O Homem é um ser Social
"O homem é o lobo do homem."
(Thomas Hobbes)
-----------------------------------------
Naturalmente os homens, devido ao seu egoísmo, viveriam em guerra de todos contra todos, cada um tendendo a defender os seus próprios interesses. Conforme palavras de Hobbes, em estado natural o "homem é o lobo do homem". Nesse estado o homem ficaria prejudicado em seus interesse egoístas pois a qualquer momento poderia perder o seu primeiro bem que é a vida.
(*) A citação é encontrada erroneamente atribuída a Plauto
O homem já viajou para lugares desconhecidos, foi a lua, a marte, desvendou os mistérios das galaxias, buracos negros e tudo mais... mas poucos conseguem viajar no seu próprio ser, no seu próprio interior, para desvendar os mistérios de sua alma.
Um homem derrubado por um adversário pode levantar-se outra vez. Um homem derrubado pela conformidade fica para sempre no chão.
Agrandeza de homem pode ser medida por ´aquilo que ele deixa para crescer,e se ele introduziu uma nova mentalidade com um vigor que perdurou após ele´. A julgar por este teste, Jesus ocupa o primeiro lugar.
Tudo que um homem precisa está em como se sente: faça-me bem e poderei retribuir com amor, faça-me o oposto e cultivarei o amor-próprio.
Será que eu lhe pedi, ó criador, que do barro me fizesse homem ? Será que lhe roguei para que me tirasse da escuridão ?
Sabe o que faz um homem grande e de valor, sua força, seu caráter e honestidade, sua garra e determinação em lutar por aquilo que acredita, a razão mesclada com a emoção e a esperança e fé que irá triunfar.
Não sou perfeita o tempo todo, mas posso te
garantir que tenho tudo que é necessário
pra enlouquecer um homem.
Um homem charmoso é muito agradável e um homem de boa aparência é, sem dúvida, uma visão que vale a pena, mas um homem honrado, ah, querida leitora, é para ele que as jovens deveriam correr.
Crônicas da Sociedade de Lady Whistledown,
2 de maio de 1814
O homem nunca saiu da "caverna". Apenas, evoluiu em arquitetura e tecnologia. Continua irracional. Matando e destruindo com mais potência.
É que os homens são muito mais sujeitos às coisas presentes do que às passadas e, quando encontram o bem naquelas, alegram-se e nada mais procuram, (...)
O Príncipe
