Ja Vivi um grande Amor
"Homem Que Não Sabe Amar"
Explicar o que é um poema
é como tentar falar do amor:
não cabe só em palavras,
não vive sem sentir dor.
Ambos nascem da alma,
do que pulsa sem razão.
São feitos de silêncios,
de entrega, de emoção.
Mas tem homem que não sente,
que vive sem se doar.
Olha verso como perda,
e amor, como fraquejar.
Não entende o que é ternura,
despreza quem sabe escutar.
Nunca leu com o coração,
nunca soube se entregar.
Como te explico um poema
se tua alma não quer tocar?
Como falo sobre o amor
a quem não sabe amar?
O amor, em sua essência, é um organismo vivo, em constante mutação e adaptação. Não se trata apenas da paixão inicial, daquele turbilhão de emoções que nos arrebata. É muito mais. É a construção diária, a dedicação, a paciência, o companheirismo e a cumplicidade que se estabelecem ao longo do tempo.
ESPERA
Quando o amor se depara
Com um pedido de espera
Ele suspira
E se evapora
Numa aura pura;
E se incorpora
No que aspira
E para a espera
Então se prepara.
E na espera incessante,
Triste o amor se ressente;
Pelo acinte,
Pelo afronte,
Qual transeunte
Que numa ponte
Atende ao pedinte,
Porém presente
À sua frente, um assaltante!
Quieto como chegara,
Suave como regera,
Ele se gira
Parte agora
Sem amargura.
E se avigora
Pois lhe insurgira
Que a espera que elegera
Por qual vergara, enfim, agora, subjugara!
O amor é como as águas de um rio, pois se você não guardar e valorizar cada momento importante, nunca mais voltará aquele momento especial e único.
A sorte de um amor tranquilo
Escrevo aqui os meus votos, votos que, no momento, são apenas meus, mas os desejos são — de que, apesar de ter total consciência de que os amores não são como nos livros ou nos filmes, ainda assim hei de entregar o melhor de mim. Não farei dos sentimentos algo subjetivo, como algumas poesias; eles serão claros, diretos, como uma poesia tão bem escrita que não abre oportunidade para outra interpretação. Serão intensos, tanto nas facilidades quanto nas dificuldades.
Amarei as diferenças, entendendo que foram justamente as singularidades dela que me fizeram me perder. E, falando em me perder, hei de valorizar, mais uma vez, a sensação da paixão: o frio na barriga, o sorriso antecipado, a ansiedade ao vê-la e senti-la. Hei de valorizar os detalhes que nos fazem sentir vivos outra vez — do silêncio do beijo ao silêncio nos olhares.
Não esperarei pela perfeição, nem minha, nem dela. Mas vou ansiar por dias fora do automático, aqueles em que se vive todos os 86.400 segundos de um dia. A vida é volátil, e eu só espero que, no meio de todo o caos, eu possa ter outra vez a sorte de viver um amor tranquilo.
Somos um fenômeno
Pode parecer clichê, mas, quando se fala de amor, pensamos na "outra metade" — mas já somos completos. Não existe outra metade, existe o nós: a versão que está presente em nós mesmos e a versão que está distante do nosso íntimo. Talvez esse seja o desafio e o que buscamos como "amor". Porque amar o próximo é fácil; não conhecemos seus medos, suas vulnerabilidades, suas guerras. E, por mais que tenhamos esse conhecimento, não saberíamos, de fato, o impacto que isso tem naquela pessoa.
Mas, quando se trata de amar a nós mesmos, é necessário que seja um amor genuíno, leve e respeitoso. É impressionante tudo o que a vida e as pessoas fizeram durante todos os anos de nossa existência, permitindo que possamos refletir sobre quem fomos no passado e quem somos agora.
Porém, mesmo assim, isso não define quem somos. Então, o que eu quero dizer sobre o amor é: o ideal é que tenhamos o desejo real de amar a nós mesmos, do jeito que somos. Algo que eu sempre digo é que o ser humano é um fenômeno, e você (eu) não é diferente disso. Somos todos um fenômeno único, aprendendo todos os dias como é se amar, até finalmente partilhar desse amor com o resto do mundo.
༺༻
Mundos aparte são parte de um só; o nosso próprio.
No amor e fantasia, viaja aquele que a vida sabe apreciar.
Roteiro de todos os mundos que sempre no nosso estão presentes.
Permita-se viajar!
༺༻
Tc.23042025/064
Gestar é um dom divino, seguido de um ato de amor. Quando uma mulher diz que não quer ser mãe ela deixa de ser feminina e torna-se feminista.
Um Olhar de Gratidão Sobre Romanos - Capítulo 8.
✔️Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
✔️Aplicação Espiritual...
"Essa pergunta não busca uma resposta. Ela afirma uma certeza inabalável: nada pode nos separar do amor de Jesus.
Paulo nos convida a viver com essa confiança - mesmo quando as circunstâncias dizem o contrário, Cristo nos ama.
A vida pode ser dura, mas o amor de Cristo é mais forte"
✔️Tribulação? Angústia? Perseguição? São desafios que povoam o nosso cotidiano - é verdade e não precisam ser ignorados - mas afrontados com a Palavrade Deus.
✔️Como Ele revela em Efésios 6.10 - "... quero recordar-lhes que a força de vocês deve vir do imenso poder do Senhor dentro de vocês.
Eu considero, o amor como sendo um sentimento ingrato, por simples razões, muitas vezes leva-se muito tempo a lutar para ser feliz, para ser amado e para amar, num piscar de olho tudo vira nada, as promessas de amor acabam num vazio sem sentido, os momentos felizes se tornam excitadores do ódio e no fim nada faz sentido lutar por amor. Furucuto, 2025
Que seja um amor que aqueça
Que incentive
Que fortaleça
Que acalme
Mas que vibre
Que alegre
Que agregue
Oi, amor meu (S.S)
Hoje eu tive um sonho…
Eram 23:59 do dia 22 de junho, e meu coração batia em descompasso, ansioso, contando os segundos pro relógio badalar a meia-noite do dia 23. Eu queria ser a primeira a agradecer a Deus por você. Por cada pedacinho seu que ilumina o mundo. Por sua existência, que já foi meu lar.
No meu sonho, eu estava vestindo uma camisa sua — quem sabe aquela azul que sempre imaginei roubar do seu armário, só pra sentir você mais perto, como um abraço seu que nunca acaba.
Eu segurava um bolinho simples, com uma velinha dançando na penumbra, me achegando devagarinho a você, sussurrando um “parabéns” tão doce ao teu ouvido e esse momento único era só nosso. Te pedi pra fechar os olhos e fazer um pedido— qualquer um que eu pudesse transformar em realidade. Porque hoje, meu amor, o dia é seu, e meu único desejo é te dar o mundo e te fazer feliz.
No meu sonho, eu dançaria pra você. Faríamos amor, com a urgência dos que se encontram e a calma dos que se pertencem. Depois, dormiríamos entrelaçados, tão agarradinhos que nem o frio da madrugada ousaria nos separar.
E bem cedinho, te acordaria com um café quentinho na cama, com mil beijinhos espalhados pelo seu corpo e abraços que dizem tudo o que as palavras não traduzem.
Só nós dois fechados em nossa bolha de amor.
Só quando o sol nascesse, iluminando o teu dia, eu aceitaria te dividir com o resto do mundo. Quem sabe um almoço em família, com risadas ecoando à mesa?
Ou uma noite com amigos, brindando você? Qualquer coisa que pintasse aquele sorriso que desarmava o meu coração. Meu único propósito seria te fazer o homem mais feliz da Terra, retribuindo, mesmo que em parte, o tanto que você me fez.
Eu te daria uma caixinha especial (que havia começado a fazer desde o ano passado pra essa data), com 365 frases, uma pra cada dia do seu novo ciclo. Cada pedacinho de papel traria uma razão pra te amar a cada novo dia:
Por teu sorriso, que sempre aquecia meu coração.
Por teus olhos, que enxergam minha alma.
Por teu jeito, que fazia o mundo ser mais leve.
Por teu toque, que me fazia sentir desejada.
Por tua presença, que era o meu refúgio.
Por tua voz, que ecoava em mim como canção.
Por tua calma, que silenciava minhas tempestades.
Por tua gentileza, que floresce onde passa.
Por teu carinho, que afagava minha alma.
Por teu cuidado, que me fazia sentir protegida.
Por tua proteção, que era meu escudo contra o medo.
Por tua sabedoria, que me guiava mesmo quando eu fingia teimosia diante dela.
Por tua ternura, que derretia qualquer dureza do meu coração.
Por tua humildade, que faz de você tão grande.
Por tua preocupação, que me fazia sentir tão única e especial.
Por tua generosidade, que transbordava em cada gesto.
Por teu acolhimento, que me abraçava sem precisar de braços.
Por tua dedicação, que tornava tudo mais bonito.
Por tua inteligência, que me desafiava a ser melhor.
Por tua paz, que era meu porto seguro.
Por teu abrigo, onde meu coração descansava.
Por teu zelo, que cuidava de mim como ninguém.
E por tantas outras razões que me fizeram te escolher — e ser grata por você ter me escolhido.
Eu ficaria te olhando, meu amor, com os olhos marejados de felicidade. Admirando você de longe, mesmo estando tão perto, enquanto você sorria, abraçava e recebia o amor de todos que têm o privilégio de desfrutar da tua companhia. E, nesse instante, eu sentiria aquela plenitude rara, quando o coração transborda e a alma sussurra: “É isso, a felicidade mora aqui.”
Mas então eu acordei. E o vazio me abraçou no lugar dos seus braços. A realidade me lembrou que você não está mais aqui. Que você se foi, levando consigo uma parte de mim que nunca vou recuperar. A saudade bateu como uma onda, trazendo à tona o que éramos. O que poderíamos ter sido.
Você, que era meu primeiro e mais aguardado “bom dia”. Meu último “boa noite”, sussurrado com a promessa de um amanhã juntos…
A saudade da vontade de querer estar sempre perto…
De caminhar com você na praia ao amanhecer de um domingo, sentindo a areia fria sob os pés e o calor da sua mão na minha….
De um jantar com nossa música ao fundo — aquela música que ainda não consigo ouvir, porque ela carrega você em cada nota, e a dor ainda é mais alta que a melodia.
É triste voltar pra realidade depois de sonhar tanto e tão alto…
Não vou mentir: ainda dói. A dor de quem perde alguém de repente é teimosa, se demora, se enraíza….
Talvez ano que vem eu não esteja mais contando os meses, as semanas, os dias até o 23 de junho.
Talvez a saudade se transforme em uma lembrança longínqua daquelas que a gente tem que rebuscar no baú das memórias…
Talvez eu esteja aguardando ansiosa o badalar do relógio em outra data…
Mas hoje vou fazer uma oração silenciosa pedindo a Deus que onde quer que você esteja, vc esteja e seja plenamente feliz. Que você viva intensamente, que seja celebrado, amado, desejado, da forma como eu tanto sonhei e esperei pra esse dia.
Que seu dia 23 seja grandioso, marcante e inesquecível.
Hoje, vou voltar ao mar. O mesmo mar onde deixei as cinzas da ideia que eu tinha de nós. De você. Vou levar uma flor e a entregarei às ondas. Vou lembrar a mim mesma que, embora nem tudo sejam flores, ainda há flores. E que elas florescem mesmo que em outras pessoas.
Feliz dia teu, lindo.
Feliz vida tua.
Carpe diem!
Faça valer a pena!
Achar que o amor não é para mim, é um dos piores sentimentos que uma pessoa pode sentir. É como se eu não fosse nada, como se eu fosse um problema ambulante, tudo em mim parece estar errado.
Como pode um amor ser tão incrível, paciente e atencioso como o amor de Jesus por mim? Um amor que é de filha, mas também de noiva—aquele amor que o noivo busca, que anseia, mas que, muitas vezes, a noiva não procura com a mesma intensidade. Nos perdemos nos devaneios do mundo, acreditando que o que é passageiro e doloroso tem mais valor. E, assim, nos afastamos do amor verdadeiro, do amor puro, que é o único capaz de nos preencher por completo.
Que a gente confunde amor com atração,
Um brilho nos olhos, a chama de um verão.
E o coração, bobo, se lança sem freio,
Em braços que não merecem tal anseio.
Pisamos nos que nos querem, nos que dão valor,
Cegados por um falso e fugaz esplendor.
Nos prendemos em quem não sabe amar,
Esperando um afeto que nunca vai chegar.
Sabemos que não presta, que a vida nos alerta,
Mas a gente se agarra, em teia incerta.
Dependemos de quem nos faz sofrer,
Num ciclo vicioso, sem fim, sem querer.
Mudamos por um sopro, um breve aceno,
Deixamos nosso eu, perdemos o terreno.
Sonhamos com o sério, o laço forte e puro,
E acordamos na dor de um engano futuro.
