Poema de Confiança
A confiança não é dada, é conquistada, mas, uma vez quebrada, pode ser difícil de reconstruir. Por isso, valorize quem ainda acredita em você, mesmo nos momentos em que você duvida de si mesmo.
Confiança é como gravidez: não existe “meia confiança”. Sempre que precisamos avaliar previamente um resultado a ser produzido por outrem, invariavelmente a confiança já não se faz presente. A culpa será do outro, certamente, quando seu histórico nos aponta para o motivo; mas quando não existe tal fato gerador, claro está que o problema se deve a nossa própria insegurança. Isso irá requerer uma auto-análise sobre a natureza do poder que desejamos exercer sobre o que nos cerca. E se houver uma intenção real de entendê-lo, pode ser que descubramos que tudo não passa de arrogância, necessidade de dominação ou, no mínimo, soberba disfarçada de “gestão participativa”.
A confiança é como um revólver, quando o gatilho trava é porque falhou, assim é quando alguém falha com você.
Quando o enganador engana alguém, ele perde a postura de bom caráter, e nunca mais terá a confiança do amigo.
Sem confiança a vida é inviável.
Temos a tendência a confiar em nós, nos outros e no existir. Isso é construido (mais - ou - menos) em nossa relação quando bebês com nosso tutor(geralmente a mãe); quem nos favoreceu o amadurecimento para o existir e nos deu sentido como nos mostra Winnicott e Heidegger.
A falta de atenção e da confiança em si mesmo tem prejudicado o nível de competência pessoal, a força da experiência profissional e o poder da comunicação pública.
Se andas sempre na amargura e na tristeza é porque sua fé
e sua confiança estão em crises espirituais.
Passe confiança e ande com motivação ao falar com as pessoas, se deseja que elas confiem em sua comunicação ou entendam os seus interesses.
O manancial de água viva é dado ao homem que anda sobre um deserto, porque a sua confiança está no Senhor.
Reconhecer o perdão de Deus é sentir a alegria da alma ofendida, devolvendo a confiança do seu relacionamento ao ofendido.
Um dos tipos mais insuportáveis de conversa é aquele em que se nega a confiança mútua e se desrespeitam os sentimentos alheios.
Deus segurou-me quando eu já não acreditava, mão que sustenta devolve a confiança perdida, nesse amparo recuperei crédito em mim, aprendi a caminhar com novo suporte.
Se a sua confiança não for forte o suficiente para aceitar e aguentar o peso da sua dúvida sincera, talvez não seja uma convicção sólida, mas uma crença fraca, construída nas suas próprias certezas. É no momento da dúvida que a convicção se aprofunda, forçando-nos a largar as certezas superficiais para mergulhar na visão do propósito.
O que é o céu para mim? É um lugar repleto de amizades sólidas. A confiança e a segurança total e irrestrita nos proporciona uma entrega integral e incondicional do nosso ser a um oceano imenso de paz.(Walter Sasso)
