Poema da Ilusao

Cerca de 51857 frases e pensamentos: Poema da Ilusao

⁠Você é pra mim o que o amarelo era pro Van Gogh
Uma explosão de luz em minha tela escura,
Com pinceladas de amor, no coração, algo novo,
Nossas cores se misturam, numa paleta de ternura.

Você é pra mim o que a Mona Lisa foi pro Da Vinci
Um enigma encantador, um sorriso profundo em seus olhos, descubro meu mundo e princípios,
Cada traço de sua alma é meu tesouro no mundo.

Você é pra mim o que a melodia foi pro Mozart,
Notas que tocam meu ser, uma sinfonia de paixão,
Seu amor é a canção que enche meu mundo de arte,
Em sua harmonia, encontro a completa gratidão.

Assim como o amarelo inspirou Van Gogh a criar
E a Mona Lisa intrigou Da Vinci a contemplar
E como Mozart deu vida à música e ao som,
Você, meu amor, é minha inspiração, é o meu dom.

Como cores, sorrisos e canções, eternamente raro,
Para eles, cores, harmonia e sorrisos é muito mais do que podemos enxergar
Este poema é só para nós, um segredo compartilhado.

Sabe qual é a diferença entre o Sol e Lua?

é que o sol trabalha trabalha, mas quando chega em casa vai descansar.

e a lua, como tão querida, va lá pra cuidar!

Eu nunca perco
esse meu estranho vício,
quase febre, quase delírio,
de acreditar na poesia do viver.


E então,
como um tsunami indomável
de sentimentos e emoções,
arrebento em mim mesma,
invado minhas próprias margens,
transbordo…
e sigo,
encravada,
cravada mesmo,
como farpa na carne do tempo,
nos versos da vida.
✍ @MiriamDaCosta

A hipocrisia das datas comemorativas!


No dia 19 de Abril
o Brasil
comemora o Índio,


nos outros 364 dias do ano
colabora á 360°
para a sua extinção.
✍@MiriamDaCosta

"Pois seja feita a vontade de Deus.
Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha Pátria! "
(Joaquim José Da Silva Xavier, 1746-1792)
ao ouvir sua sentença de morte.


Hoje 21 de abril de 2026 , o Brasil comemora o grande mártir Tiradentes.


Tenho duas perguntas a fazer sobre essa comemoração?


*1° Se hoje tivesse uma entrevista/pesquisa nacional na qual fosse perguntado :


" -Quem foi Tiradendes?
Porquê na data hodierna se comemora ele?
Qual a sua importância para o Brasil?


Qual seria o resultado da pesquisa?!


*2° Diante do atual cenário ,
onde carecem até o conceito e o real sentido de patriotismo, como Tiradentes , após o seu feito histórico, se sentiria assistindo ao degrado de valores, de princípios, de ideais, de lutas e de sacrificios?


@MiriamDaCosta

Trégua armada

Não é pela data, não pelo brilho vazio,
nem pelo símbolo, o engano ou o ritual.
É só por ser o dia em que é feriado,
o único em que cabem todos, afinal.

Reúno a mesa, o vinho, o gesto lento,
a carne assada e o doce já sem cor.
Mas vejo nos olhares o alinhamento
de uma guerra antiga, de uma antiga dor.

Sempre respiga algo. Um riso que se quebra,
uma pergunta acesa, um tom a mais.
A mãe que chora o filho que não volta,
o irmão que bebe o vinho dos sinais.

E o brinde soa oco como um sino
rachado no rigor do tempo morto.
Natal é o ensaio do sepulcro em família,
Páscoa é a traição de um beijo torto.
Ano novo passa a ferro as cicatrizes,
aniversário é a idade do desgosto.

Eu queria apenas juntar mãos e restos,
mas a união já vem com seu escombro.
E o que deveria ser festa é trégua armada,
onde o amor respira o mesmo ar do monstro.

Então celebra o rito, o calendário,
a desculpa maior que o sentimento.
E se outra família diz que é diferente,
mais verdadeira em cada acontecimento,
não mintas: isso é a farsa transparente.
No fundo, toda família é o mesmo vento.

Negue para o mundo,
mas quando seus olhos encontram os meus… não negue nada.


Guarde segredos para as ruas,
para os nomes que você esquece nas esquinas,
para as bocas que provaram de você
sem entender o perigo do seu gosto.


Mas para mim…
deixe cair as máscaras,
como roupa esquecida no chão de um quarto silencioso.


Ainda sinto você
no limite da memória dos meus lábios,
um gosto doce demais para ser inocente,
um gosto que começa como vinho jovem
e termina profundo, quase amargo,
daqueles que a gente bebe devagar
só para prolongar o erro.


Maldito seja seu sobrenome
que encaixa tão bem no meu.
Maldito seja o jeito
que sua boca aprende a minha
como se já soubesse o caminho.


Há algo em nós que não pede licença
Não pede promessa
Não pede futuro


Só pede mais um instante


Mais um toque lento,
mais um segredo sussurrado
como quem acende um fósforo
sabendo que pode incendiar tudo.


Somos assim
um vício servido em taça cheia,
corpo envelhecendo em desejo,
cada encontro mais denso,
mais perigoso,
mais impossível de negar.


E mesmo sabendo
que outros sabores virão…

🎀Clara🎀


Eu fico pensando em como é o gosto do
seu beijo,como é olhar tão de perto
dos seus olhos castanhos,
Que não me são estranhos pois sempre
Vejo em meus sonhos,
Tão claros como a lua,
tão intensos quanto o céu,
te queria tanto aqui comigo
Me tornar seu abrigo,
Ser mais que sua amiga
Seu amor infinito;

A senha para desbloquear a cognição é: Estudos+Leituras(imparciais&fundamentadas),


mas... alguns cérebros estão talmente corroidos pelo bloqueio ...


que a senha encontra sérias dificuldades
para encontrar o encaixe perfeito para iniciar o seu propósito...


A cognição corre para chegar até algumas pessoas...
mas... elas são mais velozes.
✍©️@MiriamDaCosta

13 de Outubro: " Fim da guerra" ?!...
19 de Outubro: Fim da mentira! A guerra não teve fim.


A "paz", toda inocente ...
acabou de chegar ...
onde nunca esteve ...
e já foi embora...


E a guerra, nada ingênua 💰💰💰
acabou de voltar...
mesmo sem nunca ter ido...


assim foi,
assim é
e assim sempre será ...
#Israel #Palestina #MeioOriente
✍©️@MiriamDaCosta

- Desculpa ter que interromper a nossa conversa, mas... eu tenho que ir...


- "Ir para onde?"
( perguntou o Tempo)


- Para o Mar!


- "Para o Mar?!
Mas está frio e chuviscando! "


- Sim, o Mar !!!
Tenho que ir para o Mar
em todas as estações
da minha vida,
lá, eu volto para mim...
Me entende?


-" Sim que entendo.
Você pode até ficar distante do Mar...
mas Ele nunca vai sair do seu âmago. "
✍©️@MiriamDaCosta
(Em "Diálogos com o Tempo")

Sobre o assalto ao Museu do Louvre


Até mesmo um recém nascido...
perceberia, na sua inocência à 360° ,
que teve a "mão amiga"
dentro do Museu do Louvre...


"Elementar, Meu caro Watson!"

Mais do que
em uma civilização
moderna,


vivemos em uma
modernidade
incivilizada.
✍©️@MiriamDaCosta

As chaleiras e os bules
carregam a alma
dos tempos antigos...


São sobreviventes
do silêncio de outrora,
quando o café fervia devagar
e o aroma tomava conta da casa
como um abraço quente em manhã fria...


Eu gosto das coisas
que resistem ao tempo e às modas...
do ritual de ferver a água,
de esperar o pó se misturar nela
para cozinhar com parcimônia
na chama lenta,
de ver a fumaça dançar no ar...
e só depois
coar no velho filtro de flanela ...


Gosto do sabor
que o tempo empresta
às coisas simples,
e das pessoas que, como eu,
sabem que há poesia
no gesto lento de preparar um café
á moda antiga...
sem pressa
e sem cafeteiras modernas...


Eu sou assim...
gosto das coisas,
dos olores
e dos sabores antigos...
✍©️@MiriamDaCosta

Um círculo vital
exala a energia
de emoções coloridas
em mim...


E eu,
arqueira de versos
absorvo o arco-íris
e lanço palavras
matizadas com a poesia...
✍©️@MiriamDaCosta

Enquanto isso e aquilo...
vou colhendo pétalas de poesia
no meu viver...
✍©️@MiriamDaCosta

Nem toda mulher gosta
de harmonização facial
ou de outras intervenções estéticas...


algumas preferem estar em harmonia
com a natureza e são viciadas
nas intervenções poéticas...


Eu, orgulhosamente, sou uma delas!
✍©️@MiriamDaCosta

Com profunda atenção,
li diversos livros,
assisti vários filmes,
presenciei várias situações humanas,
ouvi variados relatos de vida...


mas, em nenhuma das histórias,
dramas e enredos
que tive conhecimento
pude detectar traços ou nuances
que se encaixassem totalmente
na minha história de vida...


à partir desse fato,
decidi eu mesma relatar,
com total veracidade,
sem olhares subjetivos externos
e interpretações ou traduções pessoais,
a minha auto biografia ...


um inédito relato de vida,
profundamente sentido e vivido,
com episódios difíceis e cruéis
que desde a tenra idade
marcaram o meu viver
e fizeram de mim o que sou
com essa força misteriosa
que me acompanha desde sempre...


para muitos ...
vai ser um choque,
uma surpresa,
um punho certeiro no estômago,
na face
ou no coração...


para tantos outros...
vai ser apenas
mais uma entre tantas...


mas...
um fato será certo:
o leitor atento e sensível...
e sobretudo,
sem pré visões, conceitos e juízos...
vai se emocionar.


Pode ser ...
que seja nessa peculiaridade
de me emocionar
desde a raíz das minhas veias
até o florescer do meu âmago
que reside o segredo
da minha força e luz...


Talvez...
quem sabe...


Nem eu sei ao certo
de nada do mundo,
das pessoas,
e de mim...
eu só sei escrever
ou penso que sei ...


✍©️@MiriamDaCosta

É impossível comparar
a chegada até aqui
de alguém provida de intrepidez,
que com os pés descalços
subiu escadas de pedras
em meio à temporais ...


com alguém
que usou escadas rolantes
protegidas por vidros temperados
à prova de intempéries
e ainda se faz de vítima...


Há cicatrizes e marcas
que são verdadeiras
medalhas de ouro...


e há confortos
que geram cegueiras...


e há quem, mesmo intacto,
insista em se declarar ferido...
✍©️@MiriamDaCosta

28/10/1988 - 28/10/2025


28 de Outubro


Corre, tempo!
Corre!
Corre até mesmo
com a velocidade da luz.


Nada!
Nem o sol,
nem a lua,
nem o vento,
nem as ondas
daquele dia
(absolutamente nada!)
vais poder levar embora
de mim.


28 de Outubro


Corre, tempo!
Corre com tua pressa insaciável,
devora os dias,
apaga rastros,
engole séculos,
mas aquele dia,
aquela luz,
o sopro do vento
e o rumor das ondas
ficaram cravados em mim
como brasas eternas.


Podes correr, tempo,
mas não há velocidade
capaz de alcançar
o que queimou dentro de mim.
✍©️@MiriamDaCosta