Mentira
Quando tiveres errado, não importa as circunstâncias, fale a verdade! É melhor ser perseguido, ironizado ou punido por falar a verdade do que aplaudido por mentir e Isso sim seria não ter integridade!
“ – Tudo bem?
- Tudo. E com você?
- Bem também.
Nós dois estavam mentindo, mas ele quis manter assim e eu respeitei.”
Na minha infância, os adultos nos amedrontavam com mula sem cabeça, saci Pererê, lobisomem, assombração e outras entidades da lenda brasileira. Hoje os jovens são assombrados com estórias de ditadura militar, tortura e fascismo.
"Diga sim, quando for para dizer sim,
Diga não, quando for para dizer não,
Pois o talvez foi inventado por pessoas de mentira, para não dizer a verdade."
Criado:9 de out de 2016
São só dês cêntimos no bolso, e dedos resgatando o preço do crepúsculo menina. Fundo do bolso é escuro e profundo igual a um rio e a próprio alma humana. Antigamente se transformavam um fascista num fadista por dês cêntimos. Aí se transformavam em mitos, canela de falsas folhagens. Quem venderá a alma de um homem por dês cêntimos e com um único compromisso. descobrir um nada nele mesmo. Dês cêntimos terá sempre préstimos e o homem. Não. Quando tudo acabar quem vem em prova e lamento são os rios nos olhos.
Incompletude? Eu tenho! Com o mal, com mentiras, com a falta amor. Incompletude? Tenho sim! Com a falta de perdão,com erros. Pois o bem, nunca combinará com o mal. A verdade jamais combinará com mentiras. O certo, o perdoar, jamais combinarão com o errado, com a falta do perdão.
O poeta é refugio...
Que através do versar, toma o teto de vidro como escudo de pedra.
E nas falas discretas, muitas vezes incertas, conta histórias concretas, da abstrata noção.
E a poesia? É razão! Do sentido a vontade...
Mas também é ressalva de perder o milagre.
É fingir a verdade, na mentira que foge.
Quanta gente com mãos aparentemente limpas e unhas em aprumo é incapaz de semear um gesto de bondade? E o que dizer daqueles que, com sapatos de couro nobre, emporcalham palácios com a mentira, a desfaçatez e a corrupção?
Os políticos com visão de Estado e os grupos comprometidos com o desenvolvimento, com a ética, com a erradicação da miséria, mundo afora, lutam como nunca e perdem como sempre. Não se sabe o porquê, os povos têm fascínio pela mentira.
Para os demagogos o trabalhador é como uma vírgula nos textos: aparece várias vezes mas por si só nada significa.
Em uma democracia sólida não haveria essa encenação: o candidato visita asilo, beija ancião; finge que come bolo e a equipe divulga imagens na propaganda eleitoral. Espero que um dia esses atos fiquem reduzidos ao teatro da história.
Ele inventava tudo. Inventou que tinha um cachorro, inventou que viajou para o Cazaquistão. Inventou que sua avó era dona de um restaurante em Porto Alegre.
Inventou uma história que não tinha fim...
Inventou uma namorada, inventou um amigo, inventou um dia de sol.
E de tanto inventar, aprendeu a acreditar no que inventava. Até que inventou ser feliz...e foi feliz para sempre...
Negritude
Ouço o eco gemendo,
Os gritos de dor,
Dos navios negreiros.
Ouço o meu irmão,
Agonizando a fala,
Lamentando a carne
Pisada,
Massacrada,
Corrompida.
Sinto a dor humilhante,
Do pudor sequestrado,
Do brio sem arbítrio,
Ao longe atirado,
Morto e engavetado,
Na distância do tempo.
Dói-me a dor do negro,
Nas patas do cavalo,
Dói-me a dor dos cavalos.
Arde-me o sexo ultrajado
Da negra cativa,
Usada no tronco,
Quebrada e inservida,
Sem prazer de sentir,
Sem desejos de vida,
Sem sorrisos de amor,
Sem carícias sentidas,
Nos seus catorze anos de terra.
Dói-me o feto imposto ao negro útero virgem.
Dói-me a falta de registro,
do negro nunca visto
Além das senzalas,
No comer no cocho,
No comer do nada.
Sangra-me o corte na pele,
Em abertas feridas,
De dores doídas,
No estalo da chibata.
Dói-me o nu do negrinho
Indefeso escravozinho,
Sem saber de razões.
Dói-me o olho esbugalhado,
No rosto suado,
No medo cravado,
No peito do menino.
Dói-me tudo e sobre tudo,
O imporque do fato.
Meus pêsames sinceros à mentira
multicolor da princesa Isabel.
Mas contudo,
Além de tudo
E muito mais por tudo,
Restou-me invulnerável,
Um imutável bem:
Ultrajadas as raízes,
Negados os direitos,
Ninguém roubou-me o lacre da pele.
Nenhum senhor. Ninguém!
Às vezes, o que nós enxergarmos nas pessoas é apenas uma projeção do que nós queríamos que elas fossem e não o que, de fato, são. Abrir os olhos e encarar a verdade dói, por isso continuamos usando a mentira como lenitivo pra carência.
Não adianta me julgar, contar histórias fictícias e achar que vai ganhar algo valioso com isso.
A única coisa que você vai ganhar é algumas horas de atenção.
A verdade sempre prevalece e a mentira sempre tem um fim trágico!
Um alicerce construído com mentiras se desfaz no primeiro segundo em que uma das verdades vem a tona.
