Poema Aprendizado por William Shakespeare
Somos todos crianças, pedras cheias de arestas se batendo numa caixa em movimento contínuo, até nos arredondarmos.
Memórias não devem ser desfeitas. Elas nos mostram lições que devem ser guardadas e usadas quando necessárias.
Talvez, um dos maiores aprendizados desta seja o fato de que nem sempre somos fortes por escolha própria mas, muitas vezes, por uma necessidade de sobrevivência ou um capricho do destino.
A alma desce ao corpo como um viajante a um porto estranho, sem mapa nem idioma. Viver é decifrar esse enigma com os olhos fechados.
"Boa parte de quem sou devo à senhora Marli, minha professora da segunda série. Era uma mulher simpática, com mais de 50 anos e prestes a se aposentar. Foi ela quem me ensinou a ler e escrever. Sem aquela senhora de pele clara e enrugada, cabelos grisalhos e tingidos de loiro, óculos retangulares e dedicação impecável, eu jamais teria sido capaz de decifrar Machado, Plutarco, Petrônio, Cícero, Musashi e muitos outros mais. Ao lembrar-me dela, percebo que compreendi, em sua base, a alegação do mestre Lobato de que 'um país se faz com homens e livros'; compreendi porque, em 2003, uma mulher humilde dedicou cerca de um ano para que eu fosse capaz de interpretar aqueles símbolos estranhos, captando suas ideias e formulando pensamentos com eles."
Podemos seguir por vários caminhos diferentes, na dúvida sobre qual o melhor destino, consulte a bússola que pulsa em seu coração.
"Não há disputa com o outro, exceto se estivermos nos referindo a nós mesmos e aquele outro que fomos ontem e temos a chance de aprimorarmos hoje.
Portanto fazer de si o seu melhor em cada parte, a cada dia e sempre mais, essa deve ser a única, resoluta e absoluta condição em que devemos nos concentrar."
Não seja refém de seus erros, o que passou, ficou para trás. E nunca se esqueça, foram os seus erros construíram a pessoa forte e de caráter que é hoje.
"A vida acontece todas as vezes em que nos dispomos a amar, e o amor acontece todas as vezes que nos dispomos a viver."
"Adversidades podem ser causa de dores de cabeça ou frustrações, mas também podemos transformá-las em escolas de aprendizado e superação, portanto não importam as circunstâncias, retribua sempre gratidão por cada instante da sua jornada."
