Ser jornalista: frases que capturam o espírito da profissão
Revisão por Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores
Jornalismo é uma escolha por princípios. Ser jornalista é buscar o que está escondido, lutar pela transparência e resistir ao ruído da manipulação. Frases sobre jornalismo refletem a alma de uma profissão que insiste em informar com coragem e consciência.
Jornalismo não é apenas profissão, é uma paixão pela verdade e um dever com a sociedade.
Ser jornalista é mais do que escrever notícias, é se tornar parte de um processo contínuo de questionamento e descoberta.
O verdadeiro jornalista é aquele que, diante de pressões e interesses, escolhe sempre a verdade.
O papel do jornalista é dizer o que os poderosos não querem que você saiba.
Como jornalista, você precisa aceitar esses riscos, esses perigos, porque jornalismo é apenas desafiar os poderosos.
Glenn Greenwald
A profissão do jornalista é mais do que informar, é dar contexto, é questionar e garantir que ninguém seja deixado para trás.
Ser jornalista é estar na linha de frente da verdade e da justiça.
O jornalista não é um espectador da história, mas um participante ativo, ajudando a escrever o futuro em cada reportagem.
Ser jornalista é ter a oportunidade de mudar o mundo, uma reportagem de cada vez.
Ser jornalista é carregar a responsabilidade de contar a história com precisão, mesmo quando a verdade é desconfortável.
A missão do jornalista é iluminar as sombras, questionar os poderosos e dar voz a quem não pode ser ouvido.
Ser jornalista é aceitar que as respostas nunca são simples, mas nunca deixar de procurar a verdade por trás das perguntas.
Nota: Frase atribuída erroneamente a George Orwell. A citação também costuma ser atribuída a William Randolph Hearst. Porém, na referência mais antiga da citação de que se tem notícia (em 1918), a autoria da frase é desconhecida.
...Mais
80 mil compartilhamentos
Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte.
Existem dias em que o jornalismo registra fatos que, no futuro serão contados nos livros - e serão guardados por gerações. Nesses dias, o que o jornalismo faz é escrever a história.
No jornalismo, não há fibrose. O tecido atingido pela calúnia não se regenera. As feridas abertas pela difamação não cicatrizam. A retratação nunca tem o mesmo espaço das acusações.
Ever Wonder Why?: And Other Controversial Essays (2013).
Gostando das frases?
Hábitos que transformam
Receba reflexões, ferramentas práticas e hábitos que ajudam no seu bem-estar emocional — direto no seu e-mail.
Art. 14 – O jornalista deve:
– Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas;
– Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.
Jornalismo com compromisso é aquele que não se curva a políticos.
Não se vende por migarias e principalmente sabe defender os interesses coletivo de uma sociedade que ver na mídia a única forma de se obter dias melhores.
Seria mais legal se o Jornalismo e jornalistas apenas passassem a informação, tal qual ela aconteceu, tal qual a informação foi recebida e, não fossem tendenciosos e colocassem opiniões, mas, deixassem o leitor e o telespectador tirar suas próprias conclusões.