Meu Erro foi te Querer
Sábio
Penso que é sábio o homem que reconhece o seu erro mesmo que tenha sido induzido a errar por alguém que sempre comete erros.
José Sérgio Batista
Ser o problema, o tropeço, o peso,
um fardo que arrasta até quem amo,
um erro que insiste em nascer de novo,
mesmo quando só quero ser abrigo.
Carrego no peito a culpa que arde,
eco de falhas que não consigo calar,
me vejo espelho de feridas antigas,
quando só queria aprender a acertar.
E dói dói como lâmina escondida,
como cicatriz que nunca fecha,
machuca ser a sombra na vida
de quem eu queria ser luz e festa.
Mas talvez, nesse quebrar constante,
haja um pedido que o coração esquece:
não é no perfeito que mora o amor,
mas no querer, apesar do erro, ser melhor.
Não sou muito de expressar sentimentos, mas há sete anos cometi o maior erro da minha vida. Você tinha sido preso, e eu fui atrás, conversei com o policial, implorei para que o soltasse. Fizemos um acordo verbal: eu cuidaria de você.
Você foi solto, e eu praticamente obriguei que fosse direto dormir. Mas o vício falou mais alto.
Desceu para comprar um cigarro. Quando o trouxeram de volta, já estava todo espancado. Tinham sido seus próprios amigos — os mesmos que compartilhavam da sua miséria.
Levamos você ao hospital, mas por estar tatuado, sujo, fora dos padrões sociais, foi totalmente negligenciado. Nem exame fizeram.
Você estava com traumatismo craniano. Mas, por causa da droga no seu corpo, parecia lúcido. Voltou para casa, deitou para descansar… e entrou em coma. E ninguém percebeu.
O dia amanheceu, e você seguia “dormindo”. Mas estava convulsionando. Chamamos a ambulância. Quando chegaram e viram seu estado, pediram logo a UTI móvel. Mas quando ela chegou, era tarde demais.
Naquele dia, um remorso profundo se instalou dentro de mim. Me perguntei, e ainda me pergunto, se ao tirar você da prisão, não assinei — sem saber — sua sentença final.
Lembro das vezes que você aprontou com a minha mãe. Te busquei até na boca de fumo. Te agredi dentro da Cracolândia. A dona da boca me conhecia há anos, e me ligou:
— Vem buscar ele, ou eu mesma vou dar uma surra.
Mas meu ódio falou mais alto. Fui pessoalmente te agredir. Muitas vezes mandei o pessoal te dar um corretivo, na esperança de que você tomasse juízo. Mas Deus não quis assim. E muito menos você.
Hoje, tudo isso virou lembrança. E remorso.
E o remorso é o pior sentimento que um homem pode carregar.
Em 2018, deixei de ser ateu. Depois de vinte e três anos sem acreditar em nada, fui parar numa igreja. Padre Cairo me viu e disse:
— Vejo que você está atribulado… e com ódio no coração.
Pediu para rezar por mim. Colocou a mão sobre minha cabeça, e orou. Pediu a Deus e a Santa Luzia que arrancassem aquele ódio, aquela vingança silenciosa que me corroía.
Naquele dia, nasceu uma chama minúscula de fé dentro de mim — quase invisível, mas real. E até hoje ela luta para não ser apagada.
Peço muito a Deus, à Nossa Senhora e à Santa Luzia que eu nunca perca essa fé. Que meus caminhos não se cruzem mais com o homem mau.
E que Deus, sempre, possa estar ao meu lado.
É sempre melhor reconhecer um erro com honestidade e humildade do que tentar escondê-lo com uma mentira frágil. Quem age com verdade e integridade conquista respeito, compreensão e apoio, porque errar é humano, mas assumir o erro é atitude de gente grande.
Só aceite desculpas pelo erro que seja cometido por engano,
Aquele que venha difamar sua vida ciente do que está falando, não merece seu respeito.
"Palavras ferem mais que um tapa"
Às vezes cometemos o erro de pensar que monstros são aberrações abomináveis, à espreita nos becos mais escuros, quando a verdade é muito mais perturbadora. Os homens mais monstruosos são aqueles que se sentam à vista de todos, desafiando você a desafiá-los.
O grande erro de muitos que frequentam uma igreja é achar que são melhores do que aqueles que não frequentam. Esquecem que Deus é Espírito e que sua habitação está nos corações daqueles que de fato "são igrejas", que o adoram em espírito e em verdade, que vivem o verdadeiro evangelho, amando as pessoas e fazendo a diferença na vida de todos ao seu redor.
O nosso maior erro é deixar se levar com a conversa, e contarmos aos nossos amigos o que somente deveríamos ter dito a Deus!
Na maior parte do tempo me sinto uma idiota por amar, sentir e demonstrar demais... Mas o erro em ser intensa está em mim ou nas pessoas que são só de momento?
Amar não é apoiar o erro de alguém. Amar é enxergar que a pessoa é mais importante do que as escolhas que ela faz, e que nós julgamos erradas.
"Em todo opedido de perdão o autor precisa declarar-se por confissão arrependido do erro praticado, caso contrário a petição pode ser considerada inábil pelo Juiz de toda a terra.”
Encare a vida com o olhar e a inocência de uma criança, sabedoria pelo aprendizado dos erro, com a sensibilidade de uma mulher conquista , e a força de um guerreiro vence!
Seja forte, seja sempre voce!
Sei que não sou um cara perfeito, que cometo muitos erros. Mas, na maioria das vezes, eu erro tentando acertar. Meu objetivo é sempre te fazer feliz, meu amor.
a poesia é o jeito do poeta dizer “eu não aguento mais”
enquanto diz “é só mais um erro”
e não, toda a sua história.
Reconhecer o erro cometido e muito importante, mas isso não tira o peso causado pelo mesmo, precisamos de força para reconhecer e mais força ainda pará suportar o peso das consequências.
Eu sei que cometi um erro e tenho muito a aprender, mas não precisa se livrar de mim. (...) É aqui que quero estar.
Vocês estão cometendo um erro trágico de liderança em suas escolas ao colocar pessoas que não leem em posições de autoridade.
