Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam

Aprendi tarde
que algumas coisas não se resolvem,
se largam.


Que nem todo peso é meu
só porque coube na minha mão.
Que sustentar demais
também cansa a alma.


Fui ficando
onde o barulho parecia compromisso,
onde o choque parecia trabalho,
onde aguentar virava virtude.


Mas o corpo avisa
quando a ligação queima.
E a paz começa
no ponto exato do desligar.


Não fiz discurso.
Não bati porta.
Soltei como quem entende
que insistir é outra forma de queda.


O mundo continuou
sem pedir minha opinião.
E, estranhamente,
funcionou.


Hoje caminho mais leve,
não por ter menos passado,
mas por não carregá-lo
como dívida.


Soltar não é ir embora.
É ficar inteiro
no lugar certo.

Aprendi, no silêncio das reflexões,
que nenhum sacrifício vale o desaparecimento de si.

Cuidar do outro é bonito,
mas não pode custar a própria voz,
nem apagar a chama que nos mantém vivos por dentro.

Não falo de egoísmo,
falo de permanecer.
De existir sem pedir desculpas.
De continuar inteiro.

Porque quem se abandona para salvar o mundo
acaba se perdendo no caminho.

Cuidar de mim é, agora, um ato de coragem.

Eurico Castro

O rigor do Inverno de Vivaldi me ensina que a força, muitas vezes, é o silêncio. Um calor lento acende por dentro enquanto o vento lá fora protesta.

"A gente precisa chorar para aprender a sorrir, a gente precisa amar para saber o que é viver."

Esta é a minha história, uma jornada de descobertas e crescimento.
Ao longo dos anos, eu aprendi que a vida é cheia de desafios e oportunidades, e que é importante nunca desistir de nossos sonhos.


⁠" Uma Flor no meio do Obstáculos

Educar não é encher alguém de respostas, mas ensinar a conviver com boas perguntas.

A vida é um rio que não espera.
Não lute contra a corrente.
Aprenda a navegar com coragem
e a beleza do caminho se revelará.

A decepção fere porque havia expectativa.
Ela ensina a ver as pessoas como são.
Dói, mas amadurece o coração.
Nem tudo que perdemos foi prejuízo.
Algumas perdas são livramentos silenciosos.

A resignação nasce quando fazemos o que é possível. Depois disso, aprendemos a soltar o controle. Não é fraqueza, é maturidade emocional. É confiar que o tempo também trabalha por nós. E descansar o coração do excesso de cobrança.

O erro é um degrau, não um abismo. Cair é parte da dança da vida. Quem aprende com o tropeço sobe mais consciente. A culpa paralisa; o aprendizado liberta. Não há fracasso no caminho do autoconhecimento. Só lições vestidas de tropeço.

A vida nem sempre sopra ventos favoráveis,
mas o marinheiro sábio aprende com as tempestades. O caos lapida. A dor ensina.
Nada é desperdício no campo da alma.
Erga o rosto e siga — até que o vento se curve ao seu propósito.

Aprendi a valorizar o que tenho. Não troco o que é meu por nada de ninguém.
Até porque, tudo o que temos, é um empréstimo.
O que eu conquistei eu tenho amor e dou valor. Nada veio até mim de mão beijada. Lutei, batalhei, persisti sem passar por cima de ninguém, e isso me faz sentir orgulho de mim mesma.
Ainda tenho muitos objetivos pela frente e sei que devo continuar indo a luta. E sei que vou conseguir, pois agora me sinto mais forte e mais segura de mim.
A fórmula certa?
Fé, confiança e amor próprio.

Deixe que a vida tome a lição
daqueles que não querem entender.
O ensinamento é pra todos, mas só quem se esforça consegue aprender.

Aprenda a deduzir através de fatos e análises, pois o que vem do outro pode ser um amontoado de histórias distorcidas e ações fictícias. Lave as orelhas e abra os olhos.

Não questione um gélido coração se desconhece as razões que o fizeram assim. Aprenda, o mundo não parará para enxugar suas lágrimas.

Aprendi com a pandemia de 2020 a valorizar cada momento com as pessoas que amamos.⁠

Cabe-nos o julgo?


Aprendemos o julgo desde pequenos.
As características dos outros, as diferenças começam a ser alvo de piadas e que conforme a plateia aumenta, essas humilhações vão se estruturando, perpetuando, até se tornar um modelo de sociedade, torna-se algo até cultural.
Falar dos outros, condenar, criticar os outros se torna algo muito natural e comum.
Agora, ao pensarmos, o único que foi e é perfeito, não veio a terra para julgar, tinha autoridade para falar de toda a humanidade pois ele conhece até as nossas entranhas, mas preferiu vir, não para condenar-nos ou julgar-nos, mas para trazer a vida eterna.
Conforme diz a bíblia em João 3: 15-18.

A vida é vista com futilidades e longe do propósito...

Ao nascermos, PAULATINAMENTE nos ensinam a CONSUMIR e dar importância as coisas MATERIAIS, ao ponto de nos ESQUECERMOS que o real VALOR da vida NÃO está nessas COISAS, não é À TOA que VIEMOS nus é só voltamos VESTIDOS por causa de ALGUÉM que nos CUIDOU.
TUDO é futilidade, tudo ACABA, tudo se EVAPORA com o tempo, até o nosso CORPO!
Ah! Se as pessoas SOUBESSEM que o único
ELEMENTO que é pra SEMPRE aqui nessa vida, DARIA o mundo inteiro para PROTEGER o seu maior TESOURO! Que é a sua ALMA!

Um intervalo onde a dor aprende a não fazer barulho. Onde o corpo aprende a suportar mais um pouco. Onde ninguém vence, ninguém perde — todos apenas continuam. Isso não é fracasso moral. É o retrato exato do que acontece quando a sensibilidade sobrevive tempo demais sem testemunhas.

Mais um ano se passou, rápido como um sonho.
O que levaremos dele são as lembranças, os aprendizados, as amizades que permaneceram fiéis e os melhores sentimentos.