Meu Sonho e te Conhecer
Não há nada como um bom sonho para que se possa construir um futuro. É assim que busco olhar para a relação médico–paciente: como um vir-a-ser, no qual se incorporem modelos diferentes dos que aí estão, impregnados por uma aparência cujo pano de fundo esconde sinuosas situações de dimensões acintosamente comportamentais.
Sabemos que a saúde em nosso país vai muito mal. Se olharmos para a saúde em nossas metrópoles, podemos constatar, com facticidade o verdadeiro pandemônio que se legitimou em forma de descaso e desrespeito à vida.
Mas a reflexão sobre a qual nos debruçaremos é a da relação médico e paciente. Pode parecer um tanto psicótico de minha parte pensar numa relação não fragmentada e nem degradante entre doutores e doentes, uma vez que em nossa sociedade esta relação está profundamente marcada por uma razão instrumentalizada. A grande questão que se esconde por trás desta vã mentalidade é o viés que comanda o ponto de visão dos indivíduos. Desta forma, não é menos verdade afirmar que o produto final desta ciência são os homens se transformarem em senhores absolutos de seus próprios mundos e assim passarem a adorar-se, como efeito de um “narcisismo” imputado pela estratificação social.
O saber, que poderia ser canal para melhorar a qualidade de vida em sociedade, quando se engravida de sua própria beleza e é ingerido por uma “cabeça” que se tornou ilha, desencadeia monstruosidades terríveis, como a da infecção de superioridade diante dos outros.
No nosso dia-a-dia podemos ver inúmeros doutores contaminados pelo vírus dessa monstruosidade. E isto, num humor lingüístico-filosófico, pode parecer um retrocesso no processo de homonização e humanização. Quem já não foi vitima de um médico infectado pelo vírus da superioridade? Não é preciso fazer muito esforço para o encontrar. Os hospitais públicos estão cheios deles. Vê-se que o sistema tem levado as pessoas à não meditarem sobre a ética nas suas relações e com isto ficam míopes perante a dignidade, que é um valor que está impregnado em todos nós e contra isto não pode haver atentado. Por isso é legitimo que o doutor possa estar olhando para suas condutas, procurando aposentar suas verdades individuais ou as verdades de suas ideologias, sendo representante de uma boa educação, cordialidade, diálogos, empatia, senso de equipe, criando bons vínculos com a instituição e com as pessoas pelas quais trabalha, sem se achar absoluto.
O verdadeiro médico se caracteriza pela maestria pessoal, do domínio da ciência e da arte. O doutor tem engessamento intelectual, vê sem olhar e se basta a si mesmo.
O mundo viu nascer no começo do século XX grandes transformações na área do saber. Foram surgindo tratados de saberes preocupados cada vez mais com o indivíduo numa amplitude maior. Karl Marx e Sigmund Freud são representantes, por exemplo, deste abalo do qual passou a ciência, e daí se percebeu a grande necessidade de se “olhar o ser humano” como portador de elementos para além da visão mecanicista ocidental.
A educação, como exemplo, teve que incorporar novos paradigmas para trabalhar o aluno. Hoje não se concebe um educador sem que não passe pelo seu sentimento o elemento do “eterno aprendizado”.
Mas diante deste novo quadro socioantropológico que se constituiu, não consigo identificar o profissional médico, na sua maioria, como portador de uma visão diferenciada de ser humano, haja visto o perfil deste profissional que é colocado no mercado de trabalho todos os anos, mais dependente da tecnologia do que de uma escuta ativa. Sempre nos deparamos com os meios de comunicações sociais relatando erros médicos...porque a postura do médico ainda é muito tradicional, não abrindo espaço para o diálogo com o paciente, isto é pertinente. Mas, há médicos que fazem a grande diferença pelas suas atitudes ousadas diante do cliente... de repente, curam pelo simples ato de sua compostura. Estão preocupados concomitantemente com o corpo e com a alegria do espírito. São “médicos de homens e de almas”.
Estes são grandes porque conseguem enxergar a grandeza do cliente, quebrantando o estigma do maniqueísmo, arraigado de maneira tão contundente na nossa cultura ocidentalizada, porque busca ver o ser humano no seu todo e não somente na sua doença.
Concluo, portanto, afirmando que lidar com o ser humano exige ciência e arte. Ciência e Arte é uma combinação imprescindível para todo indivíduo que busca fazer a diferença na sua qualificação profissional e pessoal.
Vivo por um sonho
Foco num objetivo
E conquisto as batalhas...
Desafio a vida, percorrendo grandes muralhas
"Me perdi num sonho"
Naquela noite eu me perdi.
Naquela noite eu morri.
Minha alma ali ficou
e seu desespero observou.
a lagrima que no seu rosto corria
pelo meu coração que já não batia
o sentimento que eu não sentia
e o relacionamento que ali rompia.
Naquela noite eu me perdi.
Naquela noite eu morri.
Teu coração estremeceu
na hora que você me disse adeus.
Não quero te deixar pois meu
coração só sabe te amar.
sei que você não ira mais voltar
a unica coisa que me resta e só chorar.
dizia minha amada.
Naquela noite eu me perdi.
Naquela noite eu morri.
Nada foi tao verdadeiro
só com você conheci a
essência do amor,naquela noite
eu me perdi...
Quando Um Sonho Vale Muito Pra Você,
Não Há Como Mensurar O 'Preço Que Se Pague' Para Vê-los Concretizados.
Em toda campanha eleitoral eu me agito
E ontem eu tive um sonho muito esquisito
Devido à escolha errada do nosso político
Quando fizemos da urna um penico
O que a gente pensava, não podia ser dito
O silêncio havia se transformado em grito
O que estava tão perto havia virado infinito
Nosso direito de ir e vir, constrito
Nosso brilhante futuro? Interdito
A Justiça? Um mito!
Quem nunca saiu em busca de um grande sonho
Quem nunca pensou em desistir a certo ponto
E Quanto vale a sua fé?
Você tem que acreditar e ser quem você é
Tenha paciência tudo tem o tempo certo
Tá faltando pouco você tá chegando perto
E se você cair
Se levante, eu sei que você vai conseguir
E se prepare, para vitória
Nunca desista, dos seus sonhos
Nunca desista, dos seus planos
Nunca desista,
xD
A diferença entre um sonho e uma meta é uma data, tudo que você colocar na categoria de algum dia é sonho, e tudo aquilo que você impor uma data é meta.
#já é hora de datar os sonhos... força, foco e fé, só mais um pouco e chego lá...
Tenho observado com atenção o sonho alheio e entendo que não devemos atrapalhar, ou ser osbstáculos no caminho desse alguém. Por gostar é necessário deixar que se vá, nunca atrapalhe o sonho de quem se gosta. Deixa quieta a emoção é o melhor que se pode fazer. Nada se contradiz nesse caminho. Somos únicos e homogêneos, mas nunca em nossos sonhos. Cada um sabe o que é melhor para si. Sou testemunha que podar sonhos pode ser a destruição de alguém. Existem muitas razões para não gostar, mas única razão na qual não me detenho em ser obstáculo para esse alguém. Ela sabe o que deseja, não posso ser uma pedra em seu caminho. Sobre tudo existe o carinho que abafado em muitas palavras me faz desistir. Desse estranho amor de almas que se encontraram em algum momento da vida. Palavras que não exprimem o que sinto. Creio que um dia ela irá entender que foi necessário me retirar, mesmo sabendo que isso iria me machucar. Deixar de gostar, não é possível, mas ser um obstáculo parece ser constrangedor, tanto para mim quanto para ela. E estranho escrever sobre vc mesmo, sei que isso parece até uma fantasia, mas deixar de gostar não me parece possível, apenas me retiro de sua vida. Mesmo nos nosso breve momento tentei ser perfeito. Hoje apenas assisto com alegria que o teu sonho e nada irá deter a sua determinação. Tudo parece ser um estranho conto, mas é real, verdadeiro e absoluto, e assim deixo passar para que ela nunca venha desista dos seus muitos sonhos.
Aquele momento quando você
tem um sonho tão realista que
fica na dúvida se aquilo foi um
sonho ou realmente aconteceu.
Ter um sonho, correr atras dele , lutar por seus objetivos, ter determinação tudo parece tão fácil , quando não é com nos mesmos
Pesadelo, de verdade, é acordar e perceber que aquele perfeito sonho, não passou de um simples sonho.
"Quao eterno é um sonho....
Perto ou longe o quero esperar..
Vivendo deste infinito horizonte .....
minhas lembrancas, um tesouro..
Meus amigos.. Que falta.. Vivemos .....
Cada instante...
Cada segundo...
Crescemos!
A saudade daqueles instantes estao presentes ...
Impossivel esquecer, fazem parte destes momentos do meu e do teu ser!
Essa maquina humana que somos..
Nao tira nem afasta ..
Estes seres que fomos um para o outro..
Ninguem apaga ..
E em nossos sorrisos...
A saudade afaga"
Foi mais que um sonho lindo tudo
Que vivi ao seu lado, mesmo que
Eu tenho sofrido muito, nao me
Arrependo...
Pois foi ele quem me ensinou
A dar valor a quem me valoriza!!
