Frases de olho grande para se proteger contra inveja
Não culpe a sorte, a crise, ou a inveja. Nada disso tem efeito quando se luta em prol de seus objetivos.
Gosto de filmes de guerra. Quando vejo um tenho inveja de Deus que teve o privilégio de assistir ao vivo todas as guerras em 3 dimensões com "sound surround".
Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja...
Ô sentimento chato esse da inveja, parece que você não merece ser feliz, ser do bem, ser você mesma, parece que o mundo melhor só foi feito pros outros e que felicidade não pode bater na sua porta.
Afinal das contas, por que não mereço ser plenamente feliz aos olhos dos outros? Queria conversar um pouco mais sobre isso, o poder do não poder. Não é nada poético ou literário achar que você tem o poder de mandar e julgar a felicidade alheia.
Não dá para compartilhar sonhos, não dá para receber elogios, não dá para sermos bem-tratadas, somos da geração que não merecemos ser felizes, isso é tão visível, os e-mails pipocam quando os que se julgam superiores descobrem.
Toda semana, eu recebo indiretas de que a vida foi boa demais para mim, que meu processo profissional foi rápido e bem sucedido, que eu deveria dar mais exemplo, ser mais agradecida, afinal eu me mantenho em pé nos tempos de crises.
Falam que para mim não existe rotina e que minha vida é cheia de excessos, falam que eu não valorizo o pouco que tenho, que eu sou altamente influenciável, que tive o casamento destruído e que eu vivo no mundo de coisas fáceis.
Passei a me entediar com quem fala demais da vida alheia, a saía cômoda e feliz é fugir da fofoca e evitar a cultura do instantâneo, das amizades velozes, da intimidade em poucos passos. As palavras sempre me afetaram, o subjugar de alguém que me acha irresistível me amedronta.
Não é fácil quebrar a artificialidade, as verdades contraditórias que você não acredita, as pessoas estão acostumadas a falar mal, rotular, criticar e pensar que as demais estão num nível bem inferior a elas, e por conta disso escondemos as nossas feridas e posamos de feliz “all the time”.
Por outro lado, vivemos lutando para salvar as aparências. Quantas vezes engolimos choro, camuflamos o coração ferido, enganamos o ego machucado, acreditamos nos falsos elogios. Acho que no fundo, no fundo ninguém sabe lidar com a inveja. Não sabemos se aparentamos o que somos e deixamos a inveja crescer ou se nos depreciamos e vemos no que dá.
Se bater na madeira afasta "OLHO GORDO" (inveja).
Madre mía tereí que desmatar a floresta amazônica a PAULADA.
O melhor pecado é a boa inveja! Aquela que lhe faz procurar ser igual aos bons sem atrasar o crescimento continuo deles.
O destaque solitário carrega sempre um perigo maior, afinal toda a inveja alheia é canalizada para o mesmo alvo.
Quem é o seu oponente? a preguiça,a raiva, a procrastinação, o ciume, a inveja? Lute contra eles. Ai está a luz.
Inveja e Ciumes.
Quem acha que Inveja e ciumes sao as mesmas coisa?? Quem alguma vez nao sentiu inveja e ciumes alguma vez na vida? A pesar que a Inveja e o ciumes nao sao a mesmas emoções, o mesmo están interligados. Em quando a inveja e uma emoção que você deseja algo que nao e seu, so porque o outro tem, em que faz da inveja ser um sentimento muito, mas muito complicado e forte, mas o mesmo e muito subjetivo em que e muito interesante, em que as outras emoções sao muito fácil de você entender. Por exemplo o odio… em que quando você odeia a pessoa acabou e pronto. Em que existe muitos motivos que levaram você a odiar a essa pessoa ou coisa. Mas o odio e um sentimento muito claro, em que você nao estar a fim de olhar para cara da aquela pessoa ou ter aquela coisa ouse afastar daquela coisa. O amor também. Seja la como vem a explicação de como veio o amor, de uma forma ou de outra você procura se aproximar dessa pessoa ou da aquela coisa porque agrada a você, porque e um sentimento mais claro também. Quando você fala em inveja, e uma coisa estranha que nao e objetiva, porque e uma algo que você nao quería ter agora, mas e so por causa que o outro tem, você quer. E como você ver alguém com muito sucesso, você começa a cobiçar o sucesso de outro, em que nao e apreender do sucesso da outra pessoa, mas sim sentir a inveja do mesmo da outra pessoa. Porque Deus nos criou ese sentimento de pessoas invejosas e qual e a relação do ciumes com a inveja?? Porque você sabe que o ciumes ele e mais pessoal e nao objeto, mas o objeto e a pessoa como questão. Poderia citar como exemplo, que eres como eu tenho uma pessoa perto de mim, e uma outra pessoa começar a chegar perto dessa pessoa, e eu começo a ter ciumes extremos. Oque e o ciume? Porque nao quero que outra pessoa cheque perto da pessoa que eu amo. Se eres um ciume doentia, que ultrapassa a barrera do amor e da intimidade, porque nos ciúmes existe mais amor-próprio do que verdadeiro amor. É espantoso como o ciúme, que passa o tempo a fazer pequenas suposições em falso, tem pouca imaginação quando se trata de descobrir a verdade.
Na questão da inveja, quem lembra uma historia, em que Deus, quando criou o universo e o mundo que vivemos, criou dois astros muito grandes. Um era o sol e o outro a lua, mas quem nao sabe que os dois astros eran grandes do mesmo tamaño, e os dois tinham luz propia, sendo que a lua chega para Deus e questiona “Dois reis para a mesma coroa?” e continua questionando a Deus, porque dois fazendo a mesma coisa. E Deus contestou. “Você vai e se diminua e fique, mais pequeña e sem luz”. E você sabe que a lua nao existe luz propia e eres menor que o sol. Qual e a simbologia dessa historia relacionado com a inveja? Porque ai existe a verdadeira simbologia da inveja, em que se você falar isso para uma criança ela vai interpretar de uma maneira, mas quando nos crescemos e vemos a psicología profunda que existe por tras, por qual sentimento de uma pessoa que tem inveja. O sentimento de uma pessoa que esta com inveja, e que ele se sente pequeño, perante a outra pessoa, em que ele começa a falar… você tem isso, eu também quero, você tem uma posição importante eu também quero. O que faz essa pessoa ter ese sentimento de inveja e se auto-diminuir. Nao e um castigo que Deus fez para lua, mas se ela sentiu inveja e auto se diminuiu a si propia. O sentimento de inveja so tem uma pessoa quando ela nao sente amor proprio. Mas porque existe e mesma inveja so porque você quer o que a outra pessoa tem, e porque me incomoda me eu querer ser posesivo de uma outra pessoa, como começamos falando que o ciumes e a inveja estão ligados, e porque existe ese sentimento de pose, e porque nao e o suficiente eme u me relacionar coma quela pessoa? Porque como eu nao estou gostando de mim mesmo, como eu estou com um vacío muito grande em mim mesmo, e eu nao quero aceitar ese vació eu fico procurando uma coisa externa, para fugir desse meu vació. Então quando eu vejo que uma pessoa esta feliz, esta com sucesso, em que vejo duas pessoas felices, eu fico desejando uma coisa que esta fora, e eu nao fico feliz com migo mesmo, que na verdade a inveja e um sentimento muito alto destrutivo, porque a pessoa esta demostrando que nao se valoriza, e ela precisa buscar alguma coisa externa para cubrir aquele vacío exterior. Com o conceito do Sol, o mesmo radia luz porque nao tem ese conceito de inveja, e o conceito da geração da lua e de inveja e vacío, em que a mesma tem suas faces, porque ela as vezes desaparece e surge, em que ela tem essa diminuição . A inveja é um pecado capital porque é pior que a cobiça. O invejoso não deseja o que é do outro, deseja apenas que o outro não tenha o que tem.
Deus eres realmente foi perfeito quando criou o mundo, como criou o mundo com o sol e a lua. Porque a criação do mundo foi a mesma e perfeita por Deus, porque ele também criou a imperfeição, porque a graça do ser humano nao e se achar perfeito, mas sim imperfeito como nos somos, porque se nos fossemos perfeitos, nos seriamos anjos, e dai nos nao iríamos precisar de Deus. E a nossa imperfeição da a nos o que os anjos nao tem, em que galaxia, nao tem, que eres a busca infinita pela verdade. O ser humano sempre estamos buscando uma transformação que os anjos nao tem, em que o ser humano sempre esta buscando essa mesma transformação, e se você parou de buscar essa transformação, alguma coisa esta errada. Agora para entender melhor a inveja, em que a alma da inveja pode ser boa, mas o problema da mascara que nos colocamos na inveja. Voltando o que e a inveja e aquilo que nos queremos da outra pessoa, em ter o que a outra tem, eu quero ser você, eu queri ter o que você tem. Por tras disso, sao pessoas buscando em ter relacionamentos, e uma pessoa que nao se acha auto suficiente, e uma pessoa que quer se interligar com alguma coisa. Qual e o problema? E que faz de uma forma obsessiva , e nao de uma forma intima. Agora se a pessoa quer ter de uma forma positiva poder ser muito bom. Isso e a inveja do crescimento, em que a pessoa procura apreender as qualidades e a experiencia para crescer do sucesso da outra pessoa, por su propia meritocracia. Lembre que o odio, inveja e ciumes, sao sentimentos naturais, em que aquí nesse mundo somos pessoas únicas. Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal: os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma trégua e o perseguem até no sono. Porque a inveja positiva como o ciumes levando para o lado positivo nos so crescemos como ser humanos, y se levamos ambas pro lado negativo nos, solamente vamos para o camino da destruição.
RESISTÊNCIA CULTURAL OU INVEJA?
Demétrio Sena, Magé – RJ.
A resistência cultural nas periferias, por meio de movimentos e reações em forma de arte e literatura é algo de se admirar. Fala-se muito dessa resistência e do empoderamento do negro, do pobre, de forma especial do negro pobre, mas há uma enorme incoerência que se repete entre os menos favorecidos, os excluídos e as esquerdas: enquanto as chamadas elites e as direitas ocupam plenamente os seus espaços - e nunca os deixam - e ainda se permitem ocupar os espaços periféricos e de esquerda, em forma de compra ou patrocínio pervertido dos movimentos culturais dessas classes, os pobres de todas as etnias e as esquerdas políticas e sociais, quando alcançam realidades econômicas e culturais mais avantajadas logo debandam para o outro lado.
Explico: os moradores pobres das periferias, ao se formarem nos cursos superiores, sobretudo fazerem mestrados, doutorados, e alcançarem condições socioeconômicas avantajadas, têm como primeira providência se mudarem para bairros nobres das zonas mais ambicionadas de seus estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, quase todos querem morar na zona sul, com todos os riscos que isso hoje representa. Desse modo, as cabeças mais pensantes, as pessoas mais indicadas para fortalecer os movimentos culturais de suas raízes enfraquecem as áreas carentes de seu conhecimento, suas novas condições sociais e o novo poder de contribuir efetivamente para o crescimento cultural e socioeconômico de sua gente. Vão engordar as elites; fazer parte do outro lado da sociedade; viver ao lado das classes dominantes. Tornar-se classe dominante. É como se as periferias já não merecessem essas pessoas. Como se elas, depois de progredirem socialmente, já não coubessem nos meios em que nasceram e foram criadas. Aqueles bairros pobres e de pessoas sem formação superior se tornaram pequenos para seus horizontes. Não querem criar seus eventuais filhos nos bairros pobres, ainda que não violentos, nem nas áreas próximas, porque os mesmos merecem ser elite. Ser iguais às pessoas das classes criticadas e combatidas quando eram inalcançáveis para suas realidades.
Tempos depois, essas pessoas voltam como visitantes, participam como convidadas ilustres de alguns eventos culturais das periferias e dizem que já foram moradoras de periferias; foram pobres; não tinham acesso a curso superior. Muitos faltam pouco dizer que já foram negros, mas... “graças a Deus”, agora são bem sucedidos e moram em lugar de gente bem sucedida. Em lugar de gente rica e culta. Dizer que venceu na vida não combina com dizer que continua morando em seu berço. Com isso, ao invés de contribuir para uma mudança de realidade socioeconômica da sua antes querida periferia, o ex-pobre, ex-morador de comunidade, quiçá ex-negro, prefere fazer o que é mais fácil: morar; levar eventuais esposa e filhos para lugares já resolvidos, onde nunca participarão da realidade que ele conhece de perto e será muito trabalhoso ajudar a mudar.
Ocorre o mesmo com as esquerdas politicopartidárias, que em princípio defendem as classes menos favorecidas; os moradores de periferias; pobres; negros; negros pobres. São esquerdas, com todas as dificuldades de ser esquerda, enquanto a direita não acena com possibilidades irresistíveis de compor e abocanhar as vantagens de ser da direita. As direitas, com todas as práticas claramente perniciosas, têm o corporativismo consistente que se desmantela com facilidade na esquerda, ao primeiro sinal de patrocínio relevante; de composição vantajosa. O PMDB jamais chegaria ao poder máximo do país levando o PT na sua cola. Já o PT, para conseguir chegar lá, não titubeou em levar o PMDB, que por sua vez, não demorou a desferir seu golpe, assumindo a presidência da república. Com isso, a esquerda se dissolveu; praticamente deixou de existir; a direita está mais unida e forte do que sempre, e disposta a nunca mais deixar que tomem sua vaga.
É preciso que os moradores das periferias, ao concluírem seus cursos superiores, alcançarem ascensão e acesso a uma vida melhor, ao invés de abandonarem suas raízes e seu povo, permaneçam nas periferias e ajudem o seu povo a crescer também. A se livrar dos aguilhões. A vencer a opressão local, imposta pelos exploradores locais e os que vêm de lá, das zonas nobres, com os seus patrocínios que compram os movimentos culturais e os amoldam ao seu jeito. Zonas nobres que, infelizmente, são fortalecidas pelos que saem de nosso meio e vão compô-las, cansados e, finalmente, livres da luta cotidiana contra as diferenças sociais. Felizes porque, seus descendentes já não pertencerão à classe dominada; serão também dominadores.
Lutemos para sermos quem somos de formas dignas; confortáveis; relevantes... não para mudarmos de lado. Que a nossa indignação seja eivada do desejo de vencer coletivamente. Um desejo e uma resistência de todos, para que a nossa classe, o nosso povo, nossa região sejam fortes. Enquanto fugirmos, tão logo tenhamos condição econômica, tudo o que faremos será uma apologia ao que é criticado e combatido por nós. Deixarmos os nossos, as nossas raízes ao progredirmos neste contexto, é assumirmos que a nossa indignação não era solidária; era só uma questão de inveja do outro lado.
"Sabe oque é inveja para mim? É um sentimento muito feio!Não sinto ódio por você sentir inveja de mim,Eu tenho é pena."
" Ódio e inveja são coisas para pessoas que não amam, porque quem ama não desperdiça o seu precioso tempo odiando ou invejando o próximo"
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de olho gordo para se blindar da negatividade 🧿
- Tá repreendido! Frases sobre inveja no relacionamento
- Frases de olho gordo no relacionamento para afastar toda inveja
- Frases para pessoas invejosas
- Inveja: frases para se proteger da maldade dos outros
- Mensagens de Amizade com Inveja
- Para Pessoas que Sentem Inveja de Mim