Obedecer a Deus
A obediência é um fruto da vida cristã. A obediência como simples código moral é de pouco valor para Deus, mas como fruto espiritual é um aroma agradável para glória do Seu nome. Isso é amar a Deus.
A qualidade interior da alma deve ser a postura da mulher e do homem cristão, a obediência e o temor ao Senhor devem ser características primícias na vida deles. Ao procurar uma “esposa” ou “esposo” excelente devemos ter uma perspectiva bíblica.
O relacionamento pessoal mais importante que um homem e uma mulher podem ter, além do seu relacionamento espiritual com Deus através de Jesus Cristo, é o relacionamento entre: homem e mulher, esposa e esposo. Ser um bom esposo ou uma boa esposa não é só viver juntos, é conviver de maneira agradável, positiva, construtiva e abençoadora. Deve ir além do fundamental (abrigo, comida e vestir) e prover identidade, conforto, segurança e aceitação. Isso só acontece com esforço, planejamento, ORAÇÃO, e valores a serem preservados, especialmente o temor e a obediência a Deus, que é o Autor do casamento.
O casamento nos rebate do nosso individualismo e egoísmo, devemos celebrar com alegria a constituição de um casamento, mas para chegarmos a isso devemos antes nos preparar para fazermos uma boa escolha, escolha essa que deve ser de acordo com a vontade de Deus.
O fato de procurar alguém cristão não significa que essa pessoa é uma combinação pra você, primeiramente você tem que vê se ela tem os mesmos objetivos espirituais que você tem as mesmas crenças doutrinárias, o mesmo amor e obediência a Deus.
A pergunta é: de quantas qualidades um possível “esposo, esposa excelente” deve ter? Com certeza muitos e muitos, que os levam sempre aos princípios bíblicos. Muitos homens e mulheres hoje se casam pelo conforto, atração física, cumplicidade de interesses e, isso pode ser uma receita para o fracasso. O Senhor perguntou a Israel: “Porventura andarás dois juntos se não estiverem de acordo? (Amós 3.3)”. Esse é o ideal, mas a realidade é que o homem e a mulher nem sempre concordam em tudo.
Vamos citar algumas características que um bom esposo e uma boa esposa devem ter:
Ø Alegre e realizado (a);
Ø Obediente a Deus
Ø Ser um homem ou uma mulher de oração;
Ø Fiel aos princípios bíblicos;
Ø Ter um ministério na obra de Deus;
Ø Confiável;
Ø Sábio (a);
Ø Focalizar em Deus, não em si mesmo;
Ø Temer a Deus;
Ø Ser fiel ao seu cônjuge;
Ø Ser dedicado (a) a obra de Deus;
Ø Ser bondoso (a);
Ø Ser Cuidadoso (a);
Ø De valor excepcional;
Ø Trabalhador (a);
Ø Exemplo de caráter e honestidade para seus filhos;
Ø Respeitador (a);
Ø Generoso (a);
Ø Bom para sua esposa;
Ø Boa para seu esposo;
Ø Abençoado (a) por seus filhos.
São tantas características do esposo e da esposa dos sonhos de Deus, que quanto mais buscarmos biblicamente mais vai encontrar, mas para chegarmos a essas qualidades é necessário “CONHECER a PALAVRA DE DEUS e OBEDECÊ-LA, porque é na Bíblia que são oferecidas essas verdades gerais e, qualquer um que conhece e obedece essas verdades pode tornar-se um esposo ou uma esposa excelente, A MULHER E HOMEM DOS SONHOS DE DEUS, segundo o coração de Deus, o qual podemos crescer sob a Sua educadora mão, porque Ele é um Deus fiel e amoroso.
Enfim para ser um esposo ou uma esposa excelente, devem ser segundo a vontade de Deus, as normas das Sagradas Escrituras formando um laço de amor, confiança, lealdade, fidelidade e constante busca da felicidade um do outro.
A integridade e felicidade do casamento é uma soma de ideais, de sonhos, de propósitos na qual o amor do casal transforma divergência em convergência, egoísmo em solidariedade, dois “eus” em um “nós”.
Termino esse texto citando 1 Coríntios 13, 5-7 “O amor não se conduz inconvenientemente...o amor não procura os seus próprios interesses...o amor não se alegra com a injustiça...mas regozija-se com a verdade...o amor tudo suporta.
Prefiro mil vezes pagar o preço pelo excesso de obediência do que ser pego em alguma falta. Pois, o preço pago é infinitamente menor do que a bênção perdida. A bênção vem do alto, o preço pago, é deste mundo.
A verdadeira obediência se revela precisamente quando é desafiada pelas adversidades, pois nasce de um coração regenerado e confiante na soberania de Deus.
A obediência à Palavra divina inicia-se com um ouvir zeloso, uma atenção que discerne e uma dedicação que internaliza.
A obediência – nosso serviço e compromisso de amor – é o verdadeiro sinal do discipulado.
Informação, conhecimento, sabedoria, não geram ordem e decência, se faltar obediência, disciplina, leis e regras;
Pareço eles
Fui como Pedro em calma
Fui como Eva em obediência
Fui como Davi em verdade
Fui pescadores em mares
Pareço eles
Fui como Jacó em confiança
Fui como Mical em doçura
Fui como Sara em coragem
Fui Sulamita em cantares
Fui Rebeca e Isaac
Fui Terá e José
Fui Maria e Josué
Pareço eles
Trai e a Deus desobedeci
E como foi com eles, ainda está aqui
"Se obedeceres de todo o coração os mandamentos de Deus, indubitavelmente terás um porto seguro e muito sucesso na vida".
Anderson Silva
Aqueles que acham que obedecer aos mandamentos de Deus são difíceis, são os mesmos que não conseguem amar o seu próximo.
Obedecendo aos princípios da Palavra de Deus, estaremos de fato valorizando a vida que Deus nos deu.
