Mensagens de maturidade que mostram o poder do tempo e da experiência

⁠Reconhecer-se; Cessar o erro; Reparar os estragos causados pelo erro. Paz.

Inserida por ofrancopensador

Triste é quando se descobre que amadurecer é acordar de um Sonho

Sabe, eu fui magoada. Sofri amadureci com a dor.

Me sinto velho, me sinto maduro, já não sou apenas um guri, meus pensamentos mudaram, minhas metas são outras. O passado me ensinou que o futuro é bem mais fácil, pelo simples fato de hoje pensar antes de agir, e isso me da a cada dia a certeza do que realmente é importante.

Sou o resultado da crença, dos desafios, da perseverança, da determinação, do amadurecimento precoce e, do amor-próprio.
Minha vida nunca foi fácil...
Isso me fez uma pessoa Incansável em meus objetivos.

Diz que é madura mas ainda chora vendo Titanic.

Eu posso ser criança, mas mais madura que alguns adultos. Posso ter poucos anos de vida mas já passei por muitas situações difíceis que tive de resolver, de quantas vezes me machuquei por pessoas idiotas, quantas vezes já caíram lagrimas por pessoas que não mereciam. Pois é fazer o que já sou nova e tenho mais histórias que algumas pessoas mais velhas que eu!

Amadurecimento

No passado eu aprendi mais nos dias nublados da minha vida, do que nos dias de sol!
Quando me faltou o amor e o tempo ruim se fez, eu comecei a dar mais valor para as palavras de afeto!
Quando me faltou a paz e tudo a minha volta estremeceu pelo desassossego, comecei a valorizar ao silencio que outrora muitas das vezes me incomodava!
Quando me faltaram os amigos e a solidão se tornou a minha companheira de todos os dias, eu pude ver o quanto é complicado caminhar sozinha!
Hoje amadurecida eu não necessito perder para valorizar o que mais amo!

As boas críticas tornam o homem maduro quando ele não é ignorante.

POIS É

A verdade pode durar uma vida inteira, perseguir uma mulher madura, assaltada de lembranças provocadas por uma amiga que mexe com uma varinha "o fundo lodoso da memória". E, de repente, a avó percebe uma convulsão na sua realidade, porque de repente outra verdade se sobrepõe. Explica. Reduz. E ao mesmo tempo amplia. Pois é. A verdade, em Lygia Fagundes Telles, é tão crua quanto esclarecedora. O que está em seus contos é a vida, sua própria e de outros, tão real e tátil como o chão áspero de cimento.
Reli, com assombro renovado, seu Papoulas em feltro negro, que ela incluiu no livro "Meus contos preferidos". Em onze páginas, Lygia roteiriza, organiza, sumariza, romantiza, anarquiza e enfim suaviza e cicatriza uma vida inteira.
Ojeriza.
Fuga.
Medo.
Ansiedade.
Mentira.
Não foi sem intenção que a narrativa das memórias suscitadas por um telefonema se concentre na latrina do colégio. Era o ponto da tangência. O ponto da fuga. A casinha fedorenta era melhor do que a sala de aula, com aquela presença esmagadora, opressora da professora castradora. Mentira! Tão bem dissimulada que pareceu verdade, por cinqüenta anos. E a verdade, um dia, lhe atinge a face como a aba de um chapéu de feltro, ornado de papoulas desmaiadas.
A memória é sinestésica. E os elementos formais estão ali, polvilhados no conto de Lygia, a declarar a ação dos sentidos. O tato da memória traz a aspereza do giz, o suor das mãos, o pé que esfrega a mancha queimada de cigarro no tapete. A audição da memória pede que se repita a Valsa dos Patinadores, como se repetiu a lembrança pela voz da companheira sessenta e oito, da escola primária. Mas o cheiro da memória remete, primeiro, a urina. A latrina escura. E eis a visão da memória a denunciar a obliteração. Negro quadro-negro. Trança negra. Saia negra. Feltro negro.
No meio do negrume, o sol reflete o seu fulgor majestoso na vidraça. É o esplendor do flagrante descobrimento. "O sol incendiava os vidros e ainda assim adivinhei em meio do fogaréu da vidraça a sombra cravada em mim." Dissimulação - mesmo em meio a tanta luz, há uma sombra. É uma sombra que persegue a personagem até o reencontro com a professora. Sombra, por definição, é uma imagem sem contornos nítidos, sem clareza. Como a professora, morta-viva, "invadindo os outros, todos transparentes, meu Deus!" E Deus, que sombra é esta a que chamamos Deus?
Pois é. Neste conto de Lygia, o gosto da memória, ou a memória do gosto, está ausente. Não se manifesta o sabor. Por que não se manifestou o saber, é por isso?
O conto é partícula de vida. É meio primo da História. Mais do que eventos, registra caráter, caracteres, costumes, clima, ambiente, formas, cores, preferências, gostos. O conto é uma das modalidades da história feita arquivo. Por isso conto, contas, contamos. O conto oral é o livro em potência, a história em potência. Ambos pertencem a quem os usa, e a quem de seus exemplos faz uso.
A escola deve ensinar a ler. Mas também deve ensinar a ouvir. Por isso, também na escola, que é um complemento da família, é preciso haver quem conte histórias. Como Lygia, que nos faz lembrar que é preciso haver a lembrança de uma infância vivida, o acalanto de uma voz querida, contando histórias, ilustrando a vida.
Lygia é de uma franqueza pontiaguda.
Este conto, em especial, é uma escancarada confissão de humanidade. A personagem é Lygia, ou qualquer um de nós. A personagem é frágil. Conquanto pensasse, a vida inteira, que era forte. Imaginava-se executora. Conquanto pensasse, a vida inteira, que era executada. Humana, enfim. Eis a verdade. Eis Lygia. Pois é.



Jornal das Letras, edição de agosto de 2007

A maior preço a ser pago pelo amadurecimento é a perda da inocência,o que significa corromper grande parte da alma.

As vezes pessoas tentam ser maduras, mas acabam sendo podres.

Sou uma pessoa madura o suficiente para respeitar outras pessoas e tratá-las com educação e humildade. Meu problema é que acabo me tornando infantil quando aguento infantilidade alheia por muito tempo.

PRISÃO DO AMOR!!!

Na sua prisão sem muro,
A solidão de um apaixonado,
Um homem maduro.

Pensando em libertar o seu coração,
Conhecendo uma nova paixão.
Redescobrindo o amor,
Mas sem emoção.

Com liberdade para amar,
Ele vai com cuidado
Pra não se apaixonar.
Mas é para amar e não se apaixonar?

Então não se confunda,
Os sentimentos podem ate ser parecidos,
Jamais deverão ser esquecidos.

O homem querendo amar sem apaixonar?
Coitado! Mal ele sabe sobre o amor,
O sentimento que domina o coração.

Nesse mundo decadente
O ser humano tem que apaixonar
Amando loucamente.

Evolução e amadurecimento constante sempre serão as palavras de ordem!! Evolua em cada dificuldade, em cada situação, em cada oportunidade! Não pense em nada, simplesmente, amadureça e evolua! Evolua de todos os jeitos, de todas as formas, simplesmente, evolua e busque ser sempre melhor que ontem!

O amor da virgem é puro,o ciume da mulher madura é amargo,a virgem te abraça na simplicidade,a mulher experiente te engana com palavras vãs.

Amadurecer não é tomar decisões corretas sempre. Amadurecer é saber lidar com as decisões tomadas.

Caráter aparece da genética, amadurece no berço e apodrece na sociedade adulta...

Assim como os frutos caem de tão maduros pra que novas plantas brotem no chão, algumas amizades deterioradas devem acabar pra que a gente renove a nossa capacidade de cultivar e cativar quem realmente deve seguir caminhando ao nosso lado.

Porque existem amizades que não valem a ressaca de uma festa. Porque existem amigos que não merecem o nosso empenho de querer estar junto. Porque uma amizade verdadeira vai muito além do interesse individual de um ou do outro. Porque um amigo verdadeiro tem que ser muito mais do que um amigo. Um amigo verdadeiro, tem que ser um verdadeiro irmão.

Para todo fim um recomeço, e de recomeço a recomeços um novo desejo ou os mesmos porem mais maduros, outras mudanças e mais mudanças para no final continuarmos sendo os mesmo, mas sempre com a cálida pergunta: Eu vou conseguir?