Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam

Não os odeio, mas não consigo suportá-los porque não aprendi a negociar com eles.

Como antes, passei a ser fria e miseravelmente calculista. Nada mais me faz chorar ou cair, Aprendi a lidar com as perdas, os altos e os baixos. E ironicamente, estou bem. Não nescessáriamente bem, mas pronta para seguir em frente.

Histórias... podem ensinar, corrigir erros, iluminar o coração,
oferecer um abrigo psicológico, promover mudanças e curar feridas.

Aprendi que mais vale lutar do que recolher tudo fácil. Antes acreditar do que duvidar.

Cora Coralina

Nota: Trecho do poema "Ofertas de Aninha (aos moços)", do livro "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.145.

...Mais

É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combate-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado.

Tenho aprendido a silenciar. A observar as coisas que acontecem ao meu redor de boca fechada. Dizem que quando poupamos um sentido, aguçamos os outros. Nesse caso, o meu silêncio tem deixado a minha visão mais apurada. Eu tenho conseguido olhar mais para dentro. E estou ouvindo melhor, também. Com mais atenção. Quando falamos demais, perdemos a oportunidade de distinguir o barulho, da música. O verdadeiro, do falso. O exagerado, do suficiente. Porque muitas das vezes, não precisamos dizer absolutamente nada. Por isso, o silêncio tem sido a minha mais reveladora resposta.
E isso é precioso.

O budismo ensina que a alegria e a felicidade surgem do desapego. Por favor, sente-se e faça um inventário da sua vida. Há coisas em que você está se apoiando que realmente não são úteis e privam você de sua liberdade. Encontre a coragem para deixá-las ir.

Eu lhe ensino que a primeira e mais importante coisa é ser amoroso para consigo mesmo. Cuide de si mesmo. Aprenda como se perdoar, cada vez mais e novamente; sete vezes, setenta e sete vezes, setecentos e setenta e sete vezes. Assim você irá florescer. Nesse florescimento você atrairá alguma outra flor. Isso é natural. Pedras atraem pedras; flores atraem flores.

Se eu tiver que repetir a palavra Doppelganger mais uma vez, vou ter que aprender a soletrar.

Então aprenda: colega não é amigo, atração não é amor e sorrir não significa estar feliz.

Os gatos são tão inteligentes que só aprendem o que lhes interessa. Por esse motivo, são considerados interesseiros. Aprender o que é útil não é ser interesseiro: é ser prático. Viva os gatos, que não perdem tempo com inutilidades!

Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém a quem amar!

São os olhos, exatamente os olhos, que eu mais ouço. A vida tem me ensinado, ao longo da jornada, que as palavras muitas vezes mentem. Os olhos, geralmente, não desmentem o que diz o coração.

A coisa mais inteligente que uma mulher pode aprender é nunca precisar de um homem.

Agradeça a todos que falam sem pensar,
pois eles nos ensinam muito bem o valor que o silêncio tem.

⁠Não vou apenas te ensinar a superar seus medos. Vou te ensinar a despertar a cobra que há em você. E, quando fizer isso, você será temido.

Alguma coisa aconteceu comigo. Alguma coisa tão estranha que ainda não aprendi o jeito de falar claramente sobre ela.

Cansei de ter que cair pra aprender, de ser minha própria cobáia, agora aprendo com os erros dos outros.

Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo.
(Divergente)

Veronica Roth
Divergente

Nem sempre, é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo!

Desconhecido

Nota: O pensamento costuma ser erroneamente atribuído a William Shakespeare.