Pecar por Excesso
Dizem que as mulheres falam demais, choram demais, querem demais, sentem demais e tudo de demais são com elas. Parece que elas são feitas de excesso. E daí? É pura verdade! As mulheres têm muito de demais em ser, para um mundo de tão pouco em ter. Seus excessos são incalculáveis, sua beleza é inquestionável e sua força incomparável. Elas têm a firmeza do toque suave. Têm a sábia ingenuidade dominante. Têm o silêncio das palavras exatas, que falam tudo, ao se calar. Elas têm a presença oculta e a transparência de ser, orgulhosamente, mulher. Ao andar, elas marcam terreno e, quando param, faz muitos rodopiar. Elas são artistas ao se maquiar, estilistas ao se vestir, arquitetas no olhar. Imagine o mundo sem elas... Não, não dá pra imaginar. As mulheres são demais e os seus excessos são as que tornam assim belas e mais: inesquecíveis.
Carl G. Jung, psiquiatra e pai psicologia analítica, disse: “a solidão é perigosa e viciante, quando você se dá conta da paz que existe nela, não quer mais lidar com as pessoas.”
Quem estava certa era filósofa minha avó: “na vida, nem tanto ao mar, nem tanto a terra, tudo em excesso faz mal.”
Quando o ego não cabe mais no recipiente de proporção infinita, que é o pensamento, ele começa a ser vomitado. O ego, insatisfeito como o esvaziamento de si, torna a se alimentar de seu expurgo, se nutrindo de si mesmo com a finalidade de se satisfazer daquilo que havia transbordado por exagero, a fim de chegar à felicidade do excesso de si mesmo novamente.
"Ás vezes pecamos pelo excesso, em outras pela ausência.
De qualquer forma, sempre seremos nós os culpados."
Roldão Aires
Acadêmico pela Aclac, ALB, UBE
Sua geração tem a péssima ideia de que é melhor vomitar cada pensamento e sentimento sobre os outros. É uma pandemia de excesso de comunicação que levou a uma falta de intimidade.
(Georgina)
O teu passado pode ter sido bom, e a perspectiva do futuro melhor ainda, mas excesso de pensar no primeiro pode gerar depressão e no segundo, desencadear uma ansiedade. Bom é lembrar e planejar com equilíbrio e sempre olhando para o presente com gratidão no coração, há tanta coisa linda acontecendo não é mesmo? E muitas vezes nem nos damos em conta...
Se existe falta, é porque já houve excesso.
Quantas vezes você já se sentiu só, com aquele pensamento de ter por perto algo ou alguém que você acredita que é dever ser seu ou estar ao seu lado. Pare e reflita! Somos feitos de exageros, temos a tendência de não saber oque é necessário, já que o essencial é invisível aos olhos. Na maioria das vezes estamos querendo mais daquilo que já transbordou.
Pequenas doses de medo e orgulho nos preservam, porém doses exageradas de orgulho podem nos deixar cegos, doses exageradas de medo podem nos deixar covardes.
Não haja medo que a sociedade se desmorone sob um excesso de altruísmo. Não há perigo desse excesso.
Amor em excessos...
Para não ser devedor de amor
E depois, deixa transbordar
O que sobrar do lado de dentro.
