Palavra de Sabedoria

Cerca de 26005 frases e pensamentos: Palavra de Sabedoria

Das liberdades que prendem

Demétrio Sena - Magé

O excesso de liberdade sem sabedoria pode nos tornar escravos de um futuro incerto, quando não desastroso. Passados mal resolvidos por falta de acabamentos costumam aviar boletos vivenciais que não temos como pagar. Os códigos de cobranças da vida são implacáveis com quem não sabe viver.

Saber viver é algo muito conceitual e rotativo. Quem acha que pode fazer tudo e tem todas as liberdades, deve ter um projeto sóbrio, maduro e consistente, para não cair nas armadilhas de um engano sombrio. Armadilhas postas pelos próprios atos e por pessoas que sabem se aproveitar das fragilidades dos que acham, equivocadamente, que "estão com tudo".

Todo ser humano precisa desse equilíbrio, para sobreviver a si mesmo. Para jamais perder o rumo e ficar sem teto, chão e paredes, pelo quanto pensa que se livrou de todos... até de si mesmo, crendo não precisar de um limite, uma base, um apoio existencial. Nossa essência carece de um invólucro; o espírito tem que ter corpo. Não há recheio sem casca.

Se queremos voar, é essencial termos de onde para onde. Ou não será um voo; será um salto no escuro; no precipício de nossa inconsequência. Sejamos livres o suficiente para repensarmos, quando for necessário, nossos conceitos intermináveis de liberdade. Cuidado; ela pode nos algemar em pleno salto.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

A sabedoria é uma bênção? Para os religiosos, comecemos em Gênesis: qual árvore provém o fruto proibido, a árvore da vida eterna ou a árvore da sabedoria e do conhecimento? A da sabedoria. Antes dela havia inocência; depois, consciência, culpa, dor e morte. E por esse pecado pagamos até hoje, o conhecimento inaugura a queda. Então, como isso seria uma bênção, se começou através de um pecado?

Quanto mais se sabe, menos se sabe; e quanto mais se questiona, aos poucos as coisas vão perdendo o sentido, se é que um dia já tiveram sentido. Vamos caindo em contradições e dilemas, perguntas sem respostas.

Mas por que seria uma bênção algo que é constante e inalcançável como o amor?

Minha sabedoria, coragem e determinação me guiam em todas as questões jurídicas; a justiça me acompanha, a verdade se revela a meu favor, e cada desafio se transforma em vitória porque eu já sou uma vitória.

Minha sabedoria, coragem e determinação me guiam em todas as questões jurídicas; a justiça me acompanha, meu coração é plenitude.

A Sabedoria, rege na mente aberta.

⁠Bom mesmo é o silêncio da sabedoria e o grito da arrogância.
Eles casam bem...

A sabedoria nos cala quando a encontramos em alguém.


- Rafael Ferreira

Questionar é o princípio da sabedoria, se expressar é dar roupagem ao saber.

Utilize de sabedoria para conhecer o outro, profundamente.

Quanto maior o ego, menor a sabedoria e maior a ignorância.

Deus é supremo na Sua sabedoria, confiemos Nele, tenhamos Fé.

A reverência pela vida é virtude da sabedoria (DIVINA).

Provérbios 2:6:
"Porque o SENHOR é quem dá sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o discernimento".Tiago 1:5:
"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida".
Romanos 11:33:
"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!".

“A sabedoria não é acúmulo: é o esvaziar-se de ilusões até caber o infinito.”

M. Arawak

Nem tudo mau, nem tudo bom.

Um certo sábio reduziu toda a sabedoria ao caminho do meio. Levar o certo longe de mais e ele se torna errado. A laranja espremida ao máximo dá só amargor. Mesmo no prazer não devemos ir a extremos. A própria inteligência se esgota se exigida demais, e se ordenhamos uma vaca em excesso teremos sangue por leite.

A loucura é a sabedoria poética de que precisamos para ampliar nossa percepção da verdade.🕊

Poema:
O Dom, o Aprendizado e a Sabedoria


Há dons que nascem no silêncio,
brilham no olhar de quem busca,
não pedem palco nem aplausos,
apenas o espaço da alma justa.


O dom é semente divina,
plantada no tempo da fé,
cresce em meio às dúvidas,
floresce em quem não desiste de ser quem é.


Mas o dom sozinho não basta,
precisa do chão do aprendizado,
da queda que ensina o passo,
do erro que forja o resultado.


Aprender é servir ao propósito,
é lapidar o talento com dor,
é entender que o caminho mais duro
é o que mais revela o valor.


E quando o dom encontra o saber,
nasce a sabedoria serena,
que não grita, apenas ilumina,
que não impõe, apenas ensina.


A sabedoria é o fruto maduro
de quem viveu com humildade,
e entendeu que o maior mestre
é a própria vontade.


JR TEIXEIRA

A sabedoria divina e a fonte de riqueza inesgotável me guiará pelo caminho das melhores oportunidades e suprirá todas as minhas necessidades. Eu confio em Deus, pois Ele é dono do ouro e da prata e é fonte de riqueza e suprimento para a minha vida.

Eu declaro que a fonte infinita de riqueza e sabedoria está dentro de mim. Todas as minhas necessidades são supridas.

Sabedoria é a chave mestra de todas as portas.