O Amor foi bom Enquanto Durou
Exaustão emocional: a consequência de ser forte demais por muito tempo
Quando nos forçamos a ser fortes demais por muito tempo, corremos o grande risco de sofrermos de exaustão emocional.
A exaustão emocional pode surgir por diversos tipos de “esforços não saudáveis”: em casa, no trabalho, com amigos, em relacionamentos românticos, no relacionamento consigo mesmo… a lista continua. E não é algo que se manifesta da noite para o dia. Acumula-se por muito tempo, até que chega o momento em que simplesmente “explodimos”, por não conseguirmos mais lidar com tanta coisa guardada em nosso coração.
Nem todas as pessoas conseguem lidar com esse turbilhão de sentimentos vindo à tona, por isso é muito comum que desenvolvam condições de ansiedade, depressão profunda ou doenças crônicas. No entanto, além da esfera emocional, essa exaustão também nos afeta fisicamente, impedindo-nos de seguirmos em frente, em direção a vidas saudáveis e felizes.
A falta de reciprocidade como incentivadora do esgotamento emocional
A principal fonte do esgotamento emocional é a falta de reciprocidade. As pessoas que sofrem dessa condição são, geralmente, aquelas que se preocupam em dar sempre o melhor de si em todos os seus relacionamentos, mas nunca são correspondidas com a mesma intensidade.
A falta de reconhecimento somada à renúncia constante de si mesmo, de suas prioridades, sonhos e necessidades, causa uma grande ferida no coração dessas pessoas que aumenta a cada dia, sem previsão de cura.
Os primeiros sintomas da exaustão
Assim como com todas as condições da vida, quando se trata de esgotamento emocional, primeiro apresentamos sintomas de que algo está errado. Se não soubermos identificar esses sinais, não saberemos como tratá-los e, dessa maneira, não poderemos prevenir os efeitos do esgotamento em nossas vidas.
Para ajudá-lo a identificar se você pode estar caminhando para a exaustão emocional, apresentamos abaixo os principais sintomas da condição. Se estiver experimentando esses sintomas em sua vida diária, busque medidas de prevenção o quanto antes.
Os primeiros sintomas de exaustão emocional:
Cansaço físico: acordar a cada dia parece muito difícil e você já espera que seu novo dia seja repleto de tarefas exaustivas, além de não encontrar motivação em nada.
Falta de motivação: você não se sente verdadeiramente inspirado para realizar nenhuma tarefa diária. Pelo contrário, apenas faz o que tem que fazer sem nenhuma alegria ou interesse verdadeiro em melhorar.
Irritabilidade: tudo ao seu redor parece irritá-lo e seu autocontrole diminui um pouco a cada dia, o que o torna mais suscetível a desentendimentos com as pessoas ao seu redor. Além disso, até mesmo as menores críticas e discordâncias parecem ofendê-lo
Insônia: com muitas coisas em suas mentes, essas pessoas têm dificuldade em estar em um estado de calma para conseguirem dormir.
Distanciamento afetivo: suas emoções se tornam cada vez mais longe de
Problemas de memória: sua memória para estar prejudicada e se torna difícil lembrar até das pequenas coisas.
Dificuldades para desenvolver pensamentos: O cansaço torna o pensamento mais lento. Dessa maneira, começa a precisar de mais tempo para realizar suas tarefas diárias.
Os dias estão esquisitos,
é normal estranhar.
Estranho é ter esquecido,
os dias normais em que
nós estávamos esquisitos.
Quando alguém se afasta de você, naturalmente é porque sua participação na vida dela acabou... Mas relaxe, outros chegarão lhe pedindo pra ficar.
Heróis não passam do desejo tolo de trocar experiencia pela simulação. Vocês só assistem pessoas falando, só assistem pessoas jogando, viagens, relacionamentos, riscos, apenas assistem as experiencias dos outros, não vivem suas próprias. Preferem ficar escondidos, passivos, consumidores famintos que não conseguem levantar do sofá, incapazes de de participar da vida, querem heróis para protege-los e se tornam ainda mais impotentes nesse processo, acham que estão cuidando de vocês, que estão sendo defendidos, que alguém luta por vocês mas o sistema está roubando suas experiências enquanto sorri para vocês. Tentem me impedir com seus heróis, sentem no sofá na frente das telas e só assistam, vocês não estão mais no controle, eu estou.
Me dei ao luxo de ser,
Não parecer, para ser verdade!
Descobri que sou creatividade
Fluxo em atividade, sem saber
Que dificuldade é permanecer!
Eu acredito que as pessoas sejam naturalmente más não acredito mais que a sociedade a corrompa admito que errei ao pensar que somos puros ao nascer
Mas também tenho capacidade de dizer que podemos mudar... Podemos evoluir
Acredito que o ser humano é mal até encontrar algo que ele preze
Acredito que ele seja ignorante, individual infantil e agressivo até que algo que de alguma forma toque ele, seja aquilo uma pessoa, um ideal ou uma forma de vida
Acredito que ao aparecer algo que uma pessoa tenha certeza que vale a pena lutar
Ela vai agir a favor aquilo incondicionalmente
Não acredito que alguém faz algo bom por que " foi o certo a se fazer " acredito que ele fez aquilo por que o ato iria contra os seus ideais ou contra suas crenças esse de certa forma é um pensamento triste e realmente não posso dizer que sou feliz mas por que seria triste? Por que se esse pensamento for além disso e se tornar ou se provar uma verdade então tudo que fizeram todas as guerras em prol do que é certo todas aquelas vidas perdidas tudo aquilo que foi destruído por que alguém acreditou que era o "certo" na realidade não era por que não existe certo e errado é apenas uma idéia contra outra pessoas morrendo por isso pessoas sofrendo por crenças e pela malícia humana...
Vejo a chuva e ela me remete a vida
Por que ainda... bem eu não sei
Mas talvez eu não precise de um motivo para isso... Afinal
Ela é bela
Ela assusta
Ela é fria
Mas as vezes passa uma sensação quente
As vezes passa uma sensação de acolhimento
Alguns temem ela
Outros a admiram
E também existem os que a veem de forma indiferente
Talvez a descrição que dei não seja sobre a chuva
Talvez seja sobre a vida
E como a vida se relaciona com a chuva
Cada pingo um momento pingos que vão pingos que vem apenas gotas d'água e essas simples gotas d'água são capazes de proporcionar conforto... Talvez essa seja a relação da chuva e a vida ambas causam tanto e podem vir de várias formas só que o que mais me impressiona é que cada um, cada pessoa cada ser vê e reage a elas de uma forma única
Num quarto, as luzes apagadas, pela janela o brilho da lua ilumina seus traços e a dança começa.
Seu corpo aproxima mais do meu, seus lábios encontram os meus, calmamente e intensamente o ritmo muda.
Seus toques aumentam mais a satisfação e meu corpo se arqueou mostrando a sensação mútua de prazer e a dança continua.
Queria ver o seu sorriso deslumbrante
Queria ser o motivo desse sorriso
Queira está perto
Queira olha para o céu e dizer - eu sou um Poeta mais feliz .
Queira ser apenas um momento
Queira está em seu olhar
Queria me aprofundar em seu corpo
Como um louco , um louco feliz .
Mesmo com o tempo , não é remédio para meus pensamentos ,a saudade é grande mesmo estando longe , não sei te esquecer , mais mesmo assim nunca te esquecerei ...
há dias, recebi a noticia que um filho está sendo gerado dentro de ti, na minha cabeça um turbilhão de sentimentos, vontades e desejos veio a tona, aquela dúvida da certeza, aquela certeza que doi mais que a dúvida, Nosso fruto de muito amor, porém proibido... sendo cultivado por outro lar...
As pessoas hoje em dia, gostam bastante de brincar com os sentimentos das outras. O mais incrível é saber que elas não conseguem compreender o amor que a pessoa tem depositado nelas, o amor que elas deveriam ter por si próprias depositado em outra pessoa, a confiança que deveria ter em si mesma depositada em outra pessoa. Dói bastante ver todo esse depósito de sentimentos serem em vão, irem morro a baixo. Esses acontecimentos fazem a autoestima da pessoa despencarem. Isso dói, dói demais.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp