Mensagens sobre Educação Inclusiva
Penso que o estudo da matemática é como citado num livro do Richard Feyman; "O poder da educação em geral é pouco eficaz, exceto nas felizes ocasiões em que ele é quase supérfluo." Ou seja, pouco importará a educação na matemática.
Deste modo tento pensar como é prazeroso entender o mundo, e de alguma forma passar que o estudo da matemática não é um fim em si mesmo, e sim uma transcendência de tudo aquilo.
“(...) são muitos os doutores, mestres e especialistas que não se dedicam ao ofício de viver o ensinar com prazer;
O comprometimento de atuar, operar e de transformar genuinamente a realidade da educação. O cumprimento é baseado apenas na titulação adquirida […]
O cumprimento deveria ser não por títulos, mas pelo prazer no ensino somado aos desafios diários e na mediação do conhecimento com a diversidade; o compromisso com a humanização dos homens.
A titulação deveria ser a essência da força motriz que moveria servir a todos, independentemente de suas especificidades” (SILVA, 2019, p. 110).
Assim como o alimento, para ser digerido, precisa ser mastigado,
as palavras deste livro devem ser meditadas, para que passem a
fazer parte do seu ser.
Só com a digestão, o conhecimento poderá ser usado na gestão da
sua vida.
Medite e descubra o sabor do saber.
( parte do livro: A Aliança - do autor )
Minha querida mãe me ensinou muito, através do seguinte ditado:
_O que seria das outras cores se todos gostássemos do azul?
Pois bem...
Fica nítido que somos diferentes.
Cada pessoa possui uma história única.
Por mais que passamos por situações parecidas, a forma como lidamos com isso é diferente para cada um.
Exercemos reações diferentes perante a vida (ou a morte).
Não devemos ensinar as crianças a respeitar o branco ou o negro. O correto é educar para que respeitem a todos, assim não criaremos distinções.
Querer que as pessoas possuam a mesma forma de pensar ou gostos, é normal. Porém a magica está na loucura de sermos diferentes, de podermos discutir sobre assuntos variados. Essa é a porta do conhecimento.
A única coisa que devemos ter sempre para com o outro, é o RESPEITO.
Entenda...
Voce não precisa gostar do que julga diferente, mas respeitar é teu dever.
_Catherine Andrade
Não sei se o caminho é o certo para todas, mas deu certo para mim.
Eu tive a oportunidade de conhecer a ter acesso a pedagogia, escolhi ela para ser meu amor para a vida inteira, ela em troca me deu uma vida sem algemas de um sistema.
A educação me deu valores, lutas, batalhas e algumas guerras, nenhum dos desafios eu deixei de lado e o tempo passou então ela também me escolheu.
Me deu tudo que precisava para ser uma pessoa melhor.
Me deu propósito, me fez acreditar, me deu família, amigos , saúde, conhecimento e um amor para amar.
Que toda pedagoga se encontre dentro de si mesmo, assim que vou ensinado a quem do meu lado sempre está.
Ser Pedagoga não é caminhar pelo discípulo, ser Pedagoga é ensinar o caminho e vê o discípulo caminhar.
Se o quanto mais estudo me torno menos conhecedor da diversidade do mundo, o que extraio desta compreensão é que ao estudar, me encho de conteúdos, análises e dúvidas; e, quanto mais dúvidas, maiores são as inseguranças; e, quanto maior a insegurança, termino a entender o que já diria o Filósofo Sócrates: "Só sei que nada sei".
Certa vez no oceano alguns pais estavam com seus filhotes; Os tubarões, os peixes palhaços e os polvos.
A família dos tubarões deixou seus filhotes sozinhos, vendo isso, uma raia malandra enganou-os, fazendo com que entrasse em sua boca, devorando-os.
A família dos peixe-palhaço não ensinava seus filhotes bem, gostavam de zombar de outros. Então, eles encontraram a raia e zombaram dela, a mesma devorou-os.
Já a família dos polvos cuidavam muito bem de seus filhotes, cuidavam deles desde quando eram ovos, vendo a raia isso, nem tentou satisfazer-se novamente, pois sabia que nada poderia fazer.
Os professores são os responsáveis pelo futuro do nosso país, como grande jardineiros, diariamente cultivam, regam e podam as pequenas rosas (os alunos)
Sou apolítico partidário, as únicas politicas que tenho interesse são as publicas referentes a educação, arte e cultura. No entanto me entristece ver o nosso continente nacional brasileiro tão dividido, polarizado meio a meio, parece me que uma metade do Brasil vive em uma atmosfera e a outra vive na outra, com valores, aspirações e nacionalismo bem diferentes. A unidade histórica sempre nos manteve livres e soberanos, diante do resultado do ultimo pleito eleitoral presidencial, tenho medo.
O Liberalismo social tomou conta de tudo, quando digo isso falo de modo literal (os pais têm menos poder de influência em seus filhos sendo a educação exercida pela sociedade em que ele está)
O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.
NOVA MUDANÇA NAS REDES SOCIAIS:
As preliminares de uma boa conversa como: bom dia, Olá, tudo bem? Foram substituídas por links de política.
Não permita que essa mudança influencie na sua educação com as pessoas!
(DVS)
Histórias são sementes de afeto e valores humanos.
Se espalharmos sementes boas, construiremos uma sociedade melhor para todos.
Direitos Humanos, identificar fake news e esclarecimentos sobre todas as correntes extremistas deveriam ser incluídos como temas transversais no currículo escolar, quem quer salvar o futuro do país onde vive e o mundo tem que começar a pensar em implementar isso com seriedade.
O princípio de tudo está no criar das condições,
que permitam que o tempo seja administrado com autoconhecimento e prazer,
justificando "o viver bem porque merecemos".
O número de erros, falhas, tropeços e insensatez é grande na vida dos adultos; mas, se todos fossem disciplinados pelos seus pais e obedecessem suas ordens e os respeitassem, este número seja seria irreconhecível em nossos relacionamentos familiares e sociais, porque o bom senso, a caridade e o respeito dependem exclusivamente de uma boa educação.
Os livros infantis são verdadeiros banquetes repletos de significados positivos onde as crianças desfrutam de uma fonte inesgotável de desenvolvimento humano.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação