Paulo Freire Fracasso Escolar
Existem dois motivos pelos quais não alcançamos nossos objetivos. Um, não correr atrás. Dois, não ter competência suficiente. Antes de julgar o mundo pelo seu fracasso, enxerga as coisas como um todo e principalmente enxerga a ti mesmo.
Rio, 05/10/2016
Quando as coisas vão mal, às vezes começamos a nos torturar, listando nossos fracassos e acusando os outros por isso.
Ninguém planeja fracassar, mas fracassa simplesmente por falta de planejamento, de um passo de cada vez , faça tudo na hora certa, não antecipe acontecimentos.
Por mais sucesso e reconhecimento humanos que se conquiste, quem tem uma vida que não cumpre o propósito para o qual Deus a criou, glorificando-O, é, em essência, totalmente fracassado.
Saiba, que nem sempre aquilo que desejamos poderemos ter. Não porque somos fracassados, e sim, porque Deus trará sempre coisas melhores.
E porque Deus me daria uma canoa se posso comandar um navio?
"Por tanto pensar, por tanto amor, por tanto conter o choro, Sonhei...
Sonhei em ser seu, sonhei em viver contigo, então Fracassei...
Fracassei em tentar, fracassei no agir, Sofri....
Sofri e ainda sofro, por pensar em você...
Pensei que o sonho que fracassa não poderia sofrer...
Mas o sonho...
O sonho, já não era mais sonho e sim a nossa realidade!"
Sabe por que você fracassa?
É por causa que vocês transformam tudo em foco atoa...
Somos como câmeras de cinema
Focamos para uma coisa
E não para a cena toda...
Há um mito em torno do "nunca devemos desistir". Mas o fato é que desistir é uma parte inevitável da vida. A gente simplesmente encaixota os planos e projetos e aprende a conviver com o insucesso. O inverso me parece muito mais melancólico.
No mundo académico, todo aquele que constantemente procrastina, que tem a sua vida no piloto automático, espera ser ajudado enquanto faz patavina, culpa os outros pelos seus próprios fracassos sem antes fazer uma introspecção ou que se preocupa excessivamente com a sua imagem pessoal acaba por desistir ou por fazer mais tempo que o necessário para a conclusão da sua formação.
Você não fracassa na vida
por não ter um excelente emprego,
por não ter o carro ou a casa dos sonhos,
por não conseguir comprar aquela roupa, aquele sapato,
ou por não fazer aquele procedimento estético.
Você fracassa na vida
por pensar que não conseguir estas coisas
é fracassar na vida.
- Relacionados
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Pensamentos de Paulo Freire
- Citações de Paulo Freire
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Poemas de Paulo Coelho
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
