Indiretas de amor: demonstre interesse com sutileza đ
Ă uma pena que eu nĂŁo possa tocar-te neste momento, mais so tenho de dizer-te que ainda voce vive no meu pensamento.
A terrĂvel dor da inveja
"Certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. "VocĂȘ pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro", sentenciou. O invejoso respondeu, entĂŁo, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da histĂłria: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade.
Ă por meio dessa fĂĄbula que a psicanalista austrĂaca Melanie Klein (1882-1960) definiu na obra "Inveja e GratidĂŁo", um dos principais estudos jĂĄ feitos sobre o tema, o comportamento de quem vive intensamente esse sentimento. Ao mesmo tempo que o ciĂșme Ă© querer manter o que se tem e a cobiça Ă© desejar aquilo que nĂŁo lhe pertence, a inveja Ă© nĂŁo querer que o outro tenha. O mais renegado dos sete pecados capitais Ă© uma emoção inerente Ă condição humana, por mais difĂcil que seja confessĂĄ-la."
Hå muito tempo os seres humanos são ensinados a compararem-se uns com os outros, como se houvesse categorias de qualificação pessoal para cada um, que os colocasse em escalas de diferentes valores, como primeiro, segundo ou terceiro lugar.
Acontece que esta cultura de comparação, ao mesmo tempo em que tem boa intenção, pode ser extremamente prejudicial, por exemplo, quando sua mĂŁe diz: A sua prima Ă© melhor que vocĂȘ em tudo! O que eu fiz para vocĂȘ ser assim? E entĂŁo, vocĂȘ, ouvindo isto, tem sua autoestima totalmente ferida, e aprende a ver sua prima como alguĂ©m "melhor" do que vocĂȘ em tudo, e tal fato, faz com que automaticamente, nasça a inveja.
Existem dois tipos de inveja, aquela a qual o indivĂduo admira a pessoa, e aprende a espelhar-se nela, chamada inveja construtiva. E existe aquela a qual o indivĂduo nĂŁo quer que a pessoa seja vista como sendo melhor, tenha crescimento ou progresso em sua vida, ou seja, ao contrĂĄrio da inveja construtiva, nesta, o indivĂduo praticamente deseja que a pessoa tenha muito azar, sendo chamada de inveja destrutiva.
Tenso? HorrĂvel? TambĂ©m acho. Mas o problema vem da infĂąncia, na qual os pais ou responsĂĄveis estimularam na criança aquele sentimento de inferioridade. Por que seu filho tem que ser bom em tudo sĂł porque sua sobrinha Ă©? Digo bom em tudo aqui, por que Ă© isso que realmente muitas crianças ouvem. (Mas Ă© claro que nĂŁo existe ninguĂ©m bom em tudo).
O problema Ă© que, quando crianças, esta consciĂȘncia de saber que nĂŁo existe alguĂ©m "bom em tudo", nĂŁo existe. Assim, de tanto ser comparada e cobrada de "qualidades" e capacidades que ainda nĂŁo foram desenvolvidas, esta criança tem uma grande tendĂȘncia a crescer e se tornar um adulto "invejoso destrutivo", o que nĂŁo serĂĄ nada bom para a sua vida, em todos os aspectos.
Os pais devem aprender a valorizar o que seus filhos tĂȘm de melhor, e nĂŁo o que os filhos dos outros tem. Uma criança deve "crescer com a inveja construtiva", em que aprenderĂĄ a admirar as pessoas e utilizar isto como espelho, nĂŁo como uma competição.
A inveja Ă© um sentimento parecido com a dor, em que o invejoso sente-se "ferido" ao ver alguĂ©m sendo compensado por algo, enquanto ele nĂŁo o foi. E se esta pessoa que foi compensada vier a sofrer por algum motivo, o invejoso ficarĂĄ feliz, tendo aquele sentimento que vĂȘm como se fosse um conforto para a dor anterior, ocasionada pela inveja.
Assim, Ă© extremamente importante estimular nas crianças o espĂrito de luta, mas sem fazer com que elas sejam capazes de sentirem se felizes com a tristeza dos outros, caso contrĂĄrio, crescerĂŁo adultos incapazes de serem felizes com suas prĂłprias capacidades, tendo enormes dificuldades durante sua vida, seja pessoal, social ou profissional.
A felicidade do outro nĂŁo pode ser a sua tristeza, nem a tristeza do outro pode ser a sua felicidade. Veja esta frase:
"O ex-marido da minha colega me disse que ela tinha Ăłdio mortal de mim e queria me destruir"
Claudia Neves, designer, 28 anos.
Se uma pessoa inveja tanto outra, que chega a querer destruĂ-la, Ă© necessĂĄrio que esta pessoa faça uma avaliação de si mesma, e veja o que estĂĄ acontecendo de errado com sua concepção do que Ă© viver. Viver consiste em ser feliz consigo mesmo, por mais que pareça algo difĂcil, o que o outro faz deve ser visto como exemplo, e apenas isso. Vale consultar um profissional (psicĂłlogo e/ou psiquiatra), e entender o que se passa em sua mente, afinal, nĂŁo deixa de ser uma doença querer que o outro seja infeliz.
E quanto a vocĂȘ que se sente ameaçado pelo invejoso, nĂŁo se preocupe. Ele nĂŁo tem culpa de ser assim, e nĂŁo sabe que o mal que deseja a vocĂȘ Ă© reflexo de sua prĂłpria inferioridade, prejudicando apenas a ele mesmo. Acredite, a inveja destrutiva destrĂłi muito mais o invejoso do que o invejado.
Quando a decadĂȘncia moral Ă© manifestada no CORPO, Ă© porque a imoralidade fez uma habitação na ALMA.
Até o ultimo suspiro....
porque tudo estĂĄ voltando?
Porque todos esses sentimentos estĂŁo acordando
algo que adormeceu a muito tempo
entre lĂĄgrimas e dor
sim estou a muito tempo nesta estrada e nunca vi nada igual
sinto tudo se movendo a minha volta
e eu aqui a sua espera
porque tenho que me apaixonar a cada olhar seu
Mas tenho que continuar lutando
Seguir em frente
queria esquecer a realidade e viver em meus sonhos
para poder olhar em seus olhos e poder dizer...
AtĂ© meus Ășltimos suspiros vou amar vocĂȘ...
Minha vida nĂŁo tem sentido
Afinal vc esta comigo
Eu quero vc pra mim
Porfavor nĂŁo me deixe assim
Eu gosto de vc
Porfavor vem aqui me ver
A distùncia éh um obstaculo
Porfavor vem pro meu lado
"...sim eu também tenho minha parte de culpa nesta situação, mas se tivesse avaliado melhor a situação antes de entrar no barco, talvez estaria mais preparado pra tempestade..."
Todo recomeçar depende do fim de alguma coisa e esse é o segredo para um novo caminho de vitorias. Saber se esse ponto final foi escrito por Deus, ou partiu de nossas próprias vontades, ai teremos um recomeço que não tera fim.......By: Mi Vlz
VocĂȘ sĂł serĂĄ feliz de verdade quando Jesus for mais que uma frase no tumblr, uma compartilhada no foto no Facebook ou o seu â190â. Ele tem que ser o centro da sua vida!
NĂŁo sĂŁo os dias que estĂŁo muito tristes.
Somos nĂłs que começamos a nos acomodar com as exigĂȘncias e monotonias do sistema e da nossa prĂłpria ignorĂąncia.
NĂŁo se deixe levar pelo sentimento de amor que se baseia em um rosto bonitinho ou em um bom status.
Tente encontrar quem vai te fazer feliz e sendo feliz também traga-lhe felicidade.
Reciprocidade é tudo, se receber carinho, respeito, consideração, confiança e tantas outras coisas boas, lembre-se de retribuir.
NĂŁo mendigue e nĂŁo queira que ditem o que Ă© o amor, pois ele Ă© muito importante e um tanto raro pra ser vulgarizado.
TambĂ©m nĂŁo deixe que definam pra vocĂȘ algo que vocĂȘ mesmo pode sentir.
VocĂȘ nĂŁo vai achar quem vocĂȘ quer, mas sim quem vocĂȘ precisa;
Então, quando achar esse alguém, lembre-se de que: "o que precisamos hoje um dia deixaremos de precisar" (desapego também faz parte do amor, procure o seu amor-próprio)
Nada Ă© pra sempre, nenhuma verdade Ă© absoluta, viva a vida seja como for, mas lembre-se de ser feliz!
NĂŁo guarde o que pode escurecer a alma,
amarelar o sorriso, machucar o coração!
Guarde o que ilumina os olhos e perfuma a vida!
Carta para minha mĂŁe.
Faz sete dias que a senhora se foi, e nĂŁo passou um dia que eu nĂŁo tenha chorado sua falta.
Sei que com o tempo essa dor vai se acalmando e deixando de machucar tanto. Mas sempre te levarei comigo dentro do coração, onde quer que eu vå. Mãezinha, eu me lembro de tudo que a gente viveu e até coisas que eu tinha me esquecido e não tinha importùncia passaram a ter. Pequenos gestos seus, hoje, me dizem muito. A senhora sempre falou mais por atos e pelo olhar, e eu agora entendi. Mãe, cada ensinamento que a senhora me passou eu guardei em mim. Quando seu corpo desceu à sepultura, ali também ficou um pedaço de mim. Eu sei que a vida deve continuar e eu tenho lutado para seguir em frente. Mas te confesso, mãe, que não é fåcil. Nossa ligação vai além desse mundo, nosso elo vai além do cordão umbilical. Saiba que te amarei para sempre! Meu primeiro amor! E sempre te levarei comigo. O que me conforta é saber que a senhora estå descansando e livre deste mundo de tormentos. Posso ter perdido minha mãezinha, mas ganhei um anjo no céu.
Um dos piores sentimentos que existe desse mundo Ă© a saudades, nĂŁo temos controle sobre ela, afinal nĂŁo temos sequer o poder de controlar nossos coraçÔes, como Ă© difĂcil imaginar que amanhĂŁ tudo o que um dia jĂĄ nos reapresentou uma vida, foi apenas mais uma ilusĂŁo na qual a saudade vai tomar conta de nos.
De uma forma cruel essa saudade vai corroendo sem dó nem piedade nossos pensamentos que insistem em pensar em alguém que nos deixou, sofremos por um sentimento que bem lå, no fundo, sabemos que um abraço não vamos mais receber, momentos não irão voltar, nem sequer o sorriso no qual um dia jå foi o motivo do nosso sorriso, vai estar lå.
Ă difĂcil aceitar a sua partida, mas infelizmente temos que aprender que todos que um dia chegam em nossas vidas, da mesma maneira que chegou, de uma forma ou de outra ira nos deixar. E se um dia jĂĄ me fez sorrir a qualquer momento pode me fazer chorar, com sua simples despedida. Que dĂłi, machuca, corrĂłi um coração solitĂĄrio e vazio.
...E eu hoje sonhei com vocĂȘ, mais uma vez... Uma abraço tĂŁo rĂĄpido mas que coube tanta coisa, tanto sentimento nele... E hoje eu tambĂ©m falei com vocĂȘ por telefone, tanta coisa pra dizer em tĂŁo pouco tempo, meu coração disparado e as mĂŁos tremulas... Ă JoĂŁo, quanta coisa eu gostaria de falar... E parece que nĂŁo tĂnhamos assunto. VocĂȘ como sempre meio indiferente, meio quieto... Ă seu jeito nĂ©h?! E eu querendo saber tudo que se passou nesses 10 anos! Querendo muito conhecer a pessoa que eu amei por tanto tempo... Que marcou meu passado, que permanece no meu presente e vai continuar na minha lembrança no futuro... Eu queria tanto poder conversar com vocĂȘ, te explicar que eu nĂŁo estou me jogando em cima de vocĂȘ, eu nĂŁo quero sair com vocĂȘ, eu nĂŁo quero trair meu marido e sua mulher, nossas filhas, nossa famĂlia... Eu sĂł quero saber de vocĂȘ, da sua vida, de como vocĂȘ estĂĄ. E sem malĂcia(porque essa fase jĂĄ passou), eu gostaria muito de te abraçar bem forte e matar uma saudade de muitos anos. Eu sei que vocĂȘ nĂŁo me entende, pois os sentimentos foram diferentes pra nĂłs dois. VocĂȘ nunca vai me entender, porque nem vocĂȘ e nem ninguĂ©m que a gente conheça, jĂĄ amou alguĂ©m da maneira que eu amei vocĂȘ. VocĂȘ sempre foi o contrĂĄrio do que eu queria, e eu nĂŁo passei nem perto de ser boa o suficiente pra vocĂȘ. Eu sei que essas coisas nĂŁo interessam pra vocĂȘ, eu sei como Ă©, jĂĄ estive no seu lugar, em situaçÔes assim. Mas eu preciso falar de tudo isso. Essas coisas me sufocam a aaaanos, e talvez se eu te disser, alivie um pouco o meu fardo... Sabe, quando vocĂȘ terminou comigo, o meu mundo inteiro desabou, Eu sofri, eu enlouqueci, batia com a cabeça na parede, e fiz muita gente sofrer comigo! Deixei minha mĂŁe quase louca com a minha revolta, fiz coleção de namorados, magoei muita gente nessa brincadeira. Eu esqueci que as pessoas tinham sentimento, de tĂŁo cega que estava com o meu. Mas eu aprendi muita coisa!... E eu descobri finalmente oque eu queria pra mim. E depois de tanto procurar e "selecionar", eu acabei encontrando alguĂ©m, que eu disse pra mim mesma: era esse homem que eu queria que o JoĂŁo fosse... E aĂ eu me tornei uma pessoa feliz, realizada, muito bem amada! E entĂŁo um dia na net, te procurando como sempre, eu vi estampada a sua foto... Uma foto do seu casamento, vocĂȘ como sempre, lindo... Aquilo doeu um pouco, mas jĂĄ nĂŁo doĂa tanto... Eu vĂ meu sonho realizado por outra... E me imaginei sim no lugar dela. Mas logo caĂ na real... Porque o tempo pode ter passado mas eu nĂŁo acreditava que vocĂȘ tivesse mudado, entĂŁo eu me conformei mais uma vez... Pois eu tinha o marido dos sonhos de todas as mulheres que eu conheço. Pena que isso nunca foi suficiente pra te tirar da minha cabeça... VocĂȘ ficou impregnado em mim, infelizmente vocĂȘ se tronou uma parte de mim, e nĂŁo hĂĄ como nos livrar de partes de nĂłs mesmos! Eu segui minha vida tentando fazer tudo certo... Cumprindo com as minhas obrigaçÔes... dando bons exemplos pras minhas filhas... Cuidando bem do meu marido... Respeitando meus pais como se ainda dependesse deles... Levando uma vida honesta e digna... Mas vocĂȘ Ă© a parte errada da minha vida. VocĂȘ inconscientemente Ă©! Porque eu me sinto totalmente errada, porque tenho tudo... uma famĂlia linda, o marido perfeito... um casamento que Ă© exemplo pra quem conhece a gente... E eu fico aqui, remoendo um passado que teve mais coisas ruins do que boas... Eu nĂŁo me perdoo por amar hĂĄ 11 anos, alguĂ©m que nĂŁo me deu motivo nenhum pra isso... AlguĂ©m que nĂŁo teve por mim o menor respeito, a menor consideração, nem pouco de sentimento... NĂŁo te culpo por isso. Eu sei que a gente nĂŁo escolhe de quem gostar e Ă© por isso que eu nĂŁo te odeio, porque motivos eu tive! Na verdade eu tenho muito a te agradecer, pois aprendi muito com isso. Quero que vocĂȘ saiba que nesses anos, nĂŁo teve um dia, que eu nĂŁo tenha me lembrado de vocĂȘ, de verdade, nĂŁo Ă© exagero. E eu vou me perguntar sempre, o porque de vocĂȘ ter se tornado essa parte de mim. E eu nĂŁo quero que vocĂȘ me entenda... eu nĂŁo que vocĂȘ sinta pena( eu nĂŁo sou merecedora de pena, a minha vida Ă© perfeita)... eu NĂO quero VOCĂ!!! Tudo que eu quero Ă© que vocĂȘ saiba disso tudo! Porque guardar isso sĂł pra mim Ă© insuportĂĄvel. Eu quero do fundo do meu coração que vocĂȘ seja feliz! Que faça feliz aquela mulher, que eu nĂŁo conheço, mas que encontro todos os dias quando vou buscar minha filha (que por coincidĂȘncia me parece que estuda junto com a sua), e me parece ser uma boa pessoa, bonita, com um sorriso bonito, simpĂĄtica... Que vocĂȘ faça ela e aquelas filhas lindas muito felizes... E falando nas suas filhas, pode parecer loucura, mas eu as sinto um pouco minhas tambĂ©m... Elas poderiam ter sido minhas afinal! Rsrsss... Enfim, eu nĂŁo quero trazer o passado de volta... Eu quero sĂł que vocĂȘ saiba de uma histĂłria da qual vocĂȘ foi o protagonista!!! Eu jĂĄ contei essa histĂłria pra um milhĂŁo de pessoas... E talvez, quem sabe um dia eu conte pras minhas filhas... Pra que ela sirva de exemplo... Rsrss... E sabe oque mais me incomoda nisso tudo?! Ă nĂŁo saber a seu lado da histĂłria! E nĂŁo ter ideia do que vocĂȘ pensava lĂĄ atrĂĄs e o que pensa hoje... NĂŁo saber a sua versĂŁo de tudo...
Eu agradeço a Deus todos os dias pela proteção, pelo livramento.
Muitas vezes ficamos tristes com determinadas situaçÔes e não enxergamos o tamanho do amor de Deus em nos livrar disso ou daquilo.
Alguns sĂł tĂȘm idade fĂsica, forma, mas nĂŁo conseguem sentir, muito menos entender a grandeza do que somos internamente, da mesma forma que tem aqueles que possuem uma essĂȘncia maravilhosa e nĂŁo vemos porque o mundo pinta aquele "tipĂŁo" superficial. Eu passei a ver a vida de forma diferente e as pessoas tambĂ©m. O que me encantava nĂŁo faz mais sentido.
Porque eu gosto Ă© de calor, ZĂ©, e que de preferĂȘncia me arda na pele. Frio, pra mim, sĂł a dois e um cobertor de testemunha. E, ainda assim, vai ter calor.
Que a semana santa nĂŁo seja apenas um referĂȘncia comercial devido o alto consumo de peixe, vinho e ovos de chocolate. Ă preciso ter a consciĂȘncia da necessidade de uma aproximação do Deus vivo em nossas vidas os 365 dias do ano
