Ministério

Cerca de 3806 frases e pensamentos: Ministério

Quanto você vale?

Quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho. -
Romanos 5:10

Escritura de hoje : Salmo 49: 1-15

Um estudante entediado da Universidade de Washington usou um site de leilões na Internet para vender sua alma ao maior lance. Como se viu, a oferta principal era de apenas US $ 400.

Como a alma é imaterial, não pode ser extraída de um corpo como um órgão físico, como um coração. O aluno teve que admitir: "Eu não acho que o lance mais alto será capaz de ganhar minha alma".

Essa oferta alegre lembra a séria pergunta de nosso Salvador em Mateus 16:26: “O que um homem dará em troca de sua alma?” Ao desafiar Seus ouvintes a pensar em um futuro dia de julgamento, Jesus disse que o mundo inteiro desaparece. em comparação com o valor de uma alma.

A questão do nosso valor, portanto, não é uma questão de quanto possuímos. O autor do Salmo 49 apontou para a tolice daqueles que valorizam mais os bens do que suas almas. Em vez disso, o salmista olhou para o Senhor, confiante de que Ele “redimirá minha alma do poder da sepultura” (v.15).

É porque Deus nos valoriza tanto que Ele enviou Jesus à terra como um bebê. Ele cresceu e depois morreu na cruz para pagar o preço para nos redimir (Romanos 5: 6-21).

Quanto você vale? Veja o berço de Belém e a cruz do Calvário.

Refletir e orar
A morte de Cristo é a medida do seu valor para Deus. Vernon Grounds

Inserida por 2019paodiario

Muitos elogios

Grande é o Senhor, e muito a ser louvado. -
Salmos 48: 1

Escritura de hoje : Salmo 48

Deus - você já se sentou e ficou maravilhado com o quão grande e glorioso Ele é? Hoje, vamos fazer uma pausa para refletir sobre Sua majestade e grandeza.

Para nos ajudar a fazer isso, aqui estão algumas descrições de Deus que eu encontrei ao ler os Salmos 1-48.

O Senhor é um escudo (3: 3), minha fonte de segurança (4: 8), meu rei (5: 2), o juiz (7: 8), o Altíssimo (7:17), meu refúgio (9 : 9), o ajudante dos órfãos (10:14), o rei para sempre (10:16), justo (11: 7).

Deus é minha força, rocha, fortaleza, fortaleza (18: 1-3; 28: 1; 31: 4), meu libertador (18: 2), meu apoio (18:18), meu Redentor (19:14).

Ele é meu pastor (23: 1), o rei da glória (24: 7), o Senhor dos exércitos (24:10), o Deus da minha salvação (25: 5), minha luz e minha salvação (27: 1 ), minha força e escudo (27: 1; 28: 7).

Ele é o Deus da glória (29: 3), o Senhor Deus da verdade (31: 5), o Deus vivo (42: 2), minha ajuda na angústia (46: 1), o rei sobre toda a terra (47 : 2)

Isso deve ser o suficiente para meditar por um dia. Não, isso é suficiente por uma eternidade!

Vamos começar hoje a adorar nosso Deus a sério - Aquele que nos dá tantas razões para louvá-Lo

Refletir e orar
Durante o seu tempo de oração hoje, comece louvando
ao Senhor por algumas das qualidades listadas acima.
Para saber mais sobre esse assunto, leia o livreto online
Como posso conhecer a Deus através de seu livro?

Você nunca pode louvar demais a Deus. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario

Não toque 'What If?'

Veja se há em mim algum caminho perverso e me conduz pelo caminho eterno. -
Salmos 139: 24

Escritura de hoje : Salmo 139: 1-12,23-24

No jogo de abertura da temporada de futebol de 2001, um erro da Universidade do Colorado custou à equipe a chance de disputar o campeonato nacional. Quando o treinador Gary Barnett foi questionado sobre isso, ele disse: “Nós não pensamos nisso. Eu aprendi há muito tempo: não tropeçar em algo atrás de você. ”Barnett estava ocupado recrutando novos jogadores e se preparando para um jogo de taça de férias e não tinha tempo para pensar no passado.

Todos nós precisamos viver no presente. Mas e os erros que lamentamos profundamente? Como podemos lidar com pecados e falhas do passado que ainda nos pesam? Oswald Chambers, falando da tristeza do que poderia ter sido, disse: “Nunca tenha medo quando Deus trazer de volta o passado. Deixe a memória seguir seu caminho. É um ministro de Deus com sua repreensão, castigo e tristeza. Deus transformará o 'poderia ter sido' em uma cultura maravilhosa [fonte de nutrição e crescimento] para o futuro. ”

O salmista pediu a Deus que vasculhasse seu coração e ver se havia nele algum caminho perverso, para que ele pudesse confessá-lo e ser perdoado. Depois, acrescentou: “Guia-me no caminho eterno” (Salmo 139: 23-24).

Deus não quer que sejamos presos ontem, mas que sejamos livres para hoje e amanhã.

Refletir e orar
O Calvário cobre tudo,
Meu passado com seus pecados e manchas;
Minha culpa e desespero Jesus levou sobre Ele lá,
e o Calvário cobre tudo. - Taylor

Pensar no passado paralisa o presente e arruina o futuro. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

Vida Ilusória

Você diz: "Todo aquele que faz o mal é bom aos olhos do Senhor". - Malaquias 2:17

Escritura de hoje : Malaquias 2:17

Uma ilusão é definida como "uma percepção errônea da realidade". Os mágicos dependem dela para enganar seu público. Mas algumas ilusões podem ser fatais. Se eu perseguir uma miragem no deserto, pensando que é água, eu poderia morrer de sede.

As ilusões mais perigosas de todas são espirituais. No tempo de Malaquias, os homens não viam mais a seriedade do convênio do casamento e estavam se divorciando de suas esposas sem justa causa. O povo de Deus disse: “Todo aquele que pratica o mal é bom aos olhos do Senhor, e Ele se deleita neles” (2:17). Eles não estavam vendo as coisas como Deus as vê.

Todos somos propensos a esse tipo de auto-engano. O pecado obscurece nossa capacidade de ver o certo e o errado. “O coração é enganoso acima de todas as coisas. . . quem pode saber disso? ”(Jeremias 17: 9).

Viver sob essas ilusões deve ser substituído pela realidade. E isso pode acontecer em tempos difíceis. A adversidade e a dor têm uma maneira de livrar nossas vidas de falsidade. Estamos então mais aptos a preencher o vazio com a verdade.

Como dependemos do Espírito de Deus para nos ajudar a aprender e obedecer aos ensinamentos da Bíblia, as ilusões são substituídas pela verdade do amor e perdão de Deus em Cristo. Essa é a única realidade que realmente satisfaz os anseios mais profundos de nossos corações e nos leva a um desejo de ser como Ele.

Refletir e orar
Se gostaríamos do que é bom e certo,
precisamos ser puros por dentro;
Mas se comprometermos a verdade,
perdemos nosso senso de pecado. -D. De Haan

Para evitar ser enganado, mantenha um controle firme da verdade. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Vamos passar no teste?

Quando a mulher viu que a árvore era boa para comer, que era agradável aos olhos,. . . ela pegou sua fruta e comeu. -
Gênesis 3: 6

Escritura de hoje : Gênesis 3-5

Os coiotes não resistem a um saboroso jantar de ovelhas. É por isso que, há alguns anos, os pesquisadores experimentaram cerca de 500 produtos químicos diferentes para desenvolver uma solução para borrifar ovelhas que as tornariam "à prova de coiotes". Um composto com gosto de molho picante ofereceu a maior promessa.

Os cientistas teorizaram que, se os testes fossem bem-sucedidos, os coiotes poderiam perder o gosto pelas ovelhas. Se isso acontecesse, a tentação que faz dos coiotes um incômodo público no país das ovelhas desapareceria, e o homem se tornaria o melhor amigo do cão selvagem.

Às vezes me pergunto por que Deus não fez algo assim no Jardim do Éden. Por que Ele não fez a árvore do conhecimento do bem e do mal dar frutos feios? Por que Ele não a cercou com uma cerca de arame farpado no topo? Por que Deus criou a árvore em primeiro lugar? Parte da resposta, acredito, é que a tentação de fazer o mal colocou Adão e Eva frente a frente com a questão moral definitiva: Eles mostrariam confiança em seu Criador e obedeciam a Ele com todo o coração?

Enfrentamos um teste semelhante todos os dias. O que nós vamos fazer? Iremos reprovar no teste? Ou confiaremos em Deus completamente e obedeceremos a Seus mandamentos?

Refletir e orar
Ao longo da estrada da vida há obstáculos -
Nossa escolha se torna um teste;
Ajuda-nos, ó Senhor, a conhecer o teu caminho, para
que possamos escolher o que é melhor. -D. De Haan

Toda tentação é uma oportunidade de confiar em Deus. Mart DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Cada passo conta

Enoque andou com Deus. -
Gênesis 5:24

Escritura de hoje : Gênesis 5: 21-6: 9

As pessoas que querem se sentir melhor, reduzir o estresse e perder quilos indesejados estão descobrindo que caminhar pode ser o melhor exercício de todos. Uma filosofia de condicionamento físico de 10.000 passos por dia, iniciada no Japão, está ganhando popularidade em outros países. Os especialistas aconselham começar devagar e trabalhar em direção a uma meta mais alta, percebendo a cada dia que cada passo conta.

É ainda mais importante manter-se em forma espiritual "andando com Deus", que a Bíblia descreve como um relacionamento íntimo e crescente com o Senhor. “Enoque andou com Deus trezentos anos” (Gênesis 5:22). “Noé era um homem justo, perfeito em suas gerações. Noé andou com Deus ”(6: 9). Os dois homens são mencionados em Hebreus 11, onde são elogiados por sua fé. “Enoque. . . tinha este testemunho de que ele agradou a Deus ”(v.5). Noah. . . tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé ”(v.7).

Para andar com Deus, precisamos seguir em frente sem correr à frente ou ficar para trás. Ao longo do caminho, conversamos com o Senhor, ouvimos a Ele e desfrutamos de Sua presença. Confiamos em Sua orientação quando não podemos ver o que está por vir. Não é apenas o destino que é importante, mas a jornada que tomamos juntos.

Não há momento melhor do que agora para começar a andar com Deus, porque todos os dias cada passo conta.

Refletir e orar
Saber que Deus levará uma vida inteira,
Andando com Ele dia após dia,
Aprendendo tudo o que podemos sobre Ele,
amando-o de todas as maneiras. —Sper

Você está indo na direção certa quando anda com Deus. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

Começando Novamente

Temos redenção através do Seu sangue, o perdão dos pecados. - Colossenses 1:14

Escritura de hoje : Colossenses 1: 9-14

Era o dia de ano novo de 1929. A Universidade da Califórnia em Berkeley jogava na Georgia Tech no futebol americano universitário de Rose Bowl. Roy Riegels, zagueiro da Califórnia, recuperou um fumble da Georgia Tech, virou-se e correu 65 jardas na direção errada! Um dos colegas de Riegels o atacou pouco antes de ele atingir a linha de gol errada. Na próxima jogada, a Georgia Tech marcou e venceu.

A partir desse dia, Riegels recebeu o apelido de "Riegels do caminho errado". Durante anos, sempre que ele foi apresentado, as pessoas exclamaram: "Eu sei quem você é! Você é o cara que correu errado no Rose Bowl!

Nossas falhas podem não ser tão evidentes, mas todos seguimos o caminho errado e temos lembranças que nos assombram. Recordações de pecado e fracasso surgem para nos provocar às 3:00 da manhã. Se pudéssemos esquecer! Se pudéssemos começar de novo!

Nós podemos. Quando confessamos nossos pecados e nos arrependemos diante de Deus, Ele perdoa nosso passado e o afasta. Em Cristo, "temos a redenção pelo Seu sangue, o perdão dos pecados" - todos os nossos pecados (Colossenses 1:14; 2:13).

Nunca é tarde para começar de novo.

Refletir e orar
PENSANDO SOBRE
Que pecados passados ​​você está carregando hoje?
Para aprender mais sobre o perdão
que somente Deus pode oferecer, leia
O Perdão de Deus .

O perdão de Deus é a porta para um novo começo. David H. Roper

Inserida por 2019paodiario

Nas mãos seguras de Deus

Maria disse: "Eis a serva do Senhor! Seja para mim segundo a tua palavra". -
Lucas 1:38

Escritura de hoje : Lucas 1: 26-38

Aos 16 anos, Madame Jeanne Guyon (1648-1717) foi forçada a um casamento arranjado com um inválido 22 anos mais velho. Ela achou que seu casamento era de humilhação absoluta. Seu marido costumava ficar com raiva e melancolia. Sua sogra era uma crítica impiedosa. Até a empregada a desprezava. Apesar de suas melhores tentativas de devoção ao marido e à família, ela foi submetida a críticas implacáveis.

Proibida pelo marido de frequentar a igreja, ela procurou Deus em Sua Palavra e O adorou em segredo. Ela aprendeu que, mesmo no meio de suas circunstâncias sombrias, estava “perfeitamente bem - nas mãos seguras de Deus”. Em seu livro Experimentando as profundezas de Jesus Cristo, ela escreveu: “O abandono [a Cristo] é a chave para os insondáveis profundidades. O abandono é a chave da vida espiritual. ”

Como podemos responder a circunstâncias difíceis com aceitação e abandono? A resposta de Maria ao anjo em Lucas 1:38 nos mostra. A única maneira de ter essa mesma atitude é acreditar que a vontade de Deus é "boa, aceitável e perfeita" (Romanos 12: 2), e estabelecer nossa vontade e pacientemente submeter-se a Ele dia após dia.

Esta pode ser a nossa oração: Seja para mim de acordo com a Sua palavra.

Refletir e orar
Quando somos abandonados à vontade de Deus,
não precisamos duvidar nem temer;
Saberemos que Ele está no controle,
que Ele está sempre próximo. —Sper

Quem se abandona a Deus nunca será abandonado por Deus. David H. Roper

Inserida por 2019paodiario

Pise nos freios

O amor não faz mal ao próximo. -
Romanos 13:10

Escritura de hoje : Romanos 13: 8-14

Um lema de adesivo para carros expressa o objetivo de uma campanha para conter as fofocas: "Coloque os freios em Loshon hora". O movimento começou com o rabino Chaim Feld, em Cleveland, Ohio, que diz que a Bíblia proíbe falar palavras que machucam as pessoas de alguma maneira. Loshon hora é uma frase em hebraico para discurso negativo ou cruel - um mal que causa danos incalculáveis.

O rabino Feld diz: "Se você nunca conheceu Michael, e alguém lhe diz que ele é um idiota, então Michael foi assassinado por você, antes mesmo que você o conhecesse."

Alguém disse: “Quando tentado fofocar, respire pelo nariz.” Essa é uma boa maneira de manter a boca fechada, mas também precisamos de uma solução que chegue ao cerne da questão.

O antídoto para o veneno das fofocas é o amor, que neutraliza a toxina em nossos corações antes que ela escape pelos nossos lábios. A Bíblia nos diz: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'. O amor não faz mal ao próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei ”(Romanos 13: 9-10).

Sempre que somos tentados a transmitir uma palavra negativa sobre alguém, mesmo que seja verdade, vamos procurar a ajuda de Deus para frear as fofocas. Em vez de loshon hora, vamos falar uma palavra de bondade e amor.

Refletir e orar
Senhor, guarde nossas línguas para que o que dizemos
não machuque e ofenda descuidadamente;
Dê-nos o gracioso discurso de amor,
com palavras que acalmam, curam e reparam. —Sper

Para silenciar fofocas, não repita. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

Pessoas improváveis

Eles eram pescadores. Então Jesus disse-lhes: "Sigam-me, e eu farei você se tornar pescador de homens". - Marcos 1: 16-17

Escritura de hoje : Marcos 1: 16-20

Não apenas o Filho de Deus nasceu em um local improvável e de pais improváveis, como escolheu Seus primeiros seguidores em um lugar improvável. Ele não procurou nas escolas religiosas os estudiosos mais instruídos. Ele não estava entre as fileiras de brilhantes líderes militares. Ele ficou longe de estadistas hábeis e de oradores famosos. Antes, Jesus foi às costas da Galiléia e chamou quatro pescadores comuns - Pedro e André, Tiago e João.

"Má escolha", alguns podem dizer. “Sem instrução. Personagens difíceis. O que eles saberiam sobre como iniciar um movimento mundial? Eles não poderiam trabalhar com a multidão se precisassem.

Agora, em nome dos pescadores de todos os lugares, deixe-me dizer que eles têm muitas características positivas. Eles devem ser engenhosos, corajosos e pacientes. Eles devem planejar cuidadosamente e cuidar de seus equipamentos. Tais qualidades são sem dúvida úteis na realização da Grande Comissão (Mateus 28: 19-20), mas não creio que seja por isso que Jesus escolheu esses homens. Creio que Ele queria demonstrar como Deus pode transformar as pessoas comuns em “pescadores de homens” (Marcos 1: 16-17).

A obra de Deus é freqüentemente feita por pessoas improváveis ​​de lugares improváveis ​​- pessoas como você e eu. Para ter sucesso, devemos seguir Aquele que pode nos tornar pescadores de homens.

Refletir e orar
Eles eram pescadores. Então Jesus disse-lhes: "Sigam-me, e eu farei você se tornar pescador de homens". Marcos 1: 16-17

Deus usa pessoas comuns para realizar um trabalho extraordinário. David C. Egner

Inserida por 2019paodiario

Encontrando a verdade

Como você, portanto, recebeu a Cristo. . . , portanto, ande nEle, enraizado e edificado nEle e estabelecido na fé. - Colossenses 2: 6-7

Escritura de hoje : Colossenses 2: 1-12

Como você responderia às seguintes perguntas:

1. Jesus já pecou?

2. Jesus ressuscitou?

3. Todas as religiões ensinam as mesmas idéias básicas?

Segundo George Barna e Mark Hatch em seu livro Boiling Point, muitas pessoas que se dizem cristãs têm dificuldade em fazer perguntas como estas. Quando Barna e Hatch pesquisaram crentes professos, um quarto disse que Jesus cometeu pecados, um terço disse que Ele não ressuscitou dentre os mortos e um terço disse que todas as religiões são basicamente as mesmas.

Essas são estatísticas preocupantes, pois revelam uma séria falta de entendimento bíblico. As respostas para as perguntas acima são conceitos claramente definidos nas Escrituras e são fundamentais para a verdade do evangelho.

Então, o que podemos fazer para garantir que estamos “estabelecidos na fé”? (Colossenses 2: 7). Primeiro, devemos nos dedicar a ler e estudar a Bíblia. Segundo, devemos procurar a ajuda de professores piedosos e recursos confiáveis. Terceiro, devemos pedir a Deus que nos conduza à verdade e nos impeça de errar.

Como povo de Deus, devemos amar a verdade, procurar a verdade e viver pela verdade.

Refletir e orar
PARA ESTUDO ADICIONAL
Jesus não pecou: 2 Cor. 5:21; Heb. 4:15; 1 Pet. 1:19; 2:22.
Jesus ressuscitou: João 20-21; 1 Cor. 15: 1-20.
Jesus é o único caminho para Deus: João 14: 6; Atos 4:12.

A verdade não é determinada por quantas pessoas acreditam nela. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario

Corrigindo erro

Seja gentil com todos. . . Corrigir aqueles que estão em oposição. . . para que eles possam conhecer a verdade. - 2 Timóteo 2: 24-25

Escritura de hoje : 2 Timóteo 2: 22-26

Um trio de jovens bem vestidos chegou à porta da minha casa. Eu soube imediatamente que eles não estavam lá para me vender um aspirador de pó. Eles queriam me converter em sua religião.

Eu os envolvi em uma conversa educada, elogiando-os por sua dedicação em um dia quente de verão. Então eu disse: “Eu sei que você vai me dar um pouco de literatura, então, por favor, permita-me dar algo para você.” Entrei na casa e peguei algumas revistas que continham uma clara apresentação do evangelho.

Eles disseram que queriam me dar um livro que é a base de suas crenças. Eu disse a eles que já tinha uma cópia e que li partes dela. Quando eles perguntaram o que eu pensava, contei a eles sobre as diferenças entre ela e a Bíblia e por que pensei que o livro deles continha erro. Sem discutir, apenas uma boa conversa sobre verdade e erro.

Quando somos confrontados por pessoas que distorcem ou negam as doutrinas bíblicas, precisamos saber o que a Bíblia ensina. O objetivo, como declarado pelo apóstolo Paulo, é corrigir gentilmente aqueles que estão errados “para que eles saibam a verdade” e “recuperem a razão e escapem da armadilha do diabo” (2 Timóteo 2: 25-26) . Afinal, nosso objetivo é ajudar as pessoas a encontrar a verdade, não ganhar argumentos.

Refletir e orar
Seja gentil com todos. . . Corrigir aqueles que estão em oposição. . . para que eles possam conhecer a verdade. - 2 Timóteo 2: 24-25

Para revelar o erro, exponha-o à luz da verdade de Deus. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario

Preparação adequada

Em uma janela estava um certo jovem chamado Eutychus, que estava afundando em um sono profundo. - Atos 20: 9

Escritura de hoje : Atos 20: 7-12

Eutychus provavelmente não foi a primeira pessoa a adormecer ouvindo um pregador em uma reunião da igreja (At 20: 9), e ele certamente não será o último. Parte da culpa pode estar na natureza monótona do culto e no embotamento do sermão. Mas outros fatores também podem estar no trabalho.

Por exemplo, quando menino, notei que os homens que trabalhavam ao ar livre no inverno achavam o calor de uma igreja mais propício para dormir. Alguns anos depois, depois de trabalhar 17 horas no sábado em um mercado de carne, lutei para ficar acordado no culto da manhã de domingo. As atividades sociais do sábado à noite também podem contribuir para as manhãs de domingo cansativas.

Uma das chaves para ter um encontro vital com Deus no domingo de manhã é a preparação adequada no dia anterior. Sim, os líderes devem refletir e orar muito a todas as partes do culto. Mas aqueles de nós que sentamos nos bancos também devem ter em mente a manhã de domingo ao planejar nossas atividades de sábado. Então estaremos alertas e prontos para cantar, orar e absorver tudo o que está sendo dito, incluindo as verdades dadas no sermão.

Podemos ter uma nova visão da grandeza e amor de Deus, além de um desejo renovado de fazer Sua vontade, se fizermos a preparação adequada para a adoração.

Refletir e orar
PENSANDO DE FORMA EXPRESSA
De que maneiras você pode se preparar melhor para adorar a Deus?
Considere o seguinte: oração, estudo da Bíblia, confissão de pecados, sono adequado.

A adoração no domingo de manhã deve começar na noite de sábado. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

Reduzir ao tamanho

Eu digo . . . para todo mundo que está entre vocês, para não pensar em si mesmo mais do que deveria pensar. - Romanos 12: 3

Escritura de hoje : Tiago 4: 1-12

Um homem que acabara de ser eleito para o Parlamento britânico trouxe sua família para Londres. Ele se sentiu importante ao contar a eles sobre seu novo emprego e fez um tour pela cidade. Quando entraram na Abadia de Westminster, sua filha de 8 anos ficou impressionada com o tamanho daquela estrutura magnífica. O pai orgulhoso dela perguntou: "Em que, minha querida, você está pensando?" Ela respondeu: "Papai, eu só estava pensando em quão grande você é em nossa casa, mas quão pequeno você parece aqui!"

Sem saber, a garotinha disse algo que seu pai precisava ouvir. O orgulho pode se infiltrar em nossas vidas com tanta facilidade e, de tempos em tempos, é bom ser "reduzido ao tamanho". Precisamos ser lembrados de não pensarmos em nós mesmos mais do que deveríamos pensar (Romanos 12: 3). É fácil ficar orgulhoso quando ficamos em nossos próprios pequenos círculos da vida. Mas quando somos levados a situações maiores, com demandas, pressões e concorrência crescentes, chegamos à conclusão chocante de que “peixes grandes em pequenos lagos” encolhem rapidamente em um oceano grande.

Tiago disse: “Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes” (4: 6). Então, vamos pedir ao Senhor que nos ajude a nos ver como realmente somos. Com a ajuda dele, aprenderemos a nos livrar do orgulho tolo.

Refletir e orar
Ajuda-nos, ó Senhor, para que nosso coração não se orgulhe,
pois todos os nossos talentos são dados por você;
Nada que temos, podemos reivindicar como nossos -
que misericórdia e graça em nossa vida você mostrou! -D. De Haan

Quem conhece a Deus será humilde; quem se conhece não pode se orgulhar. Richard DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Sábio Conselho

Jesus aumentou em sabedoria e estatura, e a favor de Deus e dos homens. - Lucas 2:52

Escritura de hoje : Lucas 2: 46-52

Eu nunca esquecerei Jake. Suas pernas pareciam finas e finas demais para segurá-lo contra a corrente do rio. Suas aves pernaltas remendadas e descoloridas pareciam mais velhas do que ele. Seu colete de pesca estava esfarrapado e preso com alfinetes de segurança; seu chapéu antigo estava gasto e manchado de suor; sua vara de mosca antiquada estava marcada e gravada.

Eu observei enquanto ele subia rio acima até um pedaço de água quieta e começou a lançar. Então eu notei! Ele estava pescando a mesma água que eu havia pescado no início do dia e pescando trutas onde não havia capturado nenhuma. Aqui estava um homem que poderia me ensinar uma coisa ou duas. Tudo o que eu precisava fazer era perguntar.

Adquirimos discernimento quando ouvimos aqueles que foram antes e que sabem mais do que nós - discernimento que sentimos falta quando nosso orgulho está no caminho. Somos capazes de aprender com os outros quando nos humilhamos e reconhecemos o quão pouco sabemos. A vontade de aprender é uma marca daqueles que são verdadeiramente sábios.

Considere nosso Senhor quando menino, “sentado no meio dos professores, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas” (Lucas 2:46). Provérbios 1: 5 diz que “um homem sábio ouvirá e aumentará o aprendizado, e um homem de entendimento alcançará conselhos sábios”. Vamos fazer perguntas àqueles que passaram a vida buscando a sabedoria de Deus.

Refletir e orar
Há tanta sabedoria a ser aprendida,
Muitas maneiras de eu crescer,
Senhor, eu ouvia como uma criança
E aprendia o que Você gostaria que eu soubesse. -K. De Haan

Se você acha que sabe tudo, tem muito a aprender. David H. Roper

Inserida por 2019paodiario

Legado

Deus é nosso refúgio e força, uma ajuda muito presente nos problemas. - Salmos 46: 1

Escritura de hoje : Salmo 46

Erma Bombeck escreveu uma coluna sobre os conflitos que às vezes ocorrem quando os irmãos dividem os itens da família depois que um dos pais morre. Sejam as tigelas, as mantas da vovó ou os enfeites de Natal, as pessoas costumam estar convencidas de que só elas devem ter um determinado item. Bombeck disse que nunca quis que um aparelho de TV ou uma sacola se lembrasse de seus pais, porque o verdadeiro legado para ela era a maneira como viviam, não o que deixavam para trás.

Esses comentários me fizeram perguntar: “Que tipo de legado eu gostaria de deixar para meus filhos?” Concluí que gostaria que meus filhos achassem que o pai deles os ajudou a aprender para onde ir durante as tempestades da vida.

Três vezes no Salmo 46, o escritor se refere ao Senhor como "nosso refúgio" - um local de proteção durante tempos de perigo ou angústia (vv.1,7,11). E em Provérbios 14:26, lemos sobre o homem piedoso por Deus como alguém cujos filhos "terão um lugar de refúgio".

Se eu aprender a encontrar abrigo e força no Senhor hoje, meus filhos terão um exemplo a seguir e saberão para onde se virar. Eu ficaria satisfeito se algum dia todos eles disserem sobre o refúgio que encontraram no Senhor: "Papai queria que eu tivesse isso."

Refletir e orar
Ó Deus, nossa ajuda nos séculos passados,
nossa esperança nos próximos anos,
nosso abrigo contra a tempestade,
e nosso lar eterno! —Watts

Viver para o Senhor deixa um legado duradouro. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

Quem é o dono da sua casa?

Tudo o que está no céu e na terra é Seu. -
1 Crônicas 29:11

Escritura de hoje : 1 Crônicas 29: 10-15

Minha esposa e eu compramos nossa primeira casa quando nos mudamos para Grand Rapids, Michigan. Durante meus anos no pastorado, sempre havia sido oferecido um presbitério. Lembro-me da sensação quando assinei uma hipoteca de 30 anos. Parecia que eu estava me comprometendo com uma vida inteira de dívidas.

Outro pensamento tomou conta de mim recentemente - nunca vou ser dono de minha casa, mesmo quando a hipoteca é paga. Veja bem, Deus é o verdadeiro detentor do título. Tudo pertence a ele.

Essas reflexões levantam uma questão vital em nossa cultura altamente materialista. Nós, como cristãos, devemos reconhecer que Deus é o legítimo dono de nossos bens, ou eles serão uma causa de frustração. Nossa atitude será refletida no que lhes acontece. Um entalhe na para-choque do nosso carro novo, por exemplo, pode nos deixar fora de forma. Um derramamento de café nos móveis pode manchar nossa atitude. Um roubo pode facilmente nos roubar a paz.

Precisamos renunciar aos direitos de propriedade e levar a sério nossas responsabilidades de mordomia. Isso não significa adotar uma atitude casual e inútil em relação às coisas materiais. Em nossos corações, devemos fazer uma transferência de nossos bens para Deus e, em seguida, lembrar-nos de quem realmente os possui (1 Crônicas 29:11). Isso nos ajudará a usar as coisas com sabedoria, segurá-las com leveza e aproveitá-las plenamente.

Refletir e orar
Deus possui o ouro em todas as minas,
o gado nas colinas,
e em sua graça soberana, ele dá
conforme a sua vontade. -D. De Haan

A verdadeira medida de nossa riqueza é o tesouro que temos no céu. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Descubra os tesouros

O Senhor dá sabedoria; Da Sua boca vêm conhecimento e entendimento. - Provérbios 2: 6

Escritura de hoje : Provérbios 2: 1-9

O estudo lucrativo da Bíblia envolve mais do que apenas abrir um capítulo e ler o que está lá. Aqui estão seis diretrizes para ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu estudo da Bíblia.

1. Reserve um horário regular. A menos que você agende, você a negligenciará.

2. Antes de começar a ler, peça ajuda e compreensão a Deus.

3. Pense com cuidado no que está lendo. Os tesouros da Bíblia raramente jazem como pedras na superfície. Para minerar o ouro, você tem que cavar.

4. Antes de decidir o que uma passagem significa para você, tente entender o que o autor estava dizendo aos leitores originais.

5. Escreva pelo menos uma verdade ou princípio que você possa colocar em prática.

6. Não desanime. Algumas partes da Bíblia são difíceis de entender, mas há muito que você pode entender. E se você aplicar o que aprendeu, isso revolucionará sua vida.
Agora leia a passagem de hoje de Provérbios 2 novamente, mantendo esses princípios em mente. Então use esse método sempre que estudar a Palavra de Deus. Se você o fizer, começará a descobrir os tesouros da Bíblia.

Refletir e orar
Tua Palavra é como uma mina profunda e profunda,
E jóias ricas e raras
estão escondidas em suas profundas profundezas
Para todo pesquisador ali. - ombro

Gemas da verdade são encontradas na Bíblia - mas você deve cavar por elas. Haddon W. Robinson

Inserida por 2019paodiario

Boas intenções

O éfode tornou-se uma armadilha para Gideão e sua casa. - Juízes 8:27

Escritura de hoje : Juízes 8: 22-27

Você já teve um daqueles momentos em que eu estava apenas tentando ajudar? Talvez você tenha se oferecido para levar o bolo para a mesa e o tenha deixado cair. Ou talvez você se ofereceu para cuidar do cão do cão do vizinho e o carinha fugiu.

Nos juízes 8, parece que Gideão tentou fazer uma coisa boa. Mas o resultado foi trágico. Impressionados com suas façanhas militares, os homens de Israel pediram a Gideão que fosse seu rei. Para seu crédito, ele recusou (Juízes 8: 22-23). Mas então ele pediu que eles doassem brincos de ouro, que ele transformou em um "éfode" (v.27). Era uma roupa sagrada usada pelo sumo sacerdote ou algum tipo de imagem. Por que ele fez isso? Não sabemos ao certo, mas Gideon pode estar tentando fornecer liderança espiritual. Qualquer que fosse o motivo, Deus não havia dito para ele fazer isso.

Quando Gideão estabeleceu o éfode em Ofra, desviou a atenção do povo da adoração ao Senhor e os levou à idolatria (v.27). E assim que Gideão morreu, o povo achou fácil voltar a adorar os Baals (v.33).

Gideão pode ter tido boas intenções, mas cometeu o erro de agir sem consultar o Senhor. Sejamos cuidadosos para não deixar que nada desvie nossos olhos de nosso Deus santo e amoroso - ou isso nos desviará e outros.

Refletir e orar
A Palavra de Deus fornece a luz
. Precisamos ver o caminho;
Se obedecermos ao que Deus disse,
não seremos desviados. —Sper

Boas intenções não substituem a obediência. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario

Novas roupas

Todos somos como uma coisa impura, e todas as nossas justas são como trapos imundos. -
Isaías 64: 6

Escritura de hoje : Isaías 64

Dois homens estavam conversando pouco depois de se tornarem cristãos. Um deles era um homem pobre de origem sem Deus; o outro era de um ambiente religioso abastado. Depois que cada homem contou sua conversão, o homem de origem religiosa perguntou ao outro: "Por que você acha que respondeu na primeira vez que ouviu o evangelho, enquanto tantos anos se passaram antes de mim?"

O pobre homem respondeu: “Isso é fácil. Suponha que alguém apareceu e se ofereceu para dar a cada um de nós um terno novinho em folha. Eu aceitaria a oferta. Minhas roupas estão velhas e gastas. Mas seu armário é sem dúvida repleto dos melhores ternos. É assim que é com a salvação. Você provavelmente estava satisfeito com toda a sua bondade, por isso demorou muito tempo para perceber a necessidade da vestimenta de justiça de Deus oferecida a você por meio de Cristo. Mas eu estava profundamente consciente da minha condição pecaminosa e estava ansioso por receber perdão e limpeza. ”

Todas as pessoas precisam desesperadamente ser salvas. Isaías disse que “todas as nossas retidão são como trapos imundos” (64: 6). Aqueles que reconhecem sua pobreza espiritual e aceitam o presente inestimável da salvação que advém da fé em Cristo recebem “novas roupas” de justiça.

O que você está vestindo?

Refletir e orar
Ninguém pode dizer que ele não precisa do
perdão pelos seus pecados;
Todos devemos ir a Cristo pela fé
Para ter uma nova vida interior. —Branon

Ninguém é bom o suficiente para se salvar; ninguém é tão ruim que Deus não possa salvá-lo. Richard DeHaan

Inserida por 2019paodiario