Mensagem sobre o Ato de Educar
Série Minicontos
Amor maternal
Em um dia de muita chuva e trovoada, sinhá coruja procurava atônita comida para os seus dois filhotes indefesos e expostos aos perigos da floresta
De repente encontra o gavião faminto que também caçava seu próximo jantar.
Mamãe coruja implora
- Compadre, se encontrares meus filhinhos poupe-os!
- Mas como vou identifica-los em meu a tantos bichos? - perguntou o gavião
- quando encontrares as mais belas criaturas da floresta serão os meus filhinhos.
E nunca mais sinhá coruja os encontrou.
Consumismo é o ato em que, sob uma máscara tristonha, o indivíduo, oculto por ela, desdenha de uma visão primitiva de que a felicidade decorre apenas de acumular e possuir poder e desejos. Consumismo não é viver, mas sim desistir dele, empoderado por uma força invisível que não existe, mas que coexiste nesse ser, infligindo danos no ciclo que ambiciona como parasita.
O verdadeiro educador é aquele que faz de sua práxis um ato de amor, pois acredita que o resultado de suas ações pode ser interpretado com apenas um sorriso de satisfação daquele com quem mediou conhecimentos para vencer obstáculos, que antes eram impossíveis de serem ultrapassados.
Analisando aqui comigo, cada dia é um ato. Entre avanços e tropeços, pódios e poços. Mais uma cena, um enredo a desempenhar. A vida é interessante, intensa. Dramática, engraçada, visceral. Saber se posicionar neste palco talvez seja a diferença, no final das contas...
O Filho de Deus nasceu em humildade, viveu em santidade e entregou Sua vida em um ato de amor incomparável. Ele enfrentou o julgamento injusto de uma multidão que trocou Sua pureza por um criminoso, escolhendo a escuridão em vez da luz. Mas a cruz não foi o fim. Ele ressuscitou, vencendo a morte, para dizer ao mundo: "Eu estou vivo!"
Hoje, porém, vemos a essência do Natal sendo desviada. O que deveria ser um tempo de reflexão e celebração do nascimento do Salvador se tornou uma festa de distrações. Trocaram a manjedoura pelo consumo, o Cristo vivo por figuras mirabolantes que nada têm a ver com a redenção.
É um alerta para nossos corações. Não podemos repetir o erro de trocar a verdade pela ilusão, o Salvador por símbolos vazios. O verdadeiro Natal não está em luzes, presentes ou festas, mas em reconhecer que Jesus nasceu, morreu e vive para nos dar esperança eterna. Que possamos lembrar disso e trazer de volta o foco ao único motivo verdadeiro: o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar.
Amor pede mais Amor
Nascido em uma manjedoura, Jesus nos ensinou a humildade e o ato de servir. Que neste Natal, possamos seguir Seu exemplo e estender a mão ao próximo. Ajude um projeto social, visite um amigo solitário ou simplesmente ofereça um soriso a quem precisa.
O amor não tem fronteiras. Que ele se espalhe além da nossa igreja e do nosso círculo social. Lembre-se: um ato de gentileza, como comprar um sorvete para uma criança, pode fazer a diferença em seu dia.
O Natal é mais que presentes e festas. É um tempo para refletir sobre nossos valores e fortalecer nossos laços com as pessoas que amamos. Que a paz, a esperança e o amor estejam presentes em nossos corações durante todo o ano.
Faça as pazes com quem você ama e, principalmente, consigo mesmo. O Natal é o momento perfeito para um novo começo.
Por que algumas pessoas têm uma concepção equivocada sobre o ato de ajudar? Será que realmente não compreendem ou simplesmente se acomodaram? Reconheço que tenho um propósito em ajudar, mas não em sustentar aqueles que optam pela inércia. A gratificação da assistência se perde quando se transforma em sustento para outrem, tornando-se algo patológico. O indivíduo se estabelece em sua inércia, recusando-se a trabalhar, a enfrentar desafios, ou a madrugar, pois há alguém para arcar com suas responsabilidades financeiras. É lamentável constatar que o ato inicialmente benéfico de ajudar acabou por prejudicá-los, tornando-os preguiçosos e conformados.
Se em nome de uma liberdade de reivindicação, se invade o espaço do outro cidadão, o ato em se estará errado no sentido de tirar do cidadão, o direito sagrado de ir e vir, que esta a garantir a nossa constituição.
Eu vejo Deus na minha vida, no ato de fé, na beleza de uma Mulher, no sabor de um café e na habilidade do Pelé com a bola no pé.
"A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer se acidentar, mas sobretudo um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes."
Negar a existência do mal na sua condição de ser é um grande ato de ignorância. Não conhece o mal, mas se torna dele conhecido por lavrar na sua seara.
Quando percebermos que o menor ato contra o amor é um ato que confronta as funções do primeiro átomo, entenderemos o porquê das tempestades, destruições, doenças, tragédias e mortes no mundo.
Nem toda batalha precisa ser travada, nem toda dor precisa ser compartilhada. Às vezes, o maior ato de autocuidado é aprender a se afastar do que fere, do que consome, do que não nos deixa em paz.
A grandeza do líder está no ato de suportar com paciência o peso da responsabilidade da centelha de sua brilhante liderança.
José Guaracir
Refletir é mais desafiador do que acreditar; enquanto o ato de pensar promove o progresso e o crescimento do intelectual, a crença pode resultar em um bloqueio do desenvolvimento mental.
Prioridade não se define por um ato isolado, mas pelo compromisso com quem amamos, apesar dos desafios.
O ato de se alimentar resulta em liberdade e prazer. Quando vira culpa, regra ou castigo, já não é nutrição, é prisão.
ECOS DA LIBERDADE
No palco da vida, um ato sombrio,
Alguém se ergue, com gesto vazio.
Negando o voto, a voz popular,
Espalha mentiras, busca enganar, semeando destruição.
Nas redes sociais, a trama se tece,
Organizações surgem, a verdade esquece.
À porta dos quartéis, a massa se agita,
como marionetes, sua liberdade é manipulada,uma nova ordem é programada.
No alto escalão
um jogo de poder é orquestrado, jogadas calculadas.
Grupos se formam com intenção letal,
Atentando à vida de um sonho plural.
A democracia ferida clama por paz
em defesa das instituições, em busca de justiça e verdade que nunca se faz.
Quem persegue os eleitos com mão de ferro
Merece a cadeia e o justo desterro.
Que ecoe a voz do povo unido e forte,
Defendendo seu direito em um só movimento , com grito forte, traçado o norte.
A liberdade não pode se calar, a esperança renasce ao se reerguer e lutar.
A nova primavera ninguém poderá calar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Superação: frases para refletir sobre este ato de coragem
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- Frases sobre Educar na Diversidade
- Frases sobre ensinar e aprender para educar com propósito
- Frases de formatura em Pedagogia que refletem o amor por educar
- Mensagens de Natal infantil para educar e desejar boas festas
- Educar Filhos