O meu Erro e Tentar te Agradar
Eu sou parte da plebe. Minha vida pode ser tirada facilmente por um erro minúsculo.
(Maomao)
Erros e acertos.
Quando eu acerto, parece normal. Quando erro me encolho, parece anormal errar. Falta de atenção, falta de conhecimento. Então me esforço para acertar e não errar.
Todos nós sabemos que errar é ruim.
Mas nós não podemos esquecer que Deus sempre poderá nos ajudar com nossos erros.💝
«O pior do impulso não é o erro, é a lembrança clara da sua própria e grande estupidez.»
(Miguel Ribeiro in "Aforismos").
"A tolerância não pode ser eterna para quem insiste no erro, pois do contrário desprezamos os que agem corretamente."
Me reeduquei da maneira errada.
Confiar no amor das pessoas é um erro. As pessoas são decisões ambulantes e transitórias; carregam em si o princípio da incerteza.
Quem ontem estava perto, hoje pode estar longe.
Quem está longe, às vezes deseja estar por perto.
Tudo é ilusão. A qualquer momento, você estará sozinho.
Ninguém realmente ama — apenas decide se fica ou se vai.
Aprendi a viver. Isso já não me afeta.
Posso amar, mas também sei desistir.
Não sei insistir, porque ninguém é ouro.
Carne podre sempre será carne podre.
Às vezes confundem a estupidez e a chamam de ignorância. Um grande erro.
Todo estúpido é ignorante, mas nem todo ignorante é estúpido.
A normalização do erro cria homens fracos.
Leiam a frase: "Tempos difíceis criam homens fortes; homens fortes criam tempos fáceis; tempos fáceis criam homens fracos; homens fracos criam tempos difíceis". Agora, pensemos: qual é o meu tempo?
A modernidade nos empurra para um cotidiano de pura automação de tarefas. Basicamente, o nosso hoje é o reflexo do ontem, com pouca ou nenhuma diferença. Pouco se muda, pouco se acrescenta.
O conforto das coisas prontas, a praticidade trazida pela modernidade faz com que nossos esforços sejam direcionados para todas as direções de forma rasa e nem sempre eficaz.
E, quando a atenção e o pensamento divagam no turbilhão das coisas existentes, fixar a atenção e o pensamento torna-se tarefa árdua.
A crítica, construtiva ou não, nasce da observação, do pensamento analítico, do conhecimento, do desafio. Perpassa pelo caminho árduo da busca pela razão e confronta o status quo.
Acreditar que tudo está certo é um erro reforçado pelo comodismo ao qual socialmente estamos sujeitos. Se a sociedade toma determinada decisão, ela deve estar certa, e, estando certa, terei que seguir sem questionar. Ora! O livre arbítrio que possuímos tem o poder de romper os grilhões ou aceitar o açoite. E, neste caso, podemos fazer a escolha.
Quando o que antes era um erro se torna coisa comum, é porque tal situação foi normalizada. Isso não quer dizer que ela tenha se tornado certa, mas que há uma "tolerância" em razão de sua prática.
Mas não se esqueçam: a normalização do erro é uma armadilha sutil que mina a força moral e a capacidade de superação dos indivíduos. Quando a sociedade passa a tratar a falha, a mediocridade e a falta de esforço como meros fatos aceitáveis da vida, sem exigir responsabilidade ou incentivar a correção e o crescimento, estamos cultivando uma geração de homens fracos. Essa fraqueza se consolida na fragilidade de caráter e na aversão ao desafio.
O homem moldado nesse barro, sem a pressão necessária para seu total desenvolvimento, acaba por tornar-se propenso à vitimização e à complacência. Não desenvolver a resiliência necessária para enfrentar as adversidades é o mesmo que esperar que suas falhas sejam automaticamente perdoadas ou ignoradas. A verdadeira força é burilada na autocrítica, na observação pausada e sensata do ambiente no qual estamos inseridos, na humildade de reconhecer o deslize e, crucialmente, no esforço determinado para se levantar e fazer melhor.
Aceitar a normalização motivada pela cegueira própria, em razão de uma percepção equivocada do ambiente em que se está inserido, é o mesmo que aceitar tal fato como o fim da jornada, em vez de um degrau para o aprimoramento. Isso, em última análise, enfraquece o espírito e limita seu potencial.
O fato de estar presente não quer dizer que você esteja realmente presente. Não normalize, antes, questione. Não aceite a visão utópica daquilo que um dia foi regra, e não acredite que há mar no Brasil.
Pense e reflita.
Não acredite.
Massako 🐢
Ninguém envelhece em paz carregando o mal que fez.
A idade não apaga o erro — ela ilumina.
Quando a pessoa fica mais velha,
começa a olhar pra trás
e ver quem ela feriu,
quem ela perdeu,
o que ela destruiu com as próprias mãos.
E aí vem um vazio que dói mais do que qualquer traição.
Porque é tarde demais pra voltar e consertar.
Há pessoas cuja convivência me permitiu aprender muito sobre como se comete o mesmo erro todas as vezes.
Constatar um erro que cometemos é sempre desagradável. Deixar de aprender com ele para não precisar repeti-lo é incompreensível e pouco inteligente. Mas cometer o mesmo erro pela terceira vez não é apenas inadmissível: exige cuidadosa análise do histórico para concluir se é caso de doença ou de pura falta de caráter.
Um erro não justifica outro, também não se pode generalizar, mas o errado sempre será errado, mesmo que você insista que é o certo!
Eu aprendi que em tudo devemos ter prudência, seja com atos ou palavras, pois ao apressar o erro, haverá uma consequência... Cuidado com o julgamento precipitado e com o ódio direcionado, pois a vida é feita de surpresas, o que era antes, pode não ser agora o real fato, prefiro esperar e observar com calma o resultado... Eu não sou o dono da verdade, muito menos o "perfeitinho" da sociedade, apenas sou prudente em tudo que faço, analiso as reais possibilidades e tenho o maior cuidado em tudo que falo...
Contra Ti pequei, ó Pai eterno,
Ainda que muitos tenham se ferido…
Pois antes de ser erro contra os homens,
Foi contra o céu que eu havia mentido.
Mas se grande foi minha transgressão,
Maior é Teu perdão que me refaz.
Porque onde abundou minha vergonha,
Superabundou Tua eterna paz.
