Meu Filho

Cerca de 573 frases e pensamentos: Meu Filho

O QUE APRENDI
ao meu filho Daniel

Aceno para partida do meu filho, mesmo jovem ele seguirá o seu caminho, trilhando a estrada que escolher.
Aprendi que não poderei esconde-lo em meu mundo, mas sim deixar meus braços aberto para sua volta.
Aprendi que não poderei substtui-lo nas lutas que poderá travar, mas sim, se ele precisar, travar as batalhas ao seu lado.
Aprendi que não poderei mais ensina-lo, mas sim ajudar a formular as perguntas para sua reflexão.
Aprendi que não poderei mais exagerar seus atributos, mas sim dizer-lhe o quanto ele é único.
Aprendi que não poderei mais deixa-lo atrás de mim no perigo, mas sim enfrentar os obstáculos ao seu lado.
Aprendi que não poderei mais dizer-lhe o que não poderá fazer, mas sim dizer biblicamente que "tudo é permitido mas nem tudo nos convém".
Aprendi que não poderei mais dizer-lhe que é um anjo, mas sim que o amo sem medida.
Aprendi que não poderei mais assusta-lo com lendas, mas sim apontar os perigos.
Aprendi que não poderei mais falar da importância de adquirir conteúdo, mas sim em adquirir o saber para vida.
Aprendi que não poderei mais dizer-lhe sobre um mundo competitivo, mas sim que o mundo molda-se as nossas intenções se firmemente acreditarmos nisso.
Aprendi que não poderei mais contar-lhe sobre castelos, mas das simplicidade e importância das pequenas coisas.
Aprendi que não poderei dedicar-lhe a vida, mas sim mostrar que podemos vivê-la plenamente.
E finalmente aprendi que atrás das nuvens negras das tempestades está escondido o céu azul e que devemos alimentar as esperanças e não descarta-las.

Embora eu tenha dado à luz a meu filho, foi ele quem trouxe claridade aos dias meus.

Oração da Mãe para o filho distante.

Senhor, quando meu filho não estiver sob meus olhos, que ele esteja em Suas mãos.

Quando não for possível que ele me escute, que o Senhor seja, em sua mente, a voz que o aconselha.

Quando eu não estiver presente para apontar-lhe o caminho, que o Senhor guie suas pernas.

Quando não for possível dar-lhe um colo de mãe, que o Senhor acalme o coração do meu filho.

Quando eu não puder dizer “leve o casaco”, que o Senhor seja o manto que aquece a sua alma.

Quando eu não puder fazer o curativo, que o Senhor cure suas feridas.

Quando não for ao meu alcance enxugar suas lágrimas, que o Senhor evite que elas caiam.

Quando ele se sentir sozinho, que o Senhor seja a sua companhia trazendo luz a sua solidão.

E, quando ele estiver feliz, que o Senhor sopre uma suave brisa sobre seu rosto para que meu filho se lembre do meu carinho e que, onde ele estiver, eu sempre o amarei.

Amém.

Meu filho me disse, “Pai me ensine a não Amar pra não sofrer, pois me sinto um idiota.” E falei pra ele.
Só posso te ensinar a se compreender, começando pelo se enternecer,
Pra no egoísmo não perecer.
Pois toda forma de viver é premiçamente embasada no Amor e com isto no sofrer.
E mais tarde se entender...

Para meu filho Joaquim.

De todas as marcas e cicatrizes no meu corpo, as que ele trouxe são as que mais me orgulho... Porque contam a história mais linda que já vive até hoje.
Me tornar "Mamãe".

Amei tanto o meu filho que pensei ser o suficiente. Não foi!

SAUDADES... MUITAS SAUDADES...
Certa vez meu pai falou: “Meu filho, não diga nem faça nada que um dia possam usar contra você. Respeite o próximo, as leis, as regras de convívio social. Cuide da sua vida e de seus familiares e amigos próximos. Tua saúde é o bem mais precioso: Assim poderá sobreviver e ajudar aos mais necessitados. E lembre-se sempre: 1) Quem bate em pequeno é covarde, quem apanha de grande é bobo. 2) “Lute para ter o que é seu de direito, jamais cobice ou tome nada dos outros.” Não assim, literalmente, eu acrescentei outros conselhos dele. Procurei pautar minha vida seguindo os conselhos do meu pai. Depois do décimo tombo sério e ralada geral, deixei de brincar / competir com o Carrinho de rolimãs. Depois de quebrar os óculos de um coleguinha, nunca mais usei o estilingue e a sacolinha com mamonas. Depois de ser atropelado por um caminhão aos 10 anos, nunca mais atravessei as ruas desafiando o trânsito. Fascinado por armas de fogo, após os primeiros tiros decidi manter distância dos gatilhos. E assim fui levando. Sempre preferindo prevenir, para depois não ter que remediar. Mas acidentes acontecem, independente dos seus cuidados. Nem todos os acidentes são provocados por humanos. Os fenômenos naturais provocam cataclismas, tragédias universais. Quem pode evitar os efeitos devastadores das erupções vulcânicas, dos terremotos e tsunamis? Quem poderia prever a mortandade diante da Gripe Espanhola? Agora me recordo dos versos da canção “Quem inventou o amor”, de Dorival Caymmi (Quem inventou o amor / Não fui eu / Não fui eu, não fui eu / Não fui eu, nem ninguém / O amor acontece na vida...). Pois então, quem criou esse terrível Coronavírus / Covidi-19 não fui eu, não sei quem foi, mas essa pandemia está me impedindo de seguir a rotina: Pagar taxas e impostos, comprar alimentos, pagar as contas mensais, abastecer o carro, curtir o samba raiz com amigas e amigos toda semana, paparicar os netos, procurar não dar trabalho para os filhos. Confinado voluntariamente desde o dia 14 deste mês, antecipei as medidas indispensáveis à preservação de todas as pessoas com as quais convivo, muitas das quais nem mesmo sei o nome. Recomendei ao síndico do meu prédio a imediata adoção de medidas, como disponibilização de álcool gel nos acessos (portaria, elevadores), a restrição para entrada de terceiros no prédio, as orientações básicas aos funcionários, a interrupção de quaisquer atividades nas áreas comuns. Repassei minhas preocupações aos familiares e amigos. Continuo seguindo à risca as recomendações das autoridades da área da saúde. Mas a saudade de tudo o que deixei de fazer é o que mais me martiriza, ao lado do pesar pelos adoecidos e pessoas menos afortunadas. Sinto muita saudade dos bailes, dos espetáculos teatrais e musicais que deixei de frequentar, dos cinemas que nunca mais entrei, das peladas domingueiras, das caminhadas diárias nos parques da cidade e até mesmo das missas.
Pois é. Não adianta “chorar o leite derramado”. Agora só nos resta orar e ter esperanças de dias melhores. Nesse meio tempo, é bom ir anotando na agenda tudo aquilo que nós gostaríamos de fazer. Até lá.
(Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo - SP)
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)

⁠Meu filho,
acredite em você, nos seus sonhos, nas inúmeras possibilidades que estarão, sempre, ao seu alcance. Alce voos e atinja seus objetivos com amor e dedicação. Olhe as pessoas nos olhos, seja verdadeiro, gentil e amigo. Mostre sabedoria sem arrogância e prepotência. Seja humilde, mas não se deixe humilhar. Seja guerreiro sem precisar, de verdade, lutar. Seja, acima de tudo, você. Siga sempre a vontade de Deus, aceitando e recebendo-a com o coração.
Vencer nem sempre é possível, mas aprender é algo que ocorre a todo instante.
Leve, para todo lugar que você for, sua luz e alegria.
Saiba que eu te amo infinito.
Beijos... Mamãe. 💞❤️💞❤️💞
Leandra Lêhh

Meu filho tem mostrado em suas atitudes o homem que deseja se tornar. Seu caráter e comportamento já me dizem que ele será feliz onde por a planta dos seus pés.

⁠O fim da história é que todos somos diferentes, meu filho. No físico, no moral, no gosto, no caráter, nas particularidades, nas tendências, na essência, enfim.

⁠Quando meu filho me chama no meio da noite porque teve um pesadelo ou quando me pede pra fazer seu bolo preferido, quando vem chorando porque bateu o dedão chutando a bola ou quando vem todo feliz porque tirou nota boa na escola, me sinto a pessoa mais importante do mundo. Percebi que são nos momentos simples do cotidiano, nas dificuldades e nos melhores momentos que alguém compartilha conosco, que entendemos o quanto somos privilegiados... pois amizades são necessárias, amar e ser amado é essencial, mas fazer a diferença na Vida de alguém, nos torna simplesmente inesquecíveis...

Meu filho, trate-se bem na medida do possível, e apresente ao Senhor as ofertas que deve a ele. / Lembre-se: a morte não tarda, e você não sabe a que horas ela vai chegar. / Antes de morrer, faça o bem ao amigo e reparta com ele conforme o que você possui. / Não se prive de um dia feliz, nem deixe escapar um desejo legítimo. / Por acaso você não vai deixar para outros o fruto de suas fadigas, e não vai ficar para os herdeiros o fruto de seus sacrifícios? / Dê e receba, e divirta-se, porque no mundo dos mortos não existe alegria. / Todo corpo envelhece como roupa, porque a morte é uma lei eterna. / As folhas verdes em árvore frondosa caem ou brotam. O mesmo acontece com as gerações humanas: uns morrem, outros nascem. / Toda obra perecível desaparece, e aquele que a fez irá com ela.
(14, 11-19)

Meu filho é um oceano, onde às vezes sinto que me afogo por não saber nadar. É tão belo em seu azul infinito, porém no mesmo lugar onde reina beleza e calma também há tempestade e perigosos monstros marinhos. Às vezes observo meu reflexo nas suas águas e vejo que o monstro sou eu.

Continue meu filho desobediente.
Haverá paz quando você tiver terminado.

Vou criar meu filho pra ser gay, mas se virar hétero vou ama-lo do mesmo jeito.

Toninho, meu filho
Que tempo esquisito
Que céu-nostalgia
No olhar do infinito.

Que vento, que sombra
Que saudade viva
Que tédio que ronda
Abraçando esta vida
Toninho,
Os anos passaram
As flores se foram.

Agora me resta a lembrança
Da minha emoção com a sua
Chegada no meu coração.

Toninho, eu te sinto
Te abraço no vento
Te beijo no tempo do meu soluçar
São noites e noites de insônia
E saudade querendo te ver
E poder te abraçar.

Meu filho, a chuva é saudade
E a dor é vizinha
Por isso, meu filho
Desnudo de dores
Despido de mágoas
Avante meu filho
Replanta tuas flores!

EU NÃO O CONHECI "Sou um homem muito ocupado"

Meu filho foi embora e eu não o conheci. Acostumei-me com ele e me esqueci de conhecê-lo. Agora que sua ausência me pesa, é que vejo como era necessário tê-lo conhecido.
Lembro-me dele. Lembro-me bem em poucas ocasiões.
Um dia, na sala, ele me puxou e a barra do paletó e me fez examinar seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.
Uma outra vez me pediu que lhe consertasse um brinquedo velho. Eu estava com pressa e não consertei. Mas lhe comprei um brinquedo novo.
Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava a um canto.
Eu tinha um filho e agora não o tenho mais porque ele foi embora. E este meu filho, uma noite, me chamou e disse:
- Fica comigo. Só um pouqinho, pai!
Sou um homem muito ocupado. Mas meu filho foi embora. Foi embora e eu não o conheci.

Sou severa. Não fico esperando Deus educar meu filho. Eu mesma o faço.

Pedro, O Filósofo...

- Mãe, eu sei quem foi que chorou primeiro!

- É, meu filho? Quem foi?

- Foi Deus, mãe!

Após um breve silêncio:

- Pensando bem, deve ter sido os pais Dele...

(Verídico, mesmo...).

Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,
pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.
Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.
Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.
Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.
Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;
os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.
Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,
pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.
Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,
pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro.
É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela.
Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra.
Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz.
A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.
Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus;
por seu conhecimento as fontes profundas se rompem, e as nuvens gotejam o orvalho.
Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;
trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço.
Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará;
quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo.
Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios,
pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.
Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa,
Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje.
Não planeje o mal contra o seu próximo, que confiantemente mora perto de você.
Não acuse alguém sem motivo, se ele não lhe fez nenhum mal.
Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos,
pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo.
A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lar dos justos.
Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.
A honra é herança dos sábios, mas o Senhor expõe os tolos ao ridículo.

Provérbios 3:1-35

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp