Livre em Jesus
A consciência do homem modifica as feições do seu rosto, tanto para o bem quanto para o mal. Rosto alegre é sinal de bom coração, mas inventar provérbios é trabalho fatigante.
(Eclesiástico 13, 25-26)
Quem é mau para si mesmo, com quem será bom? Não aproveita nem mesmo os seus próprios bens. Ninguém é pior do que aquele que maltrata a si mesmo.
(Eclesiástico 14,5-6)
Mau é o homem de olhar invejoso, que vira o rosto e despreza a vida dos outros.
(Eclesiástico 14, 8)
Não se prive de um dia feliz, nem deixe escapar um desejo legítimo. Por acaso você não vai deixar para outros o fruto de suas fadigas, e não vai ficar para os herdeiros o fruto de seus sacrifícios? Dê e receba, e divirta-se, porque no mundo dos mortos não existe alegria.
(Eclesiástico 14, 14-16)
As folhas verdes em árvore frondosa caem ou brotam. O mesmo acontece com as gerações humanas: uns morrem, outros nascem.
(Eclesiástico 14, 18)
Desde o princípio, Deus criou o homem e o entregou ao poder de suas próprias decisões.
Eclesiástico 15,14
A vida e a morte estão diante dos homens, e a cada um será dado o que cada um escolher.
Eclesiástico 15,17
Da terra o Senhor criou o homem, e para ela o faz voltar novamente. Concedeu aos homens dias contados e tempo medido, e deu-lhes poder sobre todas as coisas que existem na terra. Revestiu-os com a sua própria força e os criou à sua imagem. Infundiu em todos os seres vivos o temor para com os homens, para que estes dominassem as feras e pássaros. Deu-lhes discernimento, língua, olhos, ouvidos e mente para pensar. Encheu-os de ciência e inteligência, e também mostrou-lhes o bem e o mal. Infundiu o seu temor na consciência deles, para mostrar-lhes a grandeza de suas obras. Eles louvarão o seu nome santo, cantando a grandeza de suas obras. (17, 1-8)
(Eclesiástico)
No tempo da abundância, lembre-se da carestia; nos dias de riqueza, lembre-se da pobreza e da miséria. Entre o amanhecer e a tarde, o tempo muda, e tudo é passageiro diante do Senhor.
Livro do Eclesiástico 18,25-26
Examine a si mesmo antes do julgamento e, no momento da sentença, você encontrará perdão.
Livro do Eclesiástico 18,20
O orvalho abranda o calor, e a palavra é melhor que o presente. De fato, não vale mais a palavra que o presente? O homem generoso oferece as duas coisas. O insensato reprova sem usar tato, e o presente dado de má vontade faz chorar.
Livro do Eclesiástico 18, 16-18
A misericórdia do homem é para o seu próximo, porém a misericórdia do Senhor é para todos os seres vivos.
Livro do Eclesiástico 18,12
Não é possível investigar as maravilhas do Senhor. Quando alguém chega ao fim, está apenas começando; e quando pára, então fica perplexo.
Livro do Eclesiástico 18, 5
O ignorante acredita ser inteligente, pois, lhe falta Inteligência para distinguir sua própria ignorância
