Palavra Alma
Não gastes uma vida inutilmente.
A vida que percorres é única, irrepetível e intransmissível.
Aproveite até ao último sopro do coração.
Sorria até ao final da Alma.
O FUNCIONAMENTO DA ALMA E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA INFORMÁTICA!?
A análise do Funcionamento de um Computador pode facilitar a compreensão do Funcionamento da Alma Humana embora se saiba perfeitamente que um Computador não tem Espírito nem Alma, contudo, alguns termos têm funções semelhantes.
Termos de um Computador, tais como, Processador, Disco Duro, Software Operativo e Software Aplicativo, têm respectivamente funções semelhantes às dos termos Alma, Cérebro, Consciência e Mente de um Organismo Humano.
A Alma corresponde ao Processador, na medida em que, ambos têm a função de realizar diversas operações de Funcionamento no caso do Organismo ou no caso do Computador.
O Cérebro corresponde ao Disco Duro, porquanto, ambos têm a função de armazenar e recuperar Informações em qualquer ordem que se mantém mesmo quando a Alma dorme ou quando o Computador está desligado.
A Consciência corresponde ao Software Operativo, pois, ambos têm a função de assegurar uma gestão eficaz de todos os recursos do Organismo ou do Computador respectivamente pela Alma ou pelo Processador.
A Mente corresponde ao Software Aplicativo, porque, ambos têm a função de possibilitar a realização de tarefas práticas e específicas de forma profunda e automática respectivamente pela Alma ou pelo Processador.
No Organismo Humano os Aplicativos instalados correspondem às Informações específicas de utilidade prática do cotidiano Gravadas no Cérebro, por exemplo:
Cada língua, seja Portuguesa seja Local, que uma Alma fala é um Aplicativo.
Cada hábito, como caminhada ou leitura, de uma Alma é um Aplicativo.
Cada costume, como culto religioso ou dança tradicional, de uma Alma é um Aplicativo.
A Alma Funciona com base na Consciência, que tem como extensão a Mente, sem a Consciência a Alma não Funciona.
Todavia, sem a Mente, como no caso do Recém-nascido que só tem a Consciência, a Alma Funciona e pode Perceber na interacção com outras Pessoas bem como Reagir segundo a Percepção mas não pode falar porque ainda não se gravou nenhuma língua no Cérebro do seu Organismo, tal como um Corpo Surdo cuja Alma pode Perceber e Reagir nas interacções com outras Pessoas que falam mas não pode falar devido a impossibilidade de se gravar algum Idioma no Cérebro do seu Corpo.
Mesmo a forma como a Alma Aprende ou constrói sua Mente, seja por exemplo rápida ou lenta, além da situação do seu Corpo, também depende da situação da sua Consciência.
A Alma constrói a Mente tendo como Fundamento a Consciência, por isso a Mente é a extensão da Consciência, no entanto, pelo Apego, a Alma vê-se como sendo a Consciência e o facto da Mente ser a causa predominante dos movimentos práticos diários da Alma faz com que a Alma se veja mais como sendo a Mente do que como sendo a Consciência.
No seu Funcionamento a Alma Humana Apega-se ao mesmo tempo a Consciência, a Mente e ao Corpo mas com expoente na Mente, diferentemente dos outros Animais cuja expoente é a Consciência por não terem Mente desenvolvida.
O Cérebro e a Mente do Homem são mais desenvolvidos do que de todos os outros Animais, por isso, comparativamente aos outros Animais, os movimentos diários da Alma Humana são orientados sobretudo pela Mente e não pela Consciência.
Por outro lado, o Desapego Consciente Total faz com que a Alma seja capaz de se distanciar tanto da sua Consciência como da Mente e do Corpo, e até dominar e construir nova Consciência, Mente e consequentemente novo Corpo segundo princípios mais elevados da Natureza.
O facto da Mente ser uma extensão da Consciência, embora construída a posteriori pela Alma com base na própria Consciência, é uma das razões que faz com que seja confundida com a Consciência.
A Consciência é intrínseca a própria Alma, por essa razão começa a causar os movimentos da Alma mesmo na fase de Feto no Útero e o Bebé já nasce com a própria Consciência.
Diferentemente da Mente, que é intrínseca ao Cérebro e que começa a ser construída pela Alma sobretudo a partir do dia de nascimento através das Interacções da Alma com o seu Ambiente Social e que vai se desenvolvendo ao longo dos anos na medida do desenvolvimento do Cérebro e das Interacções Sociais.
A Consciência correspondente ao Software Operativo por ser intrínseca a própria Alma recebe o nome de Software Álmico, enquanto, a Mente correspondente ao Software Aplicativo por ser intrínseca ao Cérebro recebe o nome de Software Cerebral.
Por ser intrínseca a própria Alma a Consciência vai no destino da Alma, enquanto, por ser intrínseca ao Cérebro a Mente vai no destino do Cérebro.
O facto da Consciência ser intrínseca a própria Alma é uma das razões que faz com que seja confundida com a Alma.
A Consciência vem na Alma no nascimento do Organismo e vai na Alma na morte do Organismo, enquanto, a Mente Forma-se no Cérebro durante a vida do Organismo e perece na morte do Organismo.
Em cada acordar diário da Alma a Consciência é a luz interna do Organismo ou a visão da Alma sobre o Mundo e a Vida, que pode não corresponder com a Mente que, por sua vez, é a bússola dos movimentos diários da Alma.
Por isso, na sua existência visível a Alma Humana Terrestre deve trabalhar ou operar mais para a ampliação ou elevação da sua Consciência a partir da construção da Mente com base nos princípios mais elevados da Natureza para ter Consciência Cósmica, Espiritual e da Vida e não meramente Consciência Terrestre, Corporal e da Morte.
A Alma Humana tem resquícios da Consciência Cósmica sobrepujados pela Consciência Terrestre, tal como um Solo que tem algum Trigo dominado pelo Joio, esses resquícios chamam-se 'Voz da Consciência' que só pode ser devidamente escutada pela Alma quando a própria Alma incorporar a Arte de Voltar Total Atenção para si mesma, trata-se de Voz que vem do Interior do Organismo de cada Alma, de sorte que, cada Alma deve voltar-se para o Interior do seu Organismo, cair em si mesma e depois Despertar.
A 'Voz da Consciência' faz parte da Consciência Original ou Verdadeira na Alma Humana provinda directamente do Espírito Humano e que foi suplantada pela Consciência Falsa da própria Alma Humana produzida no seu Poder de Livre-Arbítrio, assim, cabe a cada Alma Humana corrigir gradualmente a sua Consciência Falsa e se estabelecer na Consciência Verdadeira Aprendendo a escutar e a obedecer a 'Voz da Consciência'.
Desse modo, a Alma Humana Terrestre deve desenvolver a Autoconsciência, deve ser capaz de reconhecer cada Aplicativo que se instalou inconsciente ou conscientemente no seu Organismo, desinstalar os Aplicativos fúteis e instalar Aplicativos próprios de alta Consciência ou Consciência Cósmica.
Portanto, no processo Educativo, ao se construir a Mente deve-se também adoptar estratégias para concomitantemente se ampliar a Consciência.
Entretanto, como Desenvolvimento Mental, e no âmbito da Informática, a Educação é o processo de instalação gradual de vários Aplicativos no Cérebro de um Organismo Humano que possibilitam a sua Alma realizar tarefas inerentes a Sociedade em que se encontra.
Confie mais no seu processo, tenha respeito por todas as suas fases, amando as doces e aprendendo sempre com as desagradáveis, desse jeito, a sua metamorfose estará num contínuo desenvolvimento, ficarás bela e calorosa tanto quanto uma graciosa borboleta, mas não esqueça que de Deus, vem a sua força, que motiva o seu ânimo e aviva a sua alma intensa, que constantemente a renova, por conseguinte, uma valiosa benção.
Na universidade, um mundo sem cor,
O caminhar solitário, um triste labor.
Mas o conhecimento, pode ser gerado,
Sem que a dor seja sempre seu fado.
A alma perdida, buscando seu lugar,
A solidão, difícil de suportar.
Mas no desafio, há uma luz a brilhar,
No encontro de mentes, o saber a desvendar.
A universidade, sem alma aparente,
Esconde segredos, saberes latentes.
O conhecimento, não precisa ser penoso,
Pode ser uma jornada de prazer generoso.
Encontre camaradas no mesmo intento,
Descubra juntos o sentido do aprendimento.
No diálogo, nas trocas construtivas,
Encontre alegria em novas perspectivas.
Que a universidade se revista de calor,
Que o conhecimento seja um manancial de amor.
No encontro de mentes, em harmonia,
Que o caminhar solitário se dissipe um dia.
Que o saber seja um processo compartilhado,
Onde a solidão se transforme em abraço afetado.
E que a universidade, com alma e sinfonia,
Seja um lugar de trocas, de amor e poesia.
A única forma, segundo a Bíblia, de sermos salvos, ou seja, da nossa alma não ir para o inferno após a morte e morarmos no céu, é nascendo de novo; entregando a nossa vida a Jesus Cristo pela fé.
Anderson Silva
Benesse divina, uma existência que enriquece e prontamente aviva, sendo um alimento para a alma, agradável como um sono profundo, representa ainda uma porção de felicidade, expressada na liberdade dos seus cabelos, na luz amável dos seus olhos, resultado do seu coração repleto de amor, que vale mais do que ouro, fruto do Senhor, portanto, um mundo de sentimentos ricos e de muito significados, um frescor de regozijo, cujo valor é inestimável.
" Tenho olhos, tenho boca, tenho pernas, tenho ouvidos; mas o que é esta carenagem toda se não tenho o coração - a alma?"
A INTELIGÊNCIA É COISA DA ALMA E NÃO DO CÉREBRO!
A Inteligência não é coisa do Corpo em si ou do Cérebro nem do Sistema Nervoso!
A Inteligência é coisa da Alma que é a Gestora do Corpo bem como do Cérebro e do Sistema Nervoso!
Um Ser Vivo sem Cérebro nem Sistema Nervoso também tem Inteligência!
Por exemplo, os Animais Poríferos fecham todos os seus poros e canais diante de algum perigo, as Plantas Carnívoras utilizam nutrientes de certos Animais que elas mesmas capturam e digerem!
A Inteligência de um Ser Vivo está directamente relacionada com a Consciência da sua Alma!
Assim, citando alguns casos, devido ao carácter de Consciência da sua Alma, a Abelha frequenta nas flores, a Mosca frequenta na matéria em putrefação e a Aranha caça por meio da Teia que ela mesma constrói!
O Homem constrói Consciência própria devido ao seu Livre-Arbítrio, por isso, a Inteligência varia de Homem para Homem!
A Inteligência é determinada pela Consciência que é intrínseca a própria Alma e não necessariamente pela Mente que é intrínseca ao Cérebro!
O carácter de Inteligência de um Ser Vivo é definido pelo carácter de Consciência da sua Alma e não pela Mente do Cérebro!
Portanto, a Inteligência é coisa da Alma e não do Cérebro!
O carácter de Inteligência de um Ser Vivo é definido pelo carácter de Consciência da sua Alma e não pela Mente do Cérebro!
És de fato muito charmosa, o teu espírito possui um grande vigor, tua personalidade é ricamente calorosa, tamanha é a tua sensibilidade, às vezes, ficas à flor da pele, mas um amor ardente não para de pulsar contumaz no teu coração, por isso que a tua compleição é tão atraente.
Consoante a esta tua rara singularidade, o desânimo nem aproxima, pois, justificadamente, é a tua presença que se destaca com uma postura apreciável, vívida e uma fogosidade que aquece a alma, és uma taça de entusiasmo e teus afetos falam mais do que palavras.
Deste jeito, contigo, cada momento compraz tanto que o tempo aparenta passar mais ligeiro, entretanto, é apenas no final que é possível ter esta impressão, já que tal preocupação não é nada ideal quando estamos juntos, gratos, aproveitando todos os segundos.
DIFERENÇA ENTRE CONSCIÊNCIA E INTELIGÊNCIA!
A Consciência é o conjunto de Informações impregnadas na Alma que constituem o carácter com o qual a Alma nasce.
A Inteligência é a faculdade que uma Alma tem de Perceber e em seguida Agir Correctamente ante uma situação.
A qualidade da Percepção e da Atitude de uma Alma resulta da qualidade da sua Sabedoria ou Consciência.
A Inteligência de uma Alma depende da sua Consciência.
Uma Alma passa por várias situações e em cada situação utiliza uma determinada forma de resolução com base na sua Sabedoria.
Portanto, a Inteligência é cada uma das estratégias da Alma preconizadas pela sua Consciência diante de respectivas situações.
Almas Humanas com Consciências diferentes manifestam Inteligências diferentes perante mesma situação.
Por exemplo, no momento da prisão de Jesus Cristo, Pedro pegou numa espada cortou a orelha de um dos soldados e no fim fugiu, enquanto, Jesus mandou devolver a espada curou imediatamente a orelha do soldado e no fim entregou-se.
Uma Alma passa por várias situações e em cada situação utiliza uma certa Inteligência baseada na sua Consciência!
A Poesia da Alma: Versos que Transcendem
Das luzes do amanhecer até o pôr do sol,
A vida é um presente a cada respirar.
A cada dia, uma nova oportunidade,
De sermos quem somos, de nos reinventar.
O mundo é vasto e cheio de diversidade,
E nós somos parte de sua complexidade.
Como seres humanos, temos a capacidade,
De sentir, de amar, de sonhar com intensidade.
A cada instante, a vida se renova,
E a cada escolha, uma nova prova.
A busca pela felicidade é a meta,
Mas o caminho para ela, é a jornada completa.
Nem sempre fácil, nem sempre suave,
Mas é nas dificuldades que encontramos a chave,
Para desvendar os mistérios da vida,
E aprender com as lições de cada partida.
A vida é um poema em si mesmo,
Cheio de rimas, versos e sentimentos.
E nós somos os poetas de nossa própria história,
Escrevendo um novo capítulo a cada aurora.
Que saibamos aproveitar cada momento,
Com gratidão, com amor e com sentimento.
E assim, nossa vida se tornará uma obra de arte,
Pintada com as cores da felicidade em cada parte.
Poesia que Deságua em Sentimentos
A poesia é como um rio
Que flui com suavidade
Levando consigo o amor
E a mais pura sensibilidade
É uma forma de expressão
Que toca a alma e o coração
Com palavras que transbordam
Em versos cheios de emoção
A poesia é uma arte
Que nos faz viajar no tempo
Nos transporta para outros lugares
E nos deixa sempre atentos
Através dela, podemos mostrar
As mais diversas formas de sentir
E transformar em beleza
Tudo o que está por vir
A poesia é como um sol
Que brilha com intensidade
Iluminando a vida
Com a verdade mais sublime.
Maria, Meu Amor
Seu nome é como música, que toca em meu coração.
Sua voz é como poesia, que acalma minha alma.
Seu sorriso é como o sol, que ilumina meu dia.
Seu olhar é como a lua, que brilha na noite escura.
Seu amor é como um jardim, que floresce em meu peito.
Sua presença é como uma brisa, que me envolve em seu afeto.
Amor , você tem sido a minha vida, a razão do meu viver.
Com você ao meu lado, eu sou completo e feliz.
Obrigado por existir, por ser minha companheira, por ser meu amor , por ser minha vida inteira.
O Despertar da Alma: Uma Jornada de Transformação
A flor desabrocha, num dia de paz
Oh, desafortunado é quem nunca confia
Acordar, lutar e acreditar
Sem fé, nada se alcança ou se realizará.
Viver preso ao passado não é aprender,
É negar-se ao presente e não crescer,
Liberte-se do que já não lhe serve mais,
Energias positivas irão lhe trazer paz.
Livre-se das ruínas que te impedem de andar,
Com a terra aos pés, siga sem hesitar,
Não se contradiga em pensamento e ação,
Pois é no presente que está sua construção.
Trabalho nobre engrandece, coração cresce
Do crescimento, a vida floresce
O dia avança, meio dia já passou
Graças a ele, a tarde agora começou.
Agradecer para não enlouquecer
Esperança é continuar a crer
Sofrimento é não compreender
É saber, entender e aprender.
A noite chegou, mas tudo se transforma
A vida é transformação, nunca é em vão.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Alma Gêmea
- Deus, me dê forças para suportar: frases que fortalecem a alma
- Plante seu jardim e decore sua alma
- Alma Gêmea
- Os Olhos São as Janelas da Alma
- Grata e abençoada 🦋✨: frases para nutrir a alma e agradecer a Deus por tudo
- Versos de rodeio para alimentar sua alma sertaneja