Paulo Freire Fracasso Escolar
Nem alegre e nem triste. Nem só é nem acompanhado. Apenas atento aos inimigos e consciente das bênçãos de Jesus... Feliz em paz, amor, verdade e espírito.
FALTA COMPAIXÃO
PARA VOCÊ QUE RESIDE NO OCIDENTAL, FOI CRIADO COMO OCIDENTAL E POSSUI UMA VISÃO A RESPEITO DOS PALESTINOS E DA RESISTÊNCIA PALESTINA
O mal do século não é a depressão, é a total falta de compaixão pelo próximo.
O mal do século não é a depressão. A depressão é a consequência, não a raiz; ela é o fruto da total falta de compaixão pelo próximo. Seja o próximo um amigo, animal, desconhecido, um familiar. Cada dia mais sentimos a falta de emoção, a dificuldade em se emocionar, de enxergar o outro. Percebemos isso até mesmo nas crianças. As pessoas não se emocionam mais tão facilmente. É mais fácil ignorar. Não sobra tempo. E a compaixão vem dos sentimentos. É a forma mais expressiva do amor.
Compaixão não é razão, é emoção, são tripas e vísceras que se contorcem por dentro.
A compaixão vem do coração, do bem-querer. Não existe na compaixão uma rua de mão dupla. É doação.
Sentir compaixão não é sentir pena. Sentir compaixão não é ser politicamente correto. Sentir compaixão não é a gorjeta do garçom ou a esmola do mendigo. Sentir compaixão não é a caridade do dia. Mais do que se solidarizar com o próximo, a compaixão transforma você, te faz uma pessoa mais humana, menos egoísta, desprendida de materialismo, de soberba, te afasta da ostentação fútil, e o principal, enche de VIDA, de paz e esperança os dias de alguém.
A compaixão tem poder. E o maior poder que ela tem é o de salvar vidas….
"Não importa o quanto você caia ao longo do caminho de seus sonhos, o que importa é chegar no destino final e realiza-los"
Os desafios estão aí para serem superados. Você pode encará-los ou desistir. Retroceder nunca—o objetivo é avançar a cada dia.
Pessoas acreditam que os seus pensamentos e suas ideias, prevaleçam sobre a postura de outras pessoas, mas não sabem como deveriam conhecer as outras pessoas. Pois sem sentir, acabam vendo as outras pessoas com a sua própria forma de pensar, e não com a realidade da vida e ação de cada um.
Gostaria de lhe escrever, mas conhecendo-ti, gostaria de lhe devorar.
Você adoraria me ver falar, mas conhecendo a mim, adoraria me atacar.
Nos conhecendo, de fato, não temos mais nada a falar, a fazer, há.
Eu te gosto.
Quais os motivos que fizeram te gostar?
Eu te gosto.
Poderia citar uma lista de tudo que admiro em você,
E já fiz.
mas não seriam só esses os motivos.
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto.
Vou definindo.
Vou explicando.
Já disse…
Vou passar a vida dizendo o porque…
Gosto…
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto,
Gosto simplesmente porque gosto.
Porque é você quem fez
o meu coração bater mais forte.
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto.
Será que sou um suspeito só porque te gosto?
Meu gostar é suspeito porque …
Fui beijado?
Assediado?
Apalpado?
Tocado no espírito?
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto.
Gostaria mesmo que você…
Se simplesmente conversasse comigo.
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto.
A pergunta caberia se não gostasse…
"Por que fulano não gosta de mim?
O que fiz?
Deixei de fazer?
Sou antipática?
Não sou atraente?"
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto.
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto.
Gostei ontem.
Gostei faz dias.
hoje...
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto.
Amanhã? Não sei!
Porque hoje, nesta madrugada….
Já é amanhã.
Passei a virada te gostando.
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto…
Prá lá de gostar!
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto.
O que é gostar?
É Lógica? Essa é filosofia, é matemática….
é ciência da computação.
É Razão? Fração a partir de ¾.
É Matemática? É inexata!
É Programar? isso é dar ordens para que os computadores façam o que você quer que eles façam
É Definição? a significação precisa, exata, de___.
Aaah mas eu gosto de você.
Coração pensa?
Cérebro ama?
Não né…
Aaah mas eu gosto de você.
Eu te gosto…
Prá lá de gostar.
Aaah mas eu gosto de você.
Quando as pessoas criam um padrão, são aprisionados a um único sentimento, e quando você tenta fazer diferente é capaz de mudar aquele sentimento que aprisiona as pessoas.
Porque os bons sofrem? Por que a bondade não é um mecanismo de isenção de problemas mas de criação de memórias e de caráter!
O NÓS VIROU EU
A tempestade ficou sem chuva
meu copo acabou o vinho
eu devo sair hoje?
ou devo ficar?
... o que devo dizer
eu aprendi a ler
lendo sua mente silenciosa
eu aprendi a escrever
aprendendo você de cor
mas quem é você hoje?
meus olhos correram para fora da vista
minha rota ficou sem placas
hoje eu perco o seu caminho
para encontrar o meu caminho
Paulo H Salah din
O QUE É A IDADE?
O que é a idade?
mas uma medida obsoleta
Ó agridoce.
Se a sua idade é uma desordem
de ontem
de dúvida
e amanhãs cautelosos
você pode precisar
para crescer no presente. (Caso contrário, suas rugas
vão ficar estranhas)
No entanto, se a sua idade é onde
você junta seus tesouros
onde a tristeza e o prazer
se encontram
então seus anos
deixarão de se amontoar.
Perderá a conta.
Você não terá idade. •
Seu KIT DE SOBREVIVÊNCIA durante a Sócio-Pandemia de ismo e divisão.
- Elimine o ismo de seus pontos de vista e opiniões. Observe se suas crenças têm o caráter de dogma religioso fanático.
- Diferenciar entre conhecimento e opinião. Todos nós temos algumas crenças para as quais não há evidências convincentes. Encontre-os, afrouxe seu controle sobre eles. Além disso, nem toda opinião formada a partir do conhecimento é competente. Muitas vezes, uma 'opinião' é um julgamento fraco de conhecimento.
Quem sabe pouco pensa que descobriu. Quem sabe o suficiente, sabe que nada sabe.
Relaxe suas sobrancelhas.
- Encontre sua sabedoria: vá buscar tua meta.
Conhecimento é saber que horas são.
Crença é achar que o tempo deveria ser diferente.
Dogma é dizer às pessoas que horas devem ser.
A sabedoria observa o comportamento humano em relação ao tempo, procura o que está além dele e desenvolve uma concepção abrangente para o bem intrínseco e extrínseco de todos, de cuidado, mais do que de controle.
- Observe seu dedo e sua tendência de apontar para fora. Uma vez que endurecemos em uma posição fixa, tendemos a apontar o dedo para o outro lado e, em casos extremos, demonizar o adversário. Redirecione o dedo para você e pergunte a si mesmo: como estou participando como uma força de coerência no mundo? Como posso refletir melhor sobre a vida como uma totalidade?
- Você se juntou a um culto sem nunca perceber? Reconheça se você aceitou alguns pontos de vista por objetividade fundamentada ou por mera lealdade ao lado/partido que você está seguindo. Você possui seus próprios pensamentos ou se tornou um eco das vozes dos outros? Você caiu na heteronomia?
- Esteja disposto a revisar seus pontos de vista e possivelmente mudar de ideia adequadamente. O pensamento crítico começa com o ceticismo em relação aos próprios preconceitos e não para por aí.
- Continue examinando as consequências, significado, sensibilidade e praticidade de suas crenças ou a falta delas. As opiniões derivam seu significado final do testemunho da experiência mais ampla vivida pelo coletivo.
- Aceite que você pode não ter uma resposta. Apaixone-se pela pergunta, aprenda a ficar com ela o tempo suficiente para abrir espaço para a revelação.
- Reenquadrar o desafio como uma oportunidade de auto-inovação. Às vezes é preciso uma crise para restaurar o significado. Você tem isso.
Se você leu este post, como se fosse dirigido ao 'outro' e não a você, você não entendeu.
Leia de novo.
Eu acredito em nós.
- Considere que a certeza é uma criatura evasiva, impossível de definir pela faculdade da mente. A mente organiza a experiência; classifica as coisas de acordo com seus vieses e preconceitos, a fim de trazer o mundo à resolução e dar algum sentido a ele. A totalidade é virtualmente quebrada em partes na imaginação da mente, o que confunde a realidade com os pensamentos. Fique de castigo. A realidade é saudável, sempre em evolução, infinitamente complexa, infinitamente inter-relacionada e certamente incerta. Se você decidir habitar no lugar da incerteza, da profunda perplexidade, se você ousar mergulhar nas profundezas do inefável, você se abrirá para "a experiência metacognitiva".
- Encontre a verdade nas palavras dos outros, não a culpa, há verdade em tudo o que é dito. Ouça com empatia, encontre e responda a partir daí.
- Familiarize-se com o seu medo, seja de um vírus, de uma vacina ou de uma entidade/governo/instituição maléfica que está atrás de você. Sem a projeção externa, esse pavor existencial mora no ventre de cada um de nós. Sente-se com ele, deixe-o percorrer seu corpo. Quando sondado profundamente, começa a desaparecer e logo deixa de colorir sua experiência perceptiva do mundo. Reconheça que além da máscara de crenças, o medo é uma experiência compartilhada. Alguns o expressam de forma reativa (apatia, arrogância, hostilidade) e outros de forma repressiva (complacência, preguiça). Compartilhe a beleza de tal terror com os outros.
- Priorize sua humanidade. Não perca o contato com a imagem mais ampla. A única causa de toda ruptura é a divisão, a fragmentação e a separação. Mantenha seu olhar fixo nos caminhos conectivos. A unificação não significa apenas reconciliar dois opostos, mas tornar sua oposição harmoniosa.
- Mantenha por perto o amigo com quem você não concorda (ao invés de buscar aqueles que concordam e aplaudem). Permita que esse amigo desafie sua zona de conforto cognitiva, isso o manterá inteligente. Exercite sua tolerância, desenvolva compaixão. Experimente seus sapatos com frequência.
- Cuidado com o solipsismo _ é quando você se considera a única fonte de tudo o que vive. Saiba que se não está acontecendo com você, não significa que não esteja acontecendo.
- Qualquer coisa dogmática é pelo livro. Perca o livro mesmo que pense que desta vez é o autor (provavelmente não é).
- Considere que o outro pode ter pesquisado tanto quanto você, mas chegou a um resultado diferente. Considere que a hipótese e os preconceitos deles diferem dos seus e, portanto, a disposição deles em relação ao mundo parece tão válida para eles quanto a sua para você.
- Abster-se de usar palavras com um tom inflamatório. Pensar que aqueles que não compartilham de suas opiniões estão profundamente adormecidos é a marca registrada do fanatismo. Reflete uma falta de consciência interpessoal e uma percepção narcisista/egocêntrica da vida, em vez de holística/humanitária. Você faz parte de uma mente coletiva.
- Se uma teoria da conspiração estiver certa, isso não significa que o resto esteja certo. Se uma teoria da conspiração foi provada errada, isso não nega a existência de uma verdadeira "teoria da conspiração".
- Investigue se você definiu sua própria autoimagem com sua inclinação política. Você adotou um senso de identidade a partir de suas crenças, um senso de pertencimento? Dê um passo para trás. Investigue a natureza do eu. Faça a pergunta quem sou eu? Inescapavelmente, a vida acabará por empurrá-lo para algum tipo de reflexão existencial.
- Cuidado com o direito de manter os outros em um princípio moral que eles próprios não endossariam. A última vez que verifiquei a soberania individual e a autonomia corporal é onde a linha é traçada. Se a última afirmação não reflete mais o consenso das pessoas ao seu redor, mantenha-se aberto para uma conversa construtiva enquanto for possível. Fique em sua liberdade. Tome a ação soberana necessária quando se trata disso.
Paulo H Salah Din
Apenas se importe - I
Dizem que elegemos líderes que refletem nossa sombra coletiva.
Será que todos nós temos um pouco de cada politico vilão dentro de nós?
Seja qual for a extensão em que o psicopata, o megalomaníaco, o narcisista, o indiferente, o impotente, o impenetrável ou o tendencioso vivam em você, esta é uma oportunidade de ser tão significativamente responsável perante o estado da humanidade e, por sua vez, conceber maneiras de mudar de forma.
Sua voz, postura, ação, não-ação e comprimento de onda são consequentes de nossa coexistência, relevantes e essenciais.
Há uma deficiência cognitiva monumental em nossa psique que começa com a falta de compaixão, com o pensamento de separação, com auto-obsessão.
A escala de auto-obsessão é ampla. Vai de chafurdar em nossa miséria a invadir uma nação soberana (repressiva/reativa opressiva) ou de deixar a própria nação na miséria,a não ser por algumas cidades. E mesmo nelas, nos suburbios...naqueles lugares em que você não tem o que fazer e não iria por nada.
Visto com olhos verdadeiros, o opressor é uma expressão defeituosa da consciência, desenraizada da eterna lei da unidade.
No entanto, o opressor não é apenas aquele que declara guerras ou as mobiliza ou aperta alguns botões cataclísmicos. Não é aquele que não administra com responsabilidade, pensando em todos, de todas as classes. Mas também aquele que justifica o crime e aquele que se cala.
Cresci assistindo na TV os noticiários de guerras, injustiças do outro lado do mundo ou das ruas e bairros, de algumas cidades em que morei.
Não consigo entender que dizer não às guerras e injustiças sejam um assunto de discussão para alguns.
Paulo H salah Din
- Relacionados
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Pensamentos de Paulo Freire
- Citações de Paulo Freire
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Poemas de Paulo Coelho
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
