Poema da Ilusao

Cerca de 51848 frases e pensamentos: Poema da Ilusao

Qualquer sentimento negativo que eu tenho é uma ilusão, e a maior prova disso, irrefutável, é o momento em que estou dormindo. Quando durmo, estou em paz. Se eu não estivesse em paz, não conseguiria dormir, é simples assim. Então, o que me faz sentir mal quando acordo? A ilusão que eu mesmo crio na minha mente. A ilusão desaparece assim que percebo que, toda vez que me sinto mal, na verdade, sou eu mesmo me iludindo com um sentimento que, no fundo, não existe. O sentimento verdadeiro e real é o de paz.


Quando tento reprimir, evitar ou bloquear essa paz, é quando sinto a ilusão de sentimentos negativos. No entanto, a paz é o único sentimento que realmente existe dentro de mim, tanto quando estou dormindo quanto acordado. Basta aceitar essa paz. Ela está sempre presente, mesmo que eu não perceba, e é nela que encontro a verdade do que sou.

Evolução… ou ilusão?

Será que estamos no caminho certo?

Antes, no papel em branco… agora, tudo é tela digital.
Antes, os pensamentos fluíam; agora, o cursor desliza.
Antes, pincel e tinta; agora, o toque e o clique.
Antes, os sentimentos fluíam do coração…

Será que um dia teremos domínio sobre tudo isso, ou passaremos a depender apenas de um clique?

Evolução… ou ganância?
Inferno… ou salvação?

Será que, de fato, estamos no caminho certo?

“Acredito que vivemos uma evolução digital… e espero que todos os seus recursos sejam usados para o bem da humanidade.”

A Ilusão da Semelhanças


Qualquer semelhança é de fato coincidência.
Assim acontece numa ação,
Duas coisas acontecem em sequência
Até parece ser a mesma coisa, mas não são!


É uma ilusão da semelhança,
A diferença sutil entre coisas parecidas.
Podem até trazer lembranças,
Todavia estão apenas distorcidas.


O que nos parece quase igual
É, na verdade, muito diferente.
Uma semelhança casual
É um engano para a nossa mente.


Coisas iguais estão separadas na essência,
Podem até estar próximas fisicamente
Mas na verdade, só na aparência
O que confunde muito nossa mente.


Raimundo Nonato Ferreira
Maio/2026

A Realidade Sem Opostos

A vida é uma ilusão.
A liberdade é um presídio.
O castigo não é o sofrimento.
Morrer é viver.

E Kratos ainda vive.

A ficha cai, revelando um mundo cruel.
No susto e nos medos, o confronto se impõe.
Subimos durante o dia; à noite, morremos.

Bem-vindo à realidade insana.
A realidade é assim: sem opostos.

A salvação pode vir daqueles cujas máscaras são usadas
e cujos rostos não podem ser mostrados.

Já diziam — e eu repito:
sou fogo, sou ar.
Sou terra, sou mar.

Eu não sei, não entendo nada.
São linhas em minhas memórias escondidas,
que não foram apagadas.

Eu não sei, não entendo nada —
mas percebo: são apenas memórias remotas
que se recusam a desaparecer.

Tempo gostoso…
Deveríamos ter aproveitado muito mais,
se soubéssemos que o tempo voa
e não volta.

Onde há fome, drogas e corrupção, a independência é apenas uma ilusão.
Bom Dia!


Benê Morais.

Quem diz ter fé, mas se esquece de que tem uma alma, permite que ela vague na ilusão e se torna cúmplice da sua própria queda.


Marcelo Castilho Assis

⁠Durma , isso não é nada
Durma isso logo passa
Durma, que tudo é só ilusão
Se alguém achou a sua estrada,
Achou-a em confusão,
Não se culpe por isso
Sua alma foi enganada.

Não há lugar nem dia
Para quem quer procurar
Nem paz nem alegria
Para quem, por amar,
Se entrega e confia.

Melhor ser realista a
Fingir dócil , sem o ser
Ficar como ficamos,
Sem pensar nem querer,
Dando o que esgotamos
Amar sem nada receber .

“Quando a ilusão caiu diante dos meus olhos,
finalmente enxerguei o horizonte sem fantasias.
E ali, entre ruínas e silêncios,
a vida começou lentamente a reconstruir
aquilo que o coração sempre soube ser verdadeiro.”
— Helaine Machado

Na arena do poder e da promessa,
Erguem-se nomes em palanques de ilusão,
Mitos criados sob a pressa,
De quem busca no homem a salvação.Messias que caminham pela terra,
Mas não operam o milagre da mudança,
Entre falas de divisão e guerra,
Que roubam do povo a confiança.Negam o fato, a ciência e a história,
Em nome de um projeto familiar,
Constroem palácios de falsa glória,
Deixando o país a esperar.Não precisamos de heróis de argila,
Nem de dinastias que prometem o céu,
A verdadeira força se perfila,
No povo que desperta do véu.

Quando a gente ama,
aparência nada manda,
mas a honestidade...
Pois tudo é ilusão,
só não,
a fidelidade!

Patuá, amuletos
para uns proteção
para outros superstição
ilusão
carrego os meus
não creio em bruxas
mas...

"A Ilusão de Poder"

Dessa vez foi diferente.


Ele tentou outra vez.
Como sempre fazia.
Com pressão, intimidação, palavras atravessadas
e aquela necessidade doentia
de controlar tudo ao redor.


Mas dessa vez…
eu não abaixei a cabeça.


Eu me ergui.
Coloquei a mão à frente
e disse:


“Não.
Hoje não.”


E pela primeira vez,
eu confrontei não apenas o homem diante de mim…
mas tudo aquilo que ele representava dentro da minha vida.


O medo.
O silêncio.
A culpa.
A submissão.


Porque chega um momento
em que permanecer calado
começa a destruir mais do que o confronto.


E eu percebi que o verdadeiro perigo
não era perder alguém pela violência…


mas pela ausência de sabedoria.
Pela ambição vazia.
Pela fome miserável de status, dinheiro sujo
e uma sensação de poder
que, no fundo, nunca existiu.


Alguns homens passam a vida inteira
tentando parecer grandes.


Porque jamais conseguiram suportar
o vazio de serem pequenos por dentro.

A ILUSÃO DA POSSE
(No caminho para a liberdade)

Deixe ir.
Se não ficou,
nuncatepertenceu.
Essa é a arte de
deixar as mãos livres,
não segurando mais
aquilo que nunca foiteu.

Lu Lena / 2026

O RASCUNHO DEFINITIVO
(A ilusão de que podemos passar a vida a limpo)

Quando nascemos, trazemos conosco um bloquinho de notas, um lápis e uma borracha.
Ao longo dos dias, vamos anotando nossa história. Algumas vezes corrigimos o que foi feito; outras, apagamos. Muitas vezes, arrancamos uma folhinha inteira para refazer o caminho, e assim o bloquinho vai diminuindo.
Chega um momento em que decidimos comprar um caderno bonito, bem encadernado e com muitas folhas, com a intenção de passar tudo a limpo. É aí que nos damos conta: o lápis já está gasto e sem ponta de tanto usar, e a borracha já nem existe mais...
Por quê?
Porque tudo já estava escrito!

Lu Lena / 2026

​A MENINA DOS OLHOS

​Ela fez das lágrimas um mar de ilusão onde, através da "menina de seus olhos", enxerga o arco-íris além do céu...

Lu Lena / 2026

Cansado de promessa, cansado de ilusão
Tu sente que teu peito tá queimando de ambição
Então usa essa raiva pra mudar tua história
Porque ninguém lembra o fraco, só lembram da vitória
Enquanto muitos dormem tu constrói teu império
Disciplina é guerra, vencer é coisa séria

A maior ilusão é acreditar que um sentimento pode ser simplesmente esquecido.


12/08/2025

"A ilusão de segurança num investimento morto é o preço mais alto que se paga pelo desconhecimento matemático."


Laerson Endrigo Ely, O Método R.E.N.D.A. de Investimentos @ometodorenda

“A pessoa certa não é ilusão”


Quando alguém diz “a pessoa certa não existe”, geralmente está partindo da ideia de que ninguém é perfeito, que sempre haverá defeitos e diferenças. E nisso há verdade. Mas dizer que não existe “a pessoa certa” é o mesmo que negar que exista encaixe, sintonia e propósito entre duas pessoas.
A pessoa certa não é aquela sem falhas, mas aquela cujos defeitos não anulam o amor, cuja presença multiplica a paz, cuja vida soma à sua e não subtrai.
Ela é “certa” porque desperta em você o que há de melhor, porque transforma o ordinário em extraordinário, e porque faz do caminhar juntos um lugar seguro mesmo diante das tempestades.
Se não existisse a pessoa certa, não existiriam histórias de casais que superaram décadas juntos, não haveria quem dissesse “eu não trocaria essa pessoa por nenhuma outra”.
Isso não é ilusão: é experiência real de quem encontrou alguém que fez sentido para a vida.

“Anjos, asas de ilusão, um sonho audaz.”
Ser assim: brilhar como um farol, luz na escuridão.
Ouvir as músicas que lhe convierem, ser eclético.
Gostar de ir por onde ninguém foi.
Querer viver — viver mais e mais — e não fingir, não esconder no olhar, mas se permitir ser feliz, aqui ou em qualquer outro lugar.

Não! Não vou mudar a minha maneira de ser, pois é isso que me dá vida.
Viver é ter o mundo real na cabeça e os pés firmes no chão; e, ainda assim, nos é permitido sonhar e projetar coisas. É somente assim que transformamos realidades e preenchemos o inexplicável vazio da alma e do coração.

Cante uma canção.
Dance.
Faça a vida entender que você está feliz por estar aqui.

Os sentimentos — ah, os sentimentos! — são eles que fazem toda a diferença. São responsáveis pela criação de tudo o que vivemos… ou deixamos de viver.
O pensamento é a energia que dá forma ao que desejamos materializar.