Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam

Com a minha experiência aprendi pelo menos isto: que se uma pessoa avançar confiantemente na direção de seus sonhos, e se esforçar por viver a vida que imaginou, há de se encontrar com um sucesso inesperado nas horas rotineiras.

É preciso um fim para recomeçar,
Um erro para um reinício...
Um aprendizado... para uma nova lição e novas oportunidades.
Está nisto tudo a graça de um novo dia.

A ÚNICA coisa essencial, na educação, é aprender a distinguir entre o universal e o particular, o essencial e o acessório, o divino e o humano. Mas em geral a educação ensina tudo, menos isso.

Me chamam por aí de antissocial, mas eu não sou, porém, a vida ensina a separar o que é do que parece ser...

Quando te chamarem de burro por ter dificuldade em aprender algo, não fique triste por isso...
As vezes no que você é bom em executar, essa pessoa talvez nunca consiga aprender.

Lição de vida!

Desde cedo aprendi que para desabafar não preciso de falsas audições, mas sim do choro não visto para que eu possa me desfazer de certas lágrimas que carrego há tempos, nem que seja por uns segundos.
Carrego em mim a lágrima não caída diante de uma palavra dita sem sentimento.
Carrego em mim a lágrima da saudade oculta.
Carrego em mim a lágrima da revolta.
Carrego em mim a lágrima da solidão.
Carrego em mim a lágrima de quem sempre abre mão da razão para não ter que argumentar, pois desaprendi a defender o que quero na espera de fazer um convívio melhor ao meu redor.
Carrego em mim lágrima de ter que pisar em ovos todos os dias para não perder o apoio mendigado que tenho na esperança de um dia poder ser independente e ser eu mesma.

“Você tem que aprender a fazer falta! Quem foi o imbecil que falou isso, meu dinheiro escutou e até agora não voltou!

Aprenda a ser grato
Ouça antes de falar
E nunca diminua aqueles
Que te fazem somar.

"Verdadeiramente, para amar é preciso aprender e se esforçar. Nós estamos imersos em uma cultura que equivocadamente nos transmite que 'toda forma de amor' é válida e quase tudo é amor. Vivemos uma banalização do amor, fala-se muito sobre ele quando se está, na verdade, falando de licenciosidade, promiscuidade, libertinagem e desrespeito. Eu sei que vocês me entenderam: amor é um estado de quase-morte. Mas o que vemos por aí não passa de êxtase da carência, sentimentos fugazes à flor da pele, desejos incontroláveis."

Se você não aprender a perdoar qualquer mágoa você corre o risco de acumular pesos na alma e perder a oportunidade de voar.

Cresça, Paul. Viva como herói. É isso que os clássicos nos ensinam. Ser um personagem principal. Senão, para que vale a vida?

J. M. Coetzee
Homem lento. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Ela me ensinou tudo sobre o sacrifício real. Que deve ser feito de amor... que deve ser feito a partir da necessidade, não sem antes esgotar todas as outras opções. Que deve ser feito pelas pessoas que precisam de sua força, porque eles não têm força suficiente.

Aprenda a viver de escolhas, não de chances. Opte por ser motivado, não manipulado, a ser útil, não usado.
Seja livre, senhor do seu destino!

Aprendi que tem coisas que por mais que te deixam irado ou triste, nada resolve fomentar. A mais sábia resposta é o silêncio e não há nada mais revelador que o tempo que ao contrário de palavras, mostra resultados.

Sim eu mudei. Caramba! Como eu mudei. Parece que as pessoas aprendem a crescer com suas dores. Sempre existe duas opções: ou você aprende e cresce ou fica vivendo a mesma monotonia. Eu escolhi mudar e veja só, estou tão bem que nem parece eu.

Lamentável são os que não colocam nada em prática do que aprenderam em receitas básicas de autoajuda, talvez por experiência própria. Limitam-se a criticar o que desconhecem em seus próprios espíritos ou querem desconhecer, e vazios, nem aconselham nada, pois ainda não tem nada ou o pouco quem tem, egoicos, não aprenderam ainda a compartilhar. Nem todos os grandes pensadores do mundo, ou mesmo os pequenos, praticam o que escrevem, mas talvez sirvam de inspiração tardia para eles mesmos ou àqueles que anseiam por melhorarem como seres humanos. A crítica é sempre mais fácil e ácida, pois não há necessidade do envolvimento pessoal com nada, bastando à crítica pela crítica.

Eu não mudei, eu segui minha vida, oras. Eu aprendi a deixar, pra não ser deixada pra trás, eu aprendi a ser fria, para não me tratarem com frieza. Eu moldei em mim, tudo que eu recebi de todos os amigos que eu tive, no geral, homens, mulheres, todos me decepcionaram de uma forma que eu não sei explicar. Então, eu simplesmente parei de me importar e de cobrar. Eu não faço mais questão de nada, ninguém, porque quem me ama, está do meu lado. Quem me ama ficou. E à quem eu pertenço, nunca foi embora. Desculpe se sou dura agora, se realmente me conheceu, sabe que eu não era assim.

A diferença entre o desbravador e o aventureiro é que um se diverte aprendendo e o outro.... se diverte.

Quer ser foda na vida.. Primeiro foda seu psicológico, depois o ensina a não desistir, o faça persistir mesmo na dor, faça o chegar no seu limite, porque sem dor sem ganho.

Por: Silvia Godoi

Viver com maturidade é aprender com os erros, aceitar todas as diferenças, e não buscar perfeição em ninguém. Tentar se reerguer a cada queda, e se fortalecendo a cada dificuldade que encontrar no caminho...