Poema a Morte das Casas de Ouro Preto
Não haveria de me desvencilhar desses caminhos, não ousaria inventar e reinventar qualquer percalço, o que é pra ser, assim será, eu sempre soube disso, algo que me convém atentamente observar, o quanto as matérias eminentemente humanas, sempre me surtiram um indescritível efeito interno, algo totalmente superior a uma simples questão de escolha, quase como uma verdadeira vocação, razão pela qual, sopeso os fardos que são indolores, renuncio a todas aquelas coisas, como se não fizessem a menor falta, para simplesmente caminhar contigo pelos mais dificultosos caminhos, de mãos dadas.
Muda-se o mundo, muda-se o lugar, muda-se a forma, muda-se o pensar, muda-se o gosto, o importante é mudar, muda a aparência, mas a essência não deve mudar.
Grandiosas são as coisas que nos acontecem quando menos esperamos, é impressionante como sempre me preparo, mas nunca estou preparada: O inesperado me encanta, sobretudo porque ele me surpreende."
A fixação é um horizonte longínquo, rústico e usurpador, uma harmonia de contrários, um foco autossuficiente, visualizador de si e só, cuidado com a direção dos seus olhos.
Sê constante na medida em que és inconstante, pois uma boa oportunidade surge independentemente do estado em que você se encontra.
Todo cuidado é pouco bem como toda percepção é válida, o que se vê sempre se sente mas nem tudo que se sente se vê, o que os olhos podem ver memorize, o que não puder sensorise; se puderes ver, sentir: conserve, cuide, proteja, resguarde para que não pereça.
Suponho que o amor não seja apenas um amontoado de palavras, fotos e frases mas singelos atos, há diversas formas de amar alguém bem como haverão inúmeros meios de demonstrar isso, dizendo: Não te amo por palavras com denotação de exagero mas te ofereço o meu amor com cuidado, carinho e zelo.
A Arte, hoje, busca reproduzir a simplicidade e beleza do raciocínio, por isso causa angustia em quem não é acostumado a pensar.
Cada um evitará tudo que possa machucar seus irmãos, e alegremente cederá aos desejos dos outros, de forma que a paz de Deus e a caridade de Cristo neles residam.
Se o mundo soubesse quão doce é o serviço de Deus não haveria temor por parte daqueles que oferecem suas vidas a seu serviço.
“Não aprenderás nunca a amar dignamente a Jesus Cristo senão no sacramento de seu amor: a Eucaristia”. (Carta, 04/12/1808)
Vocês vão como os apóstolos e as mesmas maravilhas que os primeiros discípulos de Cristo realizaram vão se renovar em nossos dias por meio de vocês, meus queridos filhos
O que interessa não são os lugares senão as pessoas, sobretudo aquelas que precisam ser evangelizadas. (Eugênio de Mazenod ao Pe. Casimir Aubert)
