Pais e Educacao Rubem Alves
A EDUCAÇÃO DE UMA PESSOA
1. PESSOA
1.1. O que é uma Pessoa?
R/: É um Organismo Humano.
1.2. Quais os elementos que compõe um Organismo Humano?
R/: Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo.
1.3. Como estão organizados esses elementos no Organismo Humano?
R/: Duas Entidades que são a Vida e o Sujeito; Três Conteúdos que são a Consciência, a Mente e o Corpo. As Entidades agem, enquanto os Conteúdos não agem.
1.4. O que é cada um desses elementos do Organismo Humano?
R/: Vida é uma matriz ininfluenciável que tem Consciência invariável.
Sujeito é uma matriz Influenciável que tem Consciência variável.
Consciência do Sujeito é o conjunto de informações sócio-culturais que causa a sua personalidade ou a sua forma de ser e estar.
Mente é o conjunto de informações sócio-culturais que causa as actividades cotidianas do Sujeito.
Corpo é o conjunto padronizado de informações genéticas materializadas para meio através do qual a Vida e o Sujeito agem.
1.5. Qual é a função de cada um desses elementos no Organismo Humano?
R/: Vida tem função de construir e manter o Corpo vivo segundo as condições existentes.
Sujeito tem função de gerir o Corpo bem ou mal segundo os impulsos ou estímulos dos seus Conteúdos e do seu Ambiente externo.
Consciência tem função de estabelecer as atitudes do Sujeito.
Mente tem função de estabelecer os conhecimentos do Sujeito.
Corpo tem função de estabelecer as habilidades do Sujeito.
1.6. Qual é a localização de cada um desses elementos no Organismo Humano?
R/: Vida localiza-se no Corpo todo.
Sujeito localiza-se na Vida e pode estar recolhido no centro da Vida quando estiver dormindo ou pode estar em interação com os seus Conteúdos e o Ambiente quando estiver acordado.
Consciência localiza-se no próprio Sujeito como uma tintura numa água.
Mente localiza-se no Cérebro.
Corpo é o local que encerra todos os outros elementos e seus fenômenos como desejo, irá, alegria, digestão, respiração.
1.7. Com que região do Encéfalo cada um dos três Conteúdos do Sujeito está relacionado?
R/: A Consciência com o Sistema Límbico, a Mente com o Cérebro e o Corpo com o Cerebelo.
1.8. Ao gerir os seus três Conteúdos, o que o Sujeito deve fazer para potencializar cada região do Encéfalo do seu Corpo?
R/: Praticar frequentemente a Atenção para potencializar o Sistema Límbico, praticar sistematicamente a Reflexão para potencializar o Cérebro e praticar regularmente a Ação para potencializar o Cerebelo.
1.9. Como se chama um Corpo que tem Vida e um Corpo que não tem Vida?
R/: Um Corpo que tem Vida chama-se Ser vivo.
Um Corpo que não tem Vida chama-se Ser não vivo.
2. EDUCAÇÃO DE UMA PESSOA
2.1. Como deve ser a Educação de uma Pessoa?
R/: Integral.
2.2. O que é Educação Integral?
É o desenvolvimento harmonioso dos três Conteúdos do Sujeito Homem para sua existência plena.
2.3. Qual é a finalidade da Educação Integral?
R/: Desenvolver simultaneamente a dimensão física ou corporal, mental e consciencial ou espiritual do Sujeito Homem.
2.4. Com qual dos três Conteúdos do Sujeito está relacionada a Ciência, a Filosofia e a Religião?
R/: Ciência com o Corpo, Filosofia com a Mente e Religião com a Consciência.
2.5. Qual é a vantagem da Educação Integral?
R/: Conciliar a Ciência com a Filosofia e a Religião tornando o Sujeito Homem três vezes grande ou tornando-o ao mesmo tempo um ótimo cientista, filósofo e religioso.
2.6. O que as Escolas devem fazer para garantir uma Educação Integral das Pessoas que as frequentam?
R/: Definir e realizar correctamente os objetivos de ensino-aprendizagem no domínio motor, cognitivo e afetivo em cada aula.
2.7. Com que Conteúdo do Sujeito está relacionado cada domínio de aprendizagem?
R/: Domínio motor com o Corpo, cognitivo com a Mente e afetivo com a Consciência.
2.8. Para quê definir objetivos do domínio motor na Educação Escolar?
R/: Desenvolver o Corpo ou habilidades ou o saber fazer do Sujeito Homem.
2.9. Quais são exemplos de verbos para definir objetivos no domínio motor?
R/: Escrever, Desenhar, Manejar, Pintar, Correr.
2.10. Para quê definir objetivos do domínio cognitivo na Educação Escolar?
R/: Desenvolver a Mente ou conhecimentos ou o saber conhecer do Sujeito Homem.
2.11. Quais são exemplos de verbos para definir objetivos no domínio cognitivo?
R/: Identificar, Conceituar, Descrever, Explicar, Sistematizar.
2.12. Para quê definir objetivos do domínio afetivo na Educação Escolar?
R/: Desenvolver a Consciência ou atitudes ou o saber ser e estar do Sujeito Homem.
2.13. Quais são exemplos de verbos para definir objetivos no domínio afetivo?
R/: Valorizar, Amar, Ajudar, Acalmar, Conservar.
2.14. Quais são as provas de que os objetivos do domínio afetivo não estão a ser devidamente trabalhados na Educação Escolar?
R/: Atitudes negativas e destrutivas das Pessoas tais como roubalheira, consumo de drogas, corrupção, conflitos sociais e destruição da Natureza.
Educação não é coisa do Estado! Educação é coisa do Filósofo e Peripatético!
O Estado molda o Homem para serviço público! O Filósofo desperta a potencialidade do Homem!
EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE
'Educação e Espiritualidade' é um novo campo de investigação, é um campo de investigação emergente que precisa ser estruturado e estabelecido.
As principais linhas de investigação deste campo são:
1. Impacto da educação escolar no desenvolvimento da espiritualidade dos alunos;
2.Métodos de ensino dos conteúdos das disciplinas do ensino primário e secundário para o desenvolvimento da espiritualidade dos alunos.
Portanto, não se trata de integrar a espiritualidade e ou religiosidade nas escolas, mas, desenvolver a Educação Escolar para servir também como um meio de desenvolvimento da espiritualidade dos alunos nas escolas, pois desenvolver a espiritualidade significa desenvolver a dimensão Afetiva dos alunos, desenvolver nos alunos uma qualidade de ser-estar superior marcada por atitudes de tolerância, cooperação, amor, serenidade, criatividade,
EDUCAÇÃO ÁLMICA EM TEMPOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A Educação Álmica possibilita a evolução rápida da Consciência do Homem e a interação salutar do Homem com a Inteligência Artificial!
O propósito essencial da Educação Álmica é compreender a Alma e exercitar a Mente e alcançar a Serenidade!
É salutar que a criança receba educação sem doutrinação política e forme suas próprias opiniões sem se tornar fanática.
Benê Morais
"... a verdadeira
educação não resulta daquilo
que vocêexpõe ou ensina...
Mas dos valores que você desperta!
Lembrando que muitos dos considerados gênios da humanidade eram péssimos
alunos!"
A boa educação
nem sempre é resultado
daquiloque você expõe e ensina;
mas, sobretudo pela forma evalores
que possas despertar!
Uma vez que, muitos dos considerados
gênios da humanidade,
nem sempredemonstraram
seros melhores
alunos!
Eu trato o meu subordinado com bondade, dignidade, urbanidade, justiça e educação, sem comprometer a disciplina e a hierarquia .
O pobre tem: Celular, carro, moto, computador.
O pobre não tem: Saúde, segurança, educação.
Tudo que o pobre tem acesso: É dado pelo capitalismo.
Tudo que o pobre não tem acesso: É dado pelo Estado.
Já quase no final da minha existência comprovei que: Respeito e Educação não tem nada a ver com Cultura, Religião, Posição Social e dinheiro, quem tem tem e quem não tem não tem!!!
Educação financeira é primordial
para cumprir responsabilidades sem mal.
Planejamento é essencial, se exceção,
não gaste mais do que entra, essa é a lição.
Mesmo com ganhos robustos, pouco é lograr.
Se o gasto excede, é hora de reajustar.
Às vezes, sem notar, prejudicamos a ação.
Os outros sofrem com nossa falta de gestão.
Livro: O Respiro da Inspiração
Os erros nas áreas da saúde, educação e segurança ocorrem sobremodo pelo simples fato do Poder Judiciário brasileiro ser omisso, conivente e covarde.
Embora pareça ser iguais não são, educação não é ser inteligente ou vice-versa, inteligência aprende estudando a educação vem de berço nasce com o educado.
Tudo resolve na simplicidade educação boa fé e paz de espírito, não tenha raiva a quem te despezou mantenha a distância o desprezo é ausente então continua humano ausente de bem com a vida.
A perguntas respostas que são pontos de ?. No entanto cada um entende ou responde na educação que lhe foi aplicado.
Usa as palavras com educação não as jogue fora pra se livrar se o faz tão bem, falar o necessário edifica ensina corrigi educa é bem visto a quem os ouve.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Frases de Rubem Alves
- Mensagens de Educação
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Textos de Feliz Dia dos Pais (perfeitos para homenagear)