Nos somos Culpados pelos nossos Sofrimentos
Causamos nossos maiores danos ao esperar, ao confiar, ao se entregar, ao não duvidar, ao não questionar, ao não dialogar, ao não nos posicionarmos, ao nos permitirmos, ao cedermos, ao calarmos, ao não nos movermos - muitos de nós acreditamos que os outros agirão como nós agiríamos se fôssemos o (s) outro (s).
Acreditar em nossos sonhos, não significa que não seremos frustrados. Acreditar em nossos sonhos é a motivação que nos impulsiona a confiar na esperança de alcançar o que sonhamos.
"Em nossos laços pessoais, devemos ser como peixes, mergulhando profundamente nas águas das emoções e conexões, e como águias, alçando voos conjuntos em busca de novas alturas, adaptando-nos com sabedoria às diferentes situações que a vida nos apresenta."
Não adianta se expressar através de lagrimas sendo que, a dor sempre irá permanecer em nossos corações.
É importante entender que a beleza interior é mais importante do que a exterior...
É importante descobrir o que nossa alma precisa para sentir-se bela e amada...
Ósculos e amplexos,
Marcial
ASSIM COMO SOMOS COM NOSSOS CROMOSSOMOS
Marcial Salaverry
Não basta apenas conhecer nossos cromossomos para saber como somos, uma vez que precisamos ver nossa aparência física que nem sempre agrada a todos, pois é algo muito subjetivo. Cada um tem uma idéia diferente sobre o assunto, e é preciso considerar que muitos consideram que o mais importante é estar-se bem vestido, e nesse caso, cabe a pergunta "O que é "estar bem vestido?". Existem controvérsias a esse respeito, e não vale a pena entrar no mérito da questão. O mais importante é a aparência que as pessoas apresentam e transmitem. Uma pessoa de boa aparência, que esteja corretamente trajada, sempre será mais bem recebida em qualquer lugar.
Ocorre que, muitas vezes, as aparências enganam, e um bom aspecto externo, esconde um interior bem feio. Depende de como se saiba usar a energia interior. Se a usarmos para espalhar o bem estar, a amizade, claro que a aparência será atraente. Se a voltarmos para o mal, o efeito será o oposto, embora isso não seja exposto externamente, e assim podemos considerar que realmente a aparência física é algo importante. Todavia, para que se tenha uma boa aparência, não é condição sine-qua-non ter uma beleza deslumbrante. O principal é ter uma certa simpatia interior, que logo poderá causar empatia onde estiver.
A boa aparência está em pequenos detalhes, como por exemplo usar roupas que combinem com sua idade, com seu aspecto físico. Pessoas de idade não combinam com roupas jovens. A jovialidade se mostra no olhar, na disposição, e não nas roupas. A discrição no vestir fala muito sobre a pessoa. Pode-se melhorar e muito a aparência, apenas com um sorriso. Mas não aquele sorriso estereotipado, como por exemplo o sorriso dos praticantes de ginástica aeróbica. Mas aquele sorriso que vem de dentro, quando os lábios conseguem transmitir algo que vem da alma. E para consegui-lo, é preciso estar bem internamente, e isso se consegue com o simples fato de você aprender a gostar-se, ser feliz como você é. O importante mesmo é a pessoa aprender a conviver com seu aspecto, e a gostar de si mesmo. Assim conseguirá transmitir uma sensação de bem estar interior, o que sempre melhora a aparência.
Assim, o importante é entender que enquanto você não conseguir se aceitar, não conseguirá gostar de si mesmo, e aí a coisa se complica, uma vez que para dizer a verdade verdadeira sempre é mais difícil conviver com uma pessoa que viva carrancuda, insatisfeita consigo e com o mundo. Se o problema for o aspecto físico então, poderá querer partir para as cirurgias plásticas, com a finalidade única de "melhorar a fachada", o que nem sempre é uma boa. Sempre é mais importante cuidar do espírito. Aliás, na verdade, só se deve partir para uma cirurgia plástica, ou uma lipoaspiração, com a finalidade de corrigir algum defeito, e não por simples vaidade. Uma cirurgia corretiva quando realmente necessária será benvinda, mas apenas por vaidade, é melhor pensar bem nos perigos que estão implicados em tais procedimentos. Enfim, cada qual tem o seu pensar, e não nos cabe discutir certas idéias, por mais erroneas que nos pareçam ser...
Concordo que a perfeição física (ou quase), é o sonho dourado de todos. Existem muitas maneiras de se melhorar o físico, através de exercícios adequados (cada biotipo tem um tipo de exercício), através de educação alimentar (educação alimentar é uma coisa, e regime é outra), através de uma melhora espiritual (a yoga, o reiki, tudo que cuida do espírito pode ser um meio excelente), e principalmente, através da auto-aceitação. Conheci muitas pessoas que se consideravam feias, horríveis e que conseguiram melhorar incrivelmente sua "fachada" dessa maneira, apenas melhorando seu “eu” interior. Essa melhora sempre dá certo, e assim, creio que concordamos todos num ponto, ou seja, que um belo aspecto físico é importante. Mas, como se define o belo? Cada qual tem sua concepção. A única beleza que é universal, que todos os povos do mundo consideram da mesma maneira, é a beleza interior. É aquela que se projeta de seu espírito, que seus olhos transmitem, e que para tê-la você tem que amar a vida, tem que se amar. Experimente despir-se diante de um espelho grande, que mostre seu corpo inteiro, e aprenda a amar suas formas, sejam elas quais forem. Se somos assim, temos que nos aceitar e nos gostar, concordando que somos conforme nossos cromossomos...
Existe um ponto de vista que vou defender com unhas e dentes (e dentadura também), qual seja: se você, após esse exame chegar à conclusão de que deseja modificar alguma coisa, procure fazê-lo por vias naturais. Contudo, aprenda primeiro a amar-se, que é o ponto principal para qualquer "operação"...
Um ponto de vista já debatido, é aquele que diz que a pessoa para sentir-se bela, é necessário que se sinta amada. Totalmente de acordo. E vocês, queridas crianças, têm todas as condições do mundo de sentir-se amadas. E muito. Pela pessoa mais importante que existe para você, que é VOCÊ... Portanto, ame-se e sinta-se bela, permitindo-se assim o privilégio de viver UM LINDO DIA, neste, e nos demais dias de sua vida...
Sentimentos, algo que sentimos,
mesmo sem nosso assentimento...
Osculos e amplexos,
Marcial
ENTENDENDO COMO SÃO NOSSOS SENTIMENTOS
Marcial Salaverry
Não resta a menor dúvida de que para abordar esse tema, temos de entender que não existe nada mais subjetivo do que nossos sentimentos, e por mais que se tente, não conseguiremos chegar a uma definição aceitável, que nos faça chegar a uma conclusão.
Para dizer a verdade, existe uma definição clara e precisa: Sentimentos são indefiníveis, e não somente são indefiníveis, como são praticamente incontroláveis.
Muitas vezes conseguimos mantê-los sob controle da razão, mas nunca por muito tempo. E, quando conseguem se libertar dessa coisa aborrecida que é a razão, explodem com mais força e intensidade.
Li um pensamento simplesmente definitivo sobre os tais sentimentos, de autoria de Rubem Alves. Vamos a ele:
"Somos donos de nossos atos mas não somos donos dos nossos sentimentos.
Somos culpados pelo que fazemos mas não somos culpados pelo que sentimos..
Podemos prometer atos. Não podemos prometer sentimentos...
Atos são pássaros engaiolados... Sentimentos são pássaros em vôo..."
Com plena e total certeza, pode-se dizer que somos perfeitamente capazes de controlar nossos atos, e assim, decidir o que devemos ou não fazer, e resolver o que nos é possível executar. São decisões que dependem de nossa vontade. Todavia, nem sempre gostamos daquilo que fazemos. Mas é algo que precisa ser feito, com ou sem prazer. Fazemos por obrigação, e não conseguimos definir porque não o fazemos prazerosamente. Não somos capazes de direcionar nossos sentimentos para apreciar aquilo que nosso dever nos obriga a executar.
Assim, da mesma maneira que somos responsáveis por todos nossos atos, devendo responder por tudo aquilo que fazemos, não é possivel julgar-nos pelo que sentimos, assim sendo, se fizermos o bem, tiraremos benefícios com isso, se pelo contrário, agirmos mal, poderemos sofrer alguma punição por isso. Ou não, pois existe muita gente que faz coisas erradas e não sofre a punição adequada... Mas, punidos ou não, ninguém poderá nos julgar por aquilo que sentimos. Aliás, muitas vezes não conseguimos sequer definir o que nos vai n'alma.
Poderemos prometer fazer muitas coisas, sejam boas ou más, que na verdade serão promessas referentes a atos que pretendemos praticar. Apenas será impossível prometer sentimentos. Não poderemos jamais prometer amar alguém, ou mesmo odiar alguém, pois não conseguimos controlar nossas emoções. É realmente inexplicável o que acontece com elas.
Ninguém é capaz de dizer porque ama um certo alguém, nem tampouco é capaz de explicar porque não consegue amar uma outra pessoa, apesar de muito amado por ela. Parece contra senso, mas muitas vezes ocorre isso. Amamos alguém que não nos ama. Somos amados por outro alguém, que não amamos. E daí? Não é coisa de doido? Simplesmente são armadilhas dos nossos indefiníveis sentimentos. E não podemos ser condenados por isso. É algo que vem de nosso interior incontrolavelmente.
"Atos são pássaros engaiolados... Sentimentos são pássaros em vôo". Impressionante a profundidade desta frase. Como poderemos determinar quais atitudes iremos tomar, quais atos iremos ou não praticar, e assim, é perfeita a imagem de um pássaro engaiolado. Colocamos nossa decisão em uma gaiola, definindo assim nossa linha de conduta. contudo os incontroláveis e indefinidos sentimentos, têm a liberdade dos pássaros em vôo, que podem ir para onde melhor lhes aprouver. Assim é aquilo que temos em nosso interior. Não conseguimos manobrar os sentimentos direcionando-os para onde mais nos for conveniente. Não conseguimos deixar de gostar de alguém, apenas porque esse alguém não nos quer. Poderemos sufocar nosso sentimento, ou mesmo controlá-lo, para que não atrapalhe muito nossa vida. Mas ele lá ficará, latente, apenas esperando uma ocasião para explodir.
Assim, como inexplicável é o amor, o mesmo se aplica à amizade, ao carinho, ao ódio, ao desprezo.
Como se explica que determinadas pessoas são amadas por uns, e detestadas por outros?
O mesmo se aplica a filmes, livros, esportes, preferências (sexuais ou não..)... Enfim, a tudo na vida. Sempre haverá alguém para gostar de algo ou alguém. E sem que saiba dizer o porque, assim como existirá quem não goste...
Existe um provérbio popular bem adequado: "Se todos gostassem do azul... o que seria do amarelo?"
Quero entender que todos gostam de UM LINDO DIA, e certamente esse é meu desejo a todos, mas quem não o desejar, tem o direito de assim pensar...
"Amar... sem ser amado,
É muito complicado...
Melhor é amar e ser amado...
Marcial Salaverry"
Foi bom juntar, o meu mundo ao seu,
Que se tornou bem mais feliz, quando a gente se deu.
E o brilho do teu olhar,
Coloriu os nossos laços,
E voando "pra" outra dimensão,
Você me pediu proteção,
Dizendo seu porto seguro é nos meus braços.
Meu desejo maior és meu sol da manhã,
Pureza no amor e és o meu bem querer.
Cumplicidade revela o segredo, e respeito tirou nossos medos,
Meu mundo é mais feliz por estar com você.
Você é demais é minha inspiração,
É fonte de amor que jamais terá fim.
É a flor mais linda e tão bela, que exala o gostoso perfume,
Deixando mais formoso o nosso jardim.
Cuidado com os teus escravos ou opressores que só vês nos outros.
Refiro-me ao que chamamos de falta ou defeitos...
Eles são tão sutis que você jura que eles não são teus e que é do outro a falta,
Nossos caminhos!!
Existem pessoas que se aproximam de nós , trazendo problemas nas mãos, que somente elas poderão resolver.
Existem caminhos internos, que não são nossos
Luzes que precisam ser acessas, mais não por nós.
Existem caminhos que devemos percorrer sozinhos.
Silêncios que devem ser aprendidos
Vozes que devem ser ouvidas
Podemos até ajuda- los, mais não podemos percorrer.
Simone Vercosa.
Reconhecer nossos próprios processos internos é como encontrar a chave de um tesouro escondido. Quando nos tornamos conscientes de nossos comportamentos e reações, conseguimos nos afastar do impulso de reagir automaticamente a uma situação. Essa capacidade de parar e refletir traz à tona uma nova dimensão da vida; vivemos com autenticidade e significado, em vez de deixar que as influências externas nos puxem para longe de quem realmente somos.
Que nossos passos edifiquem, nossas palavras inspirem e nosso amor transforme cada lugar por onde passarmos.
“Os mais fortes entre os inimigos são os íntimos — porque conhecem a luz e as sombras que carregamos.”
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp