Motivos de Amar uma Mulher
"Não há nada ilegal em relação à maturidade.
É uma versão modificada, é verdade,
mas inteligente em excelência e plenitude.
Biopsicossocial e culturalmente em mutação.
A bronca é chegar lá."
"A maturidade nos concede uma dependência irreversível, que a medicina não pode curar.
Em consequência de um vício, o de viver sozinho,
que nos oferece a tranquilidade, a paz e a capacidade de existir ‘offline’.
Optamos pelo modo avião, por escolhas mais seletivas,
por uma companhia de qualidade — poucos, mas profundos: a família e amigos verdadeiros.
A solitude, com o tempo, transforma-se numa dependência improvável, mas inevitável.
E, no fim, ela se torna uma opção inegociável: a paz."
"As aparências são apenas
fragmentos de uma história;
o que realmente importa
é o que temos
dentro de nós mesmos."
Para minha filha, Luana de Faria.
Lu, este texto traz uma breve reflexão sobre a nossa constante busca pela felicidade. Penso que não existe uma fórmula exata. Estamos constantemente em processo de busca, seja de paz espiritual ou equilíbrio mental. Essa busca faz com que não nos demos conta de que, dia após dia, esquecemos de viver o presente, fazer bom uso da nossa liberdade, livre arbítrio, aprender com os er-ros e acertos, dar prioridade para o que realmente buscamos: a paz de espírito. Esse exercício de habitar o presente faz toda diferença em nossas vidas, e faz com que não entremos em colisão com a infelicidade. Penso que a felicidade está ligada ao autoconhecimento, com a decisões conscientes, sempre pensan-do no bem-estar do coletivo e demonstrando coragem para enfrentar o desco-nhecido.
Luana, o que é necessário para sua felicidade?
Sei que não existe uma definição exata para a felicidade. Talvez ela seja um estado de espírito em harmonia com nosso corpo, alma e organismo. Ima-gino que se contemplarmos o belo diariamente, com uma pitada do ócio, não faria mal a ninguém. Algumas pessoas diriam que felicidade é sinônimo de acumular muito dinheiro, ostentação, ou até mesmo ter um relacionamento com cumplicidade e amor verdadeiro. Na minha opinião, ela existe nos prazeres momentâneos. Não existe uma fórmula mágica que te deixaria feliz o tempo inteiro, uma vez que a vida é repleta de fases, sejam elas boas ou ruins. Quando as pessoas se aproximam umas das outras por algum interesse, a felicidade se torna temporária.
No dia a dia, quando temos um lapso de felicidade, percebo que é impossível um mero mortal viver feliz o tempo todo. Como encaramos os nossos problemas? Todo mundo deseja a felicidade em sua plenitude, estar feliz de-pende de como nós fazemos as nossas escolhas e se estamos acertando no uso do livre arbítrio. Devemos viver intensamente a vida e não se apegar à conta bancária ou riquezas materiais. Devemos pensar que, se nós conseguirmos ad-ministrar bem o presente, vivendo intensamente o hoje e o agora, estaremos livres dos monstros que perturbam a nossa mente. Com perseverança e amor ao próximo, estaremos felizes, passaremos a maior parte da nossa caminhada com a mente livre dos espíritos maus. Ser feliz é um projeto de vida que todos nós almejamos, e não existe ouro nem prata nesse mundo que possa comprá-lo. Podemos ser felizes sem ter alcançado a felicidade plena?
Luana, quando romperam o meu cordão umbilical pela primeira vez, também cortei as amarras da dependência materna, senti o prazer da liberdade e ao mesmo tempo assumi os riscos do livre arbítrio. Trocar o certo pelo duvidoso não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando escolhemos trocar de em-prego, iniciar ou terminar um namoro, ir trabalhar em outra cidade (ficando dias e dias longe de quem amamos), fazer uma prova em um vestibular ou um concurso público. Toda decisão rápida exige mudanças significativas em nossas vidas, uma vez que isso requer muita disciplina, muito estudo, busca de novos conhecimentos… Por outro lado, ao tomar uma decisão também atraímos “energias”. Não sei dizer se são só positivas ou negativas. O certo é que um no-vo começo exige cautela, principalmente quando conhecemos novos amigos, por não sabermos com qual grau de “interesse” estaremos lidando. Aventurar-se em uma nova jornada pelo inexplorado não é um exercício fácil, o próprio “novo” traz insegurança para você e para quem se aproxima de você. Quando conhecemos alguém, sempre surgem aquelas dúvidas: “Até onde posso confiar?”, “Devo arriscar todas as fichas nesse novo relacionamento?”. Com o passar do tempo, você vai amadurecendo, buscando mais conhecimento. Daí você percebe que sua luta não se tornou em vão. As diferentes etapas e as pequenas conquistas fortaleceram seu psicológico e te amadureceram como pessoa. Romper e não se conformar com o óbvio te proporciona enxergar um novo rumo no horizonte. Por isso, não é necessário emancipar-se para aprender a desa-fiar e saber lidar com seus próprios medos, considerando que nossas escolhas permitem que adquiramos confiança e fortalecem nosso emocional para enfrentarmos novos desafios. Que esse acampamento simbolize um passo enorme e um olhar reflexivo para o futuro. A palavra de Deus diz: “Tudo posso na-quele que me fortalece”. Façamos a nossa parte que ele estará conosco. Além dEle, sua família sempre estará contigo em todos os momentos da sua vida.
Nós te amamos, filhinha. Deus te abençoe hoje e sempre.
Ass.: Gilson, Izabel, Vinícius e Nicole.
04/10/2025
O Fardo de Enxergar
Por Jotapê
É um veneno lento, este saber. Uma chaga aberta na alma que insiste em mostrar o quão pouca gente se sustenta em verdade. O ódio que certos hipócritas têm não é o mesmo que sinto por eles. O que me pesa é ver a máscara que carregam e o quanto essa falsidade corrói a convivência. Não fomos feitos para o teatro constante; é na hipocrisia que muitos encontram oxigênio social.
Se às vezes me curvo a essa dinâmica; se ocasionalmente visto a farda camuflada da hipocrisia, é por sobrevivência. Uma rendição amarga a um convívio que exige polidez acima da alma. Por isso escolho a solitude, uma das poucas companhias honestas que conheço.
O que me consome não é vaidade de me sentir melhor que outrem; não me julgo assim. É a maldição de enxergar a podridão por baixo do verniz. Não preciso de longas conversas, de anos de convivência. Basta um primeiro olhar, o tropeço no tom de voz, um gesto contido. A casca se quebra e ali, desnudo e tremente, surge o “demônio”: não o mítico, mas o Mal encarnado na falta de caráter, doutrinado pela conveniência.
E são os olhos que mais me ferem. Janelas da alma, revelam mais do que qualquer palavra ou gesto. Dentro de um olhar posso ver tanto a luz que arde a chama eterna e espiritual quanto a névoa tétrica, sombria “satânica”, que arrepia. É o amor contra o puro ódio; a razão contra a insanidade. Não há máscara que resista ao olhar. Nele, o ser humano se trai.
Nasci com esse dom penoso de distinguir o joio em meio a milhares de pés de trigo. E como isso me faz mal, e a uns poucos que conheço com destino igual. É a dor de ser um detector constante de fraude em um mundo que prefere a ilusão. É um fardo que ninguém invejaria.
Nunca desejei o que é do outro. Nunca lancei maldição. Meu clamor é simples, talvez o último suspiro que me resta: Justiça. Rogo a Ela, e ao Criador, mesmo sabendo que a conexão é frágil, que o mérito é distante, pois todos, de alguma forma, somos indignos. Mas a sede por um acerto de contas, por um equilíbrio, por uma verdade que se imponha, essa sede não se cala.
O mal receberá a sua paga; o bem prevalecerá.
Que a justiça me seja negada em vida; que a verdade nunca se perca.
“O gado morre,
amigos morrem.
Então, você também deverá morrer.
Mas há uma coisa
que nunca morre:
a fama justa daquele que a recebe em vida.”
*Ditado Viking
Quando não é uma gata a principal responsável pelas turbulências entre os namorados, é uma cegonha.
Felicidade é ver uma criança dormindo no colo de alguém, pessoas se abraçando e a luz do vaga-lume.
Se o amor não é uma reação química ou um encontro de almas, então você não sabe com o que está lidando.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp