Mensagens sobre Educação Inclusiva
Biografia.
Ah! Como eu gostaria que muitos do povo brasileiro que desdenham a escola a ofertassem amor.
Ah! Como eu gostaria que a arquitetura de tal instituição chegasse àqueles que dela desconhece. Isto, para que escrevam suas biografias em contradição às que lhes são impostas pelo fictício destino.
"Senhor divino mestre, ajudai-nos a exercer com responsabilidade essa função muito importante para a educação das crianças, adolescentes e jovens, guia-nos com tua graça e orientação nas tarefas de organização das fichas, históricos e boletins escolares, atendendo aos pais com eficiência. Diante de ti Jesus mestre, peço inteligência e proteção para continuar firme em tua palavra, cumprindo na secretaria escolar todas as tarefas que me são designadas"
Ginaldi Maria de Araújo, Nen Araújo (1920-2015)
Se todo pai deixa marcas positivas e negativas em seus filhos, trabalhe para que as positivas sejam sempre mais marcantes e para que as negativas não os impeçam de viver com toda a potencialidade que nasceram pra ter.
Nem toda aula, matéria, disciplina pode ser divertida o tempo todo, afinal estamos em uma sala de aula e não em um evento de entretenimento.
Antes de ser pai, é preciso ser um sábio, pois ser pai é ser um líder, um educador, um criador, às vezes até super-herói. Então, se não se preparou, evite aquela bagunça, evite aquele risco desnecessário. Aguente mais um pouco, que pode valer muito a pena! Você consegue!
Se o aluno não quer,
não adianta texto colorido,
professor palhaço,
nem o saber sabido fazendo estardalhaço.
Se o aluno não quer,
é sem giz,
é não aula.
O aprendizado dá no pé
e até o recreio vira jaula.
Ser professor é a única profissão em que nossos 'clientes' não envelhecem – só nós. Isso a torna única e insubstituível.
BraZil com Z, de ZERO à esquerda temos nos tornado por décadas, detentor dos piores políticos, da pior educação, da pior segurança pública, do pior sistema judiciário, da pior imprensa, tudo favorecido por um povo que passou distante da política até então, e que só agora tem despertado para ela. Mas insano é quem pensa que tudo poderá mudar sem o povo mostrar sua cara e deixar claro quem manda.
“Reitere-se: Temos de ser céleres sem sermos açodados; ciosos e circunspectos contumazes; que não corroboremos ou condescendamos com todo este engodo tão propalado e decantado pelos pseudoespecialistas... Temos de ser indefectíveis, impávidos, lépidos, profícuos e, sobretudo, esperançosos. Ademais, o discurso heterodoxo, inefável e palatável que mitiga as verdadeiras causas do desinteresse total dos alunos em relação aos estudos, conduz-nos, ainda que resilientes sejamos, à descrença absoluta na possibilidade de haver melhoras tangíveis na educação.” Gladston Ribeiro Jr.
“É necessário que a desesperança não permaneça ancorada em reuniões incongruentes e salomônicas, cujas ideias contundentes de transformação simplesmente sejam distorcidas, arrefecidas, rechaçadas e, quando menos, ceceadas pela mesmice da retórica baldia de ações inócuas e contra producentes.” Gladston Ribeiro Jr.
A moral era formada pelo exemplo, um comportamento aprendido, reforçado pela prática e correção contínuas.
Estamos programados para aprender ao longo da vida, até que encontremos
um sistema perverso de educação que nos convença de que nada podemos com um atrofiado projeto acadêmico, fora de seu tempo, impertinente, excludente e que nos saqueie o direito a um bem público e social.
Além de aportar o desenvolvimento sustentável de projetos de vida em prol da humanização da civilização, uma universidade deve, prioritariamente, se preocupar com seu próprio projeto de fazer educação superior para gerar responsabilidade e compromisso superior.
Aprender, aprimorar ou olhar por outro lado determinada situação é importante para sua evolução quanto ser humano!
APAE
Acredito no talento, na competência e no
Poder de transformação dos professores e especialistas que preparam
Alunos com necessidades especiais, para o
Enfrentamento, com autonomia, nas relações humano-mundo e humano-humano.
Fazer o bem, praticar o amor depende de nós sermos educados de maneira correta. Você que é pai ou mãe. Tem essa responsabilidade.
Toda a crianças nascem amorais. Ela molda sua forma de pensar baseado daquilo que vê, que lhe dado como exemplo visual e muito pouco com o que ouve.
Por isso acho que ter filho é uma responsabilidade incrível.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- Frases sobre inclusão social para inspirar mudanças
- Poema sobre inclusão de deficientes
- Textos Reflexivos sobre Inclusão
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação