Platao - Apologia de Socrates

Cerca de 106345 frases e pensamentos: Platao - Apologia de Socrates

Ela me perguntou qual era o tamanho de meu amor, e eu disse que era do tamanho dela. Coitada, não sabia o quão era sua complexidade.

Inserida por VictorAlan

Onde mora o conhecimento?
no meu interior? ou no meu campo de percepção? não seria os dois apenas um?

Inserida por monalison

⁠Se é bom em algo, não questione; se questionar, não é bom em algo.

Inserida por Thyllon

Eu sou um bom rapper, pelo que as pessoas dizem. Tambe nao sou bom bastante pelo que alguns tambe dizem. Eu vivo aprendendo asim acredito na quilo que voces vem. Obrigado

Inserida por El-socrath

Só sei que o google sabe.

Inserida por QM5hdMxMZD

O QUE È O SISTEMA ?

Pra um rapper ou pra um ativista, o questionamento mais ouvido é "O que é o Sistema", vou tentar resumir ao máximo o que é o Sistema.
Sistema são decretos impostos pela sociedade e pelo Governo, que te limitam e te tornam massa de manobra.
O Sistema é aquela voz que foi contra as cotas, aquela voz que foi contra as mulheres votarem, o Sistema foi aquilo que dominou o Brasil por 21 anos com inicio em 1964, o Sistema é aquilo que impõe padrões de beleza, vestimenta e comportamento, é aquilo que diz "não" ao amor Socrático, as pessoas a maioria das vezes não são e nem fazem parte do Sistema, a maioria delas são reféns, a maioria delas só ouviu algo que diziam ser certo e reproduziram.
O sistema é aquilo que te limita, que torna o ensino superior algo distante por você ser negro, que te diz pra aprender a cozinhar pra arranjar um marido "mas pera, quem disse isso foi minha mãe", lembre que ja falamos sobre os reféns do sistema.
"Mas como não ser um refem se somos formados pela sociedade e comandados pelo governo ?"
Simples, faça o que você quer e o que tiver vontade, sem pensar no certo ou errado, sem pensar no que as pessoas vão achar, sem pensar em tudo que as pessoas vão te dizer, se te faz bem, é certo!

Inserida por RehanSena

Certo é o certo, o errado é o errado

Inserida por thiago_hf

É isso que eu amo na leitura: uma pequena coisa o interessa no livro, e essa pequena coisa o leva a outro livro, e um pedacinho que você lê o leva a um terceiro. Isso vai em progressão geométrica - sem nenhuma finalidade em vista, e unicamente por prazer.

A CAIXA DE PANDORA


Conta a mitologia grega que Pandora foi criada pelos deuses do Olimpo sob a ordens de Zeus. Pandora teria sido a primeira mulher, surgida como punição aos homens por sua ousadia em roubar aos céus o segredo do fogo.

A vingança de Zeus contra a humanidade veio em forma de uma linda donzela. Pandora, a que possui todos os dons, recebeu uma caixa onde guardou os presentes recebidos de cada um dos deuses do Olimpo.

Afrodite deu-lhe a beleza, Hermes o dom da fala, Apolo, a música. Mas além dos dons, a caixa de Pandora recebeu também uma série de malefícios.

A história é longa, mas importa saber que Pandora abriu sua caixa e a humanidade passou a conhecer não só as bondades, como os males que até hoje nos assolam: mentira, doenças, inveja, velhice, guerra e morte. Os presentes saltaram de forma tão violenta da caixa que Pandora teve medo, e a fechou antes que a última delas escapasse: a esperança.

Pandora tornou-se, assim, a provedora natural dos talentos divinos e dos males da humanidade.

Como nos conta a tradição judaico-cristã, Eva no Paraíso teria tido o mesmo papel. O que só comprova que a figura da mulher aparece sempre como a grande responsável pela desgraça do gênero humano. Eu vejo de maneira distinta. Como Eva no Paraíso, Pandora distribuiu aos homens as duas faces da realidade, tão contrárias quanto complementares. Coube a todos a escolha.

O mágico desta lenda está no papel desempenhado pela esperança. Crescemos e vivemos sob o jugo masculino. Todas as formas de poder são exercidas há séculos por homens, que com liberdade preferiram escolher os piores caminhos para atingir objetivos duvidosos.

O mundo está devastado. Na caixa de Pandora ainda resta a última bondade não destruída por nosso egoísmo e ambição. Uma maneira lúdica de nos mostrar o caminho da redenção. A esperança é um dom feminino. Ainda há tempo para aprender a lição.

(Fonte: Voz Corrente- Alexandre Pelegi em 11 de Abril de 08)

Por vezes a melhor réplica é o silêncio.

Não é sempre assim? Preparamo-nos para enfrentar os problemas de frente e eles surgem sempre por trás.

Não quero me casar só por casar. Não consigo pensar em solidão maior do que passar o restante da minha vida com alguém com quem não possa conversar ou, pior, com quem não possa ficar em silêncio.

⁠Amor... Representado por um coração
Quando quem sente e o cérebro
Amor... Um sentimento belo e confuso
Que nem os melhores filósofos conseguem explicar
Preferem chamar de doença
Mas, por que tão complicado?
Por que às vezes não é reciproco?
Por que o amor machuca quando deveria fazer bem?
Por que esse sentimento
nos faz ficar noites acordados
pensado em um futuro tão incerto?
Por que as pessoas entram
e saem das nossas vidas...?
Fazendo promessa e nunca cumprem...?
São muitas perguntas
para poucas respostas
Talvez o filósofo Platão
estivesse certo
O amor é uma perigosa doença mental!

Não perca tempo querendo se melhor do que seus contemporâneos, tente se superar.

⁠A vida
É uma expressão de arte
Que merece ser vivida
Até a nossa morte

Inserida por m_m4th

⁠Um dos mitos mais intrigantes da humanidade são as Sombras Platônicas.
A Vida é uma grande metáfora.

Inserida por JAugustoMaiaBaptista

⁠Além de presos na caverna, estamos cegos, o que impossibilita a chegada de uma luz prestes a iluminar nossas mentes. Isso é o que chocaria Platão.

Inserida por jovem_historiador

Bom,hoje to muito feliz em compartilhar uma frase simples, portanto profunda!⁠
Eu nao teria conseguido sem eles: Imanuel kant e o Platao "mito da carverna"
Bom, aqui está:

Uma amizade é dolorosa quando aquele amigo te traí

Inserida por iliel_vitor_castilho

"Eu não sei o porquê, mas as lembranças, estão cada dia mais fracas e a bebida, mais forte.
Talvez, o plano de tentar lhe esquecer, esteja dando certo, talvez tal plano, me traga a morte.
É; realmente; as lembranças estão mais fracas e a bebida, mais forte.
O problema, é que não quero te esquecer e foi nesse jogo de azar, em que lancei minha sorte.
Sou poeta sem Casmurro, Memórias, Kafka ou Dom Quixote.
Filósofo sem Platão, Epicuro, Aristóteles.
Tento justificar o assassinato de nossas lembranças, como Raskolinikov.
Imoral, atemporal, não existe tempo, tampouco religião, quando me perco em seu olhar e meu coração bate mais forte.
A cada copo, a cada taça, a cada gole.
Meu coração, está cada dia mais fraco e a bebida, mais forte.
A cada trago, a cada dose.
Sinto na boca, o gosto da morte.
Desmaio em meus pensamentos, ouço sua voz em todo canto; da sua pele, sinto o macio do toque.
Rogo a Deus, para me livrar do azar de te amar, mas parece-me, ele deixou-me à própria sorte.
As orações, estão cada dia mais fracas, Pai, e a bebida, mais forte.
'Sei, que nada sei', bem da verdade, só sei que a amo; perdão Sócrates.
Só crê que, 'O homem é o lobo do homem', quem não sabe do que é capaz, uma mulher; tolo Hobbes.
Já não suporto; a saudade, está cada dia mais intensa e a bebida, mais forte.
Rogo, talvez com sorte, eu hei de ser, rainha da minha vida, o seu consorte.
Enquanto não, miseravelmente falho em meu plano, meu amor, hoje bebo e a bebida, parece não fazer mais efeito e a lembrança de ti, em mim, nunca fora tão forte..."⁠

Inserida por wikney

⁠Reflexão Sobre o Amor

Irei começar a introdução do assunto em cima da explicação do intelectual do século XXI Clóvis de Barros Filho. Em uma de suas muitas palestra ele fala sobre três amores:

O primeiro é o amor platônico(Eros), que pelo próprio nome já entrega que é do autor Platão, ele irá propor com outras palavras que o amor é desejo, e no entanto, quem ama é porque deseja e deseja porque não tem, e quando tiver não deseja mais, por consequência, não ama mais;

O segundo é o amor Philia, que o autor é aristóteles, que propôs que o amor é na presença, a gente ama quando tem, e quando não tem é porque não ama mais;

O último é o amor de Cristo(Ágape), que dá embasamento ao meu pensamento. Clóvis comenta em sua palestra com grande sabedoria que é o “amor pelo próximo”.​​

Agora que estamos na mesma página, irei dar seguimento a minha conclusão sobre o que é o Amor. Se a gente levar a nossa atenção, para o primeiro e segundo filósofo, iremos perceber que ambos estão definindo o amor como um sentimento, e o que eu quero propor é o oposto, que o amor não é um sentimento. Calma, me acompanhe, traz a sua atenção para o amor de Cristo, o “amor ao próximo”, vamos ir a fundo nesta afirmação. O que seria o “próximo”, suponho eu que seja o literal da palavra, todo e qualquer pessoa, que esteja por perto, mesmo que você não conheça, mesmo que você goste ou não dessa pessoa, no entanto, alguns questionamentos podem levantar, “Como posso amar um desconhecido?”, “Como posso amar alguém que estou com ódio?”, simples, você pode porque o amor não é um sentimento, e por isso conseguimos amar mesmo estando com raiva, ódio, tristeza... O amor está além de um sentimento, no entanto, proponho que o amor é uma disposição, quando você está disposto a fazer o melhor para o próximo apesar do que está sentindo.

Nas poucas vezes que apresentei essa minha conclusão, percebi que as pessoas compreendiam, dizem que faz sentido, mas não concordam ou tem uma resistência, porque parece que na sociedade como um todo há um consenso de que o amor é um sentimento, foi nesse momento que decidi me aprofundar para entender melhor o por quê, e percebi que o amor só parece ser um sentimento simplesmente porque o amor resulta em sentimentos, assim como uma árvore proporciona frutos, alguns doce, outros mais azedo.

Eu disse que o amor não é sentimento, certo? E isso nem é a única parte inusitada. Quando eu digo que o amor é uma disposição, por consequência, vem uma outra conclusão, o amor não é constante, porque não estamos sempre dispostos, somos humanos, imperfeitos, e por tanto nada em nós é constante, há não ser os nossos valores, onde são princípios ou se você preferir, afirmações das quais não abrimos mão, com isso, a beleza do amor está em assumir um compromisso de a cada dia fazer o melhor para o ser amado, apesar do seus sentimentos.

Resumindo, o amor é um compromisso de disposição ao fazer o melhor para o ser amado, e quando se trata de um relacionamento, fazer o melhor para o relacionamento, apesar dos sentimentos e situações da vida, e portanto no casamento tem a oficialização desse compromisso: "Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe."

Sempre estive com uma pulga atrás da orelha pra entender uma coisa que meu avô dizia, “Amar, só se ama uma vez.”, e hoje compreendo, pois amar é fincar um compromisso por toda eternidade.

Inserida por Calenzo

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp