O Amor Esquece de Comecar Fabricio Carpinejar
A diferença entre o valor do repouso na maresia e o valor do esforço na academia é está no valor que cada um atribui à sua escolha.
O sistema neoliberal transformou a vida num grande negócio, gerando esgotamento e esfacelamento nas pessoas, caindo como uma luva para o ramo da autoajuda.
No final, tudo se torna um negócio sem fim.
Fazer o certo por consciência moral é ser honesto, enquanto agir de forma adequada por medo é estar correto, mas não necessariamente honesto.
Antigamente, os treinadores montavam o time com base nas melhores habilidades dos jogadores, enquanto hoje em dia, o fazem com base naquilo que cada jogador tem de pior.
Somos constantemente induzidos a crer que a vida reside na busca do que nos falta, num ciclo sem fim de consumo e vendas incessantes, impulsionado pela lógica neoliberal.
O sistema neoliberal nos faz crer que sempre nos falta algo para ter uma vida bem vivida, garantindo assim que o mercado continuamente tenha itens para vender.
Saber o significado de algo difere de conhecer.
O conhecimento sobre algo transcende a simples compreensão.
Uma vida bem vivida passa pela satisfação das necessidades básicas para sobrevivência, realização pessoal, profissional, emocional e uma boa convivência social.
A experiência da dor é absolutamente verdadeira para quem a vivencia, enquanto sua intensidade é subjetiva e relativa às circunstâncias específicas de cada pessoa.
Na teologia da Igreja Católica durante a Idade Média, acumular riquezas de forma excessiva era considerado contrário aos princípios cristãos.
Um paradoxo em relação à simplicidade pregada e à ostentação observada dentro da instituição eclesiástica.