Mensagens sobre Educação Inclusiva
Um diploma pode abrir portas, mas apenas o conhecimento real impede que você seja trancado do lado de fora.
Educar não é apenas transferir informações, é ensinar a navegar num mundo onde verdades e mentiras se disfarçam com a mesma eloquência.
Me envergonho de viver em um País onde o "sistema" me mostra de todas as formas que o estudo não compensa!
Dizer que existe inclusão e igualdade para as pessoas com deficiência visual na sociedade é a mesma coisa que dizer que viajar de avião a jato supersônico é bom, pois somente pouquíssimas pessoas tiveram a oportunidade de adentrar nesses tipos de aviões.
Assim, são raras as pessoas com deficiência visual que têm a oportunidade de vencer na vida, de conquistar a sua tão sonhada independência financeira e de serem tratadas com dignidade. As pessoas com deficiência visual podem até chegar ao Mestrado e Doutorado, mas, elas não são valorizadas por seus conhecimentos, e sim, enxergam primeiro a deficiência antes da capacidade.
O que as pessoas com deficiência visual precisam é de OPORTUNIDADES.
"É necessário buscar conhecimento para que seu mundo mude, assim como o moinho só gira e gera algo quando a água cristalina — representando o conhecimento — entra em contato com ele."
"Adquirir conhecimento faz você sair da sua zona de conforto. Embora doloroso no início, é gratificante pelos benefícios que traz."
Quanto mais aprendo, mais vejo o quanto Deus é organizado, incrível e brilhante. Deus ensina educação financeira de forma simples. Preste atenção na palavra do Mestre dos mestres.
Assim diz Deus: "Aquele que é fiel no pouco, no muito eu te colocarei."
Por exemplo, quando você ganha pouco, compra menos coisas porque tem menos dinheiro, certo? Agora, pense: você comprou uma televisão. Qual é o seu objetivo? Usá-la bem e cuidar dela. Se você não cuidar e quebrar, o que acontece? Você fica sem.
Se você for cuidadoso, aquilo que tem dura mais, e quando receber mais, poderá investir em algo melhor. Mas se estragar, terá que gastar novamente, voltando para o mesmo ponto, sem evoluir.
Então, seja fiel ao pouco, cuide do que Deus te deu, e Ele te confiará ainda mais. Se não cuidar, sempre estará no mesmo lugar, comprando e perdendo, sem progresso. Deus quer te dar mais, mas você precisa mostrar que sabe valorizar o que já tem.
Só os sem ética, escrúpulos, assassinos do corpo e reputações, podem tentar nos parar em nossos compromissos sociais a favor de uma educação libertadora, sem assédio moral, com transparência e democracia na escola pública.
Samuel Nunes de Andrade
03/06/2024
Um dos maiores desafios da vida adulta é entender que às vezes será necessário desconstruir boa parte da educação que recebemos.
A cada dia me pergunto se sou realmente alfabetizado. Não há explicação plausível para minha falta de cognição. Quanto mais leio, mais percebo que teria que viver no mínimo uns mil anos para começar a compreender o básico de algo!
Na História, li algumas coisas e vi que era néscio. Fui para Pedagogia e descobri que sou energúmeno no que tange à educação. Fui para Geografia, pensando que entenderia a briga da Geopolítica. Tentei Engenharia Química e notei que nunca conseguiria abrir meus olhos para ver o macro, muito menos o mundo micro. Tentei o Direito, achando que seria fácil, apenas leis prontas, mas percebi que falta muito para eu ser alfabetizado!
Contudo, são aprendizados que mostram que, quanto mais procuro conhecimento, mais descubro que sou um analfabeto funcional!
Escutar
Temos que aprender a escutar!
É escutando que as tradições são ensinadas, escutar é te ensinar a respeitar, escutar te mostra que para aprender é necessário humildade.
Você pode ter muito a dizer, mas sem aprender a escutar, suas palavras não valem nada.
O que o professor burocrata, medíocre, displicente, sabe e ensina, não reforma, mas conserva a universidade
Diplomas abrem portas, mas é o caráter que te mantém dentro. Respeito constrói pontes, mas é a sabedoria que te leva longe.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- Frases que Falem sobre Reciclagem
- Mensagens Educação e Reciclagem
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação