Perda de uma Filha
Um "adeus" não é fácil de dizer. Ainda mais quando tem que ser dito à uma pessoa que marcou um trecho em sua vida, parceira de momentos inesquecíveis e que ficarão marcados na memória...
Quem faz algo por vocação sente que é chamado a isso pela voz de uma entidade superior — Deus, a humanidade, a História, ou, como diria Viktor Frankl, o sentido da vida.
Considerações de lucro ou prazer ficam fora ou só entram como elementos subordinados, que por si não determinam decisões nem fundamentam avaliações.
Enluarado
Vem pisar na areia
Vem brincar na beira do mar
Tem uma lua cheia
Pronta para te banhar
Larga a timidez
Vem, vem pra ver a lua
Bela de tanta nudez
Esperando a sua.
Eu aqui, apaixonado pelas duas
Todo, enluarado pelas nuas.
"Se você tem um bom marido, uma boa mulher, não se esqueça de orar:
— Meu Deus, agradeço por esse benefício recebido, ao qual não tenho NENHUM DIREITO."
Há uma imensa sabedoria em viver cada dia como se fosse o primeiro e há imensa felicidade em viver cada dia como se fosse o último. As duas coisas são possíveis ao mesmo tempo.
Viva cada dia intensamente.
Empoderamento do assédio: há trinta anos, eu olhava para uma mulher, ela virava a cara com medo de ser assediada; hoje, ela olha para mim, eu viro a cara por medo de ser acusado de assédio. Homem se protege de mulher, e mulher se protege de homem, por causa destas e de outras violências ressonantes do Cabo-de-guerra retesado, Pseudo-igualdade de gênero é que o dia da mulher vai passar em branco. PREFIRO SER INFERIOR A VOCÊ DO QUE SER IGUAL.
Esta vida que é nosso tormento e nosso tesouro não se prolonga. É apenas uma onda no mar. Você forçaria o mar a ficar parado para salvar uma onda? Para salvar a si próprio?
Aos amigos
Amigo é um sorriso brindado,
O revoar das aves na campina,
Uma chuva pura e cristalina
Irrigando a vida no cerrado.
É o acalmar do desesperado
Nos dias de sufocante neblina
A alegria que n’alma culmina
Alentando o coração cansado.
Estando ele perto ou distante
É uma aventura excitante,
E a luz da lua que esvanece,
Abraço de antes e de agora
O que fica e o que vai embora,
Mas que no pensamento permanece.
Ah, minha mãe ensinou-me uma coisa valiosa: o poder da oração, o poder de crer em Deus, há mais mistérios entre o céu e a terra que a gente possa imaginar, Shakespeare.
O maior legado que um educador pode deixar para uma sociedade é o despertar do senso crítico, nos educandos. Formando assim, futuros líderes para contribuir com uma sociedade mais justa e mais ditosa.
Viver é como montar uma frase. Você escolhe todas as palavras mas nunca poderá fugir do ponto final.
Gostando ou não, uma borboleta deve primeiramente viver como uma lagarta antes de poder voar por aí.
Casa desarrumada
Pior que uma casa desarrumada é não ter um lar.
Não quero desarrumar nada, só digo uma coisa:
A alegria de viver é o que importa!
Ser alegre, mais que tudo, é saber que a casa não tem dono.
O dono? É tudo que enche de vida:
a chama no fogão, aquecendo o leite;
a cadeira de balanço ressuscitando lembranças;
os livros na estante provocando a beleza das ideias;
o amor prestes a acontecer no embalo de uma valsa;
o assoalho da sala sem brilho mostrando o movimento de gente;
o rosto alegre de um cão que, pela idade avançada silenciou o latido;
a doce voz de uma mulher reclamando "amor".
Uma casa de cheia de poucos amigos.
Desarrumada, assim como minhas certezas, é minha casa.
