Pessoas Pobres
Existem pessoas que, por mais que busquem, se veem presas à única verdade que conhecem: a realidade que vivem. Elas tentam, mas, enquanto não abrirem os olhos para outras perspectivas, estarão sempre andando em círculos. Este é o tipo de pessoa que culpa tudo e todos ao seu redor, briga com o mundo e se vê como o único detentor da verdade absoluta. Mas a verdade é que, ao se fechar em suas próprias crenças, elas se perdem na ilusão de que possuem o poder de definir o que é certo e errado. E o pior: enquanto continuam nesse caminho, deixam de crescer e evoluir, porque se recusam a enxergar além do que já conhecem.
Existem pessoas que são carniças pulsantes, infestadas de vermes, esquecidas na escuridão do próprio ser. Ao menor sinal de luz em alguém, avançam como pragas vorazes, dilacerando sem piedade até o último resquício de brilho, apenas para ocultar a imundície que as devora por dentro.
As pessoas vivem em modo de sobrevivência, zumbis funcionais, presas a rotinas que já não questionam. São espectros de si mesmas, movem-se, mas não despertam, respiram, mas não vivem.
Se um louco estiver dirigindo, furiosamente, um veículo, matando e ferindo gravemente as pessoas ao invés de tratar dos que foram feridos por ele, é melhor, primeiro parar o louco.
As pessoas me perguntam por que minhas frases nascem sempre cobertas de tristeza, por que falam tanto de dor. A resposta é simples e cruel. Eu sou fruto do abismo. Fui moldado nas pedras frias da cachoeira. Senti a água gelada arrastar a infância de mim, como se o tempo me afogasse antes de eu aprender a respirar. Ali, o antigo eu morreu, silencioso, afogado em medo e inocência. E o que subiu de volta pela encostar pedregosa, já não era uma criança… era um sobrevivente, meio homem, meio sombra, aprendendo a existir entre o que restou e o que se perdeu.
É uma perda de tempo esperar a aceitação integral de quem só consegue conceber a vida e as pessoas em fragmentos.
As pessoas que julgam a sua jornada com o rigor de quem nunca calçou seus sapatos são apenas ecos vazios de uma realidade que não lhes pertence, vozes sem peso no palco da sua história, e o erro fatal é dar a essas opiniões o poder de ditar o ritmo ou a direção do seu próprio barco. Feche os ouvidos para o barulho da plateia desinteressada e ajuste as velas para o rumo que só você vê, pois a aprovação dos outros é um prêmio ilusório que se desfaz ao primeiro sinal de sua autêntica vitória, e a paz que importa é aquela que você encontra quando se deita, certo de ter sido fiel à sua essência.
É alarmante ver pessoas falando sem conversar e ouvindo sem escutar, uma multidão absorta que prefere manter o som do silêncio.
A maioria das pessoas se preocupa mais em parecer feliz nas redes sociais do que em construir uma alegria real e inabalável dentro de si.
As pessoas que não querem se apegar sentimentalmente, são as que não deixam você fazer favores ou mimar elas, justamente para não se apegarem. Eles se fazem de muito resistentes e independentes, principalmente em relação as suas próprias emoções, e provavelmente são mesmo. Costumam ser em seu interior mais frias.
"As pessoas olham e não sabem da nossa vida. Por exemplo, eu só cheguei onde (ou aonde) cheguei, porque meu motorista me trouxe. Caso contario eu ainda estaria lá. Lá onde eu estava, HeHeHe!"
TextoMeu 1391
"Não permita que as pessoas seduzam você com coisas como chocolate belga, pistache grego, presunto Parma italiano e champã francesa. Não permita isso... Deixe que eu permito para Mim!"
TextoMeu 1419
"Escolas de Samba têm o nome de Escolas porque as pessoas vão lá, se matriculam e aprendem a sambar? É por isso? Continuo 'perguntano' porque nunca soube e nunca me responderam!"
1499
1515
"O hábito de manter correspondencia entre pessoas parece que morreu. Vou tentar retomá-lo, mas sei que contarei comigo e só comigo mesmo!"
1589
"Não tenho a menor ideia do que a Inteligencia Artificial irá fazer na vida pessoas. Do mesmo modo que também não sabia o que tantos Inventos e Descobertas iriam provocar... Como a chegada do Automóvel, da TV, dos eletrodomésticos, do Homem na Lua e tudo mais. Nunca soube, não sou Adivinho nem Vidente e, por isso nunca especulei e nunca me 'presepepei' em torno disso. Eu vivo assim. Não vivo como Alguns!"
1608
"Acham que convencem com essa conversa de que Seguem Deus e que são pessoas muito boazinhas e corretas? Convencem quem, quando consideram que todos os Outros (que não vocês) são Pecadores? Hein? Convencem quem?"
1617
"Sempre que Pessoas tentam, comigo, o Argumento de que 'A Biblia diz' ou 'Está na Biblia', eu boquiabro-me porque essas Pessoas, em nenhum momento, querem saber 'O que EU digo' ou que 'Está em Mim'. Não querem saber, mas sempre e só reivindicam a Biblia. Por que será isso? Oxente!"
Na minha opinião, ninguém sabe nada de você de verdade. As pessoas criam versões na imaginação, com suposições. Elas inventam uma história, um personagem, e julgam o que imaginam.
Mas você não deve perder energia pensando nisso. Essas ficções não definem quem você é. A vida é agora, é real e está acontecendo neste exato momento. O que importa é o que você sente, faz e vive.
Não se aprisione às expectativas ou narrativas dos outros. Liberte-se e viva.
Alexandre Sefardi
