a saudade. Do dividendo alegia, do divisor mocidade, resultou melancolia, que reduzida, também é saudade. Pode o sol nascer ao poente e haver mulher sem vaidade? O que não há certamente, é passar por lá e não levar saudade. As parcelas de paixão sentidas naquelas calçadas ou resultam decepção, ou mais uma vez somam saudade. E quem nega sentir saudade, fingindo ser diferente, ou nunca curtiu a vida de verdade, ou não diz bem o que sente. Constante nesta existência, eu vejo só em verdade a inevitável sequência: o moço, o velho e a saudade. Suplício do meu fadário, que me mata e me dá vida.
Há nas pessoas, hoje em dia, uma irritante falta de ambição, de propósito, há um novo tipo de jovem que carece de vontade, e peca pela inércia ante a célere aventura de viver. Jovens máquinas, instrumentos de grandes senhores das marionetas, figurantes no grande palco mundo, enquanto as cortinas estão cada vez mais próximas umas das outras, e então elas se fecham, mas o show tem de continuar e novas fantoches que desusam o arbítrio sobem aos palcos, maquiam-se as superfícies, mas as cordas continuam as mesmas, assim como seus mestres, e a história se repete, pois existe nos humanos atualmente uma fastidiosa exiguidade de concupiscência...
Tudo o que eu queria quando criança era ter a felicidade que imaginava que teria. Imaginação pura de criança, onde não há o que repreender. Não há ambição nem falta riqueza. Ah, seu eu pudesse viver a beleza que era minha vida quando eu sonhava. As dores eram mais doces e até os mais altos gritos eram de amor. Minha casa era cheia de paz e alegria. Não sei mais se lembro os detalhes, mas sei que não passava batido nenhum. Se eu chorasse era por ter caído e até meu joelho ralado parecia sorrir. Saudades desse tempo que ainda não pude viver. Saudades dos segredos que a mim mesmo contava. Saudades das reuniões que só eu comparecia pra discutir sobre o meu futuro, e das vezes que até esqueci do sono esperando parar de rir.
O grande problema da periferia não são as pessoas de lá, e sim a ignorância do sistema que, sem se dar conta, cria os próprios monstros que subvertem-no.
As vezes é preciso metermos a nossa mao no fogo por pessoas que nem na água poriam suas maos por nós -.-"
Construa condomínios e prédios sobre um mar horizontal, que vagueia e se alastra perfumando e contagiando por esse MAR DE ALEGRIA E JUVENTUDE.
Jovens de agora " 2014 ", estão mais preocupados em organizar FESTAS do que organizar a sua própria VIDA
Me desculpem os velhos, que me perdoem os pais e os avós desta sociedade falida e corrompida. Que os deuses do puritanismo hipócrita e repressores da juventude me castiguem e façam de minha cabeça um alvo de maldições para toda a eternidade, mas digo aos jovens, com conhecimento de causa. Façam hoje o que não poderão fazer amanhã. Aproveite para romper barreiras e ultrapassar limites de suas mentes e de seus corpos. Fume se quiser fumar, beba se quiser beber. Durma na calçada, vomite nos pés de seus amigos, transe com garotas e garotos em becos escuros. Façam festas proibidas aos adultos. Transe, meta, faça amor, foda, trepe, sempre que puder e com quem vocês acharem que deve. Mate aula, minta aos seus pais. Tenha várias namoradas e namorados. Crie tribos e grupos. Aprendam a tocar guitarra, bateria ou qualquer outro instrumento. Seja um astro do rock mesmo que por quinze minutos. Façam uma tatuagem ou várias. Mande Deus para o inferno se assim quiserem. Prevarique, traia, chore. Jogue bola descalço no asfalto. Toque a campainha do vizinho e saia correndo. Murche o pneu de um carro qualquer na rua. Exploda a caixa do correio de alguém. Arrisque-se. Pinte o cabelo, coloque um piercing, cole na prova. Viva. Independente de qualquer coisa, viva. Antes que você vire um velho, um pai, uma mãe, um avô arcaico, chato, puritano, ultrapassado, sem histórias para contar nas reuniões de família aos domingos e não possa contar aos seus filhos como você aproveitou sua juventude e mesmo assim conseguiu sobreviver a ela.
Gosto quando me atribuem idade menor a que tenho. Mas não me iludo, pois a contradição se revela na pele, que não exibe o frescor da juventude...
..."Amigo para mim é aquele que um dia brigamos, trocamos tapas e socos, bebemos juntos, rimos dos outros e ainda assim, ter a grata oportunidade de poder sentarmos lado a lado hoje para rirmos de nós mesmos! Expertos guardam riquezas em cofres e sábios amigos na mente e no peito!"...Ricardo Fischer.
O tempo passa, os dias passam os anos passam e o meu "pensamento juvenil" continua. A contagem da vida é crescente e a unica coisa que posso fazer e crescer com ela mas sempre jovem.
Existem muitas coisas que os jovens sabem melhor do que um velho, mas não é a idade que torna alguém sábio, mas o que ele de fato sabe usar em benefício dos outros”
Os artista e o jovens idealistas em tese sempre seriam incorruptíveis mas quando vemos bons artistas corrompidos por cifras milionárias adquiridas por programas de incentivo à cultura e uma juventude antes idealista passar para o lado do vandalismo, da baderna e da violência, parece que na prática tudo mudou. Sendo assim são justificáveis ações ditatoriais de censura e arbitrariedade contra a arte, a educação e a cultura pois afinal seria daí que poderiam vir as verdadeiras críticas e esperanças para as mudanças.As novas ideias e com sorte uma juventude diferente não tão alienada com disposição para despolarização do falso poder que arrasta se por acordos e conchavos politiqueiros empurrando as crises agonizantes e as verdadeiras soluções para o próximo pleito.Afinal o bom legado político também é coisa do passado já que somos um país sem memória, e com quase nenhum registro. histórias e patrimônios imateriais e materiais bem preservados.
"Quando a gente é jovem, a gente quer quantidade... depois a gente percebe que qualidade é muito mais importante e aprende a se dar valor"
"Recíproco para mim é ter a sintonia dos mesmos desejos e quereres. Eu continuo na fé de viver a reciprocidade, e digo isso sobre todos os contextos de amores. Afinal, não há nada mais bonito que amar e ser amado de volta. A reciprocidade é revolucionária, e dessa revolução poucos entendem o contexto. É que vivemos em uma época de amores rasos, descartáveis. Triste juventude atual, acha que o amor é algo banal."
Porque ainda que meu corpo envelheça, meus lábios diminuam, minhas orelhas e cabelos brancos aumentem, enquanto existir vida existirá sonhos...
E enquanto os sonhos existirem, me manterei pra sempre, jovem...
A melhor herança que podemos legar as nossas novas gerações que chegam desordenadas ao século XXI são asas de criatividade para voos livres frente as utopias nunca resolvidas e o pensamento livre, justo e rebelde, diferente de tudo de quem um dia, já pulou.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp