Homem Valoroso
Todo homem se faz grande em sua mediocridade social, cada um procura encontrar, em seu casulo, algum modo de ampliar a importância da sua metamorfose
insignificante.
“Ao homem comum seja concedido o direito de ser comum, igual a todos os comuns. Assim é que se forma uma maioria de comuns, em torno de algum projeto de outro incomum, que viu nos comuns a possibilidade de ser superior aos demais. Quem não tem projeto de vida luta para que outros os tenham. A isto chamam de democracia.”
"A razão kantiana é uma utopia, nem é necessário Freud, com seu homem-instinto, basta Aristóteles e sua política, para entendermos o ser humano...do branco e do preto não se faz mais a área cinza ."
"O homem é um animal comum, com um sentido a mais:
O raciocino, para premeditar o dano ao seu semelhante... "
“A mente criativa demais leva o homem 👨 ao delírio, mesmo para um escritor genial, às vezes é impossível distinguir ficção de realidade”
A IGNORÂNCIA É A MÃE DA MEDIOCRIDADE
A mediocridade não é do homem. É, portanto, da causa que escolhe. Eu escolhi uma causa, que mesmo depois de décadas ainda a compreendo como tendo sido a melhor causa possível para um escritor abraçar. Se alcancei o meu objetivo? Respondo que não, pois a causa contra qual tenho combatido é a ignorância, em todas as suas nuances. Mas fiz o que podia, com os elementos com que pude contar até aqui. Está tudo escrito, formulado nos meus livros. No futuro, talvez, na verdade não posso afirmar, pode ser que as minhas teses de alguma forma, mesmo que simples, talvez em pequena escala sejam postas à prova, então é que saberemos se a luta que abracei valeu de fato a pena.
Evan do Carmo
Serei sempre defensor dessa ideia, "o homem deve morrer por uma causa de vida e não por uma causa de morte..."
("O homem é algo que deve ser superado”
Sempre que volto ao meu próprio abismo, que por algum tempo deixei escondido na esquina do nada, então é lá que encontro luz e sentido, para tudo que não há sentido nas atitudes humanas.
Qual o homem ideal a ser alcançado?
O homem é de uma só natureza, humana, carnal, mas o espírito, que é o reflexo do seu caráter
moral e intelectual difere entre todos.
Uns são céticos, outros científicos, outros crédulos,
com respeito ao seu modo de viver.
Os céticos dizem: "Deus não existe, então tudo é permitido."
Os científicos procuram respostas para tudo que não compreendem na ciência, e estão dispostos à pesquisa
e, não raro aceitam mudar de ponto de vista.
Os crédulos responsabilizam Deus por tudo, até por coisas ruins que lhes acontecem...
Uns defendem que o homem deve ter dignidade, como educação, moradia, saúde e segurança... Outros que cada homem deve ter uma arma para matar quem discordar desse ponto de vista... Então surge o debate: um tem arma, outro tem dignidade, e ainda sabe ler e escrever, quem será vencedor?
"O deslize moral está para o homem de bem, com o desafinar para um tenor erudito. Basta uma vez para que sua reputação se manche para sempre. Ninguém aceita a imperfeição dos quase perfeitos."
Mesmo sem a arrogância do Super Homem, às vezes penso que devia subir um degrau acima da humanidade.
As discussões são tão estúpidas e sem propósito nobre, por serem apenas agressões cruéis e críticas sem fundamentos, ofensas polarizadas de dois lados de uma moeda sem valor.
Contudo, depois de tanto refletir, me vem a iluminação do Cristo. O que seria a humanidade sem essa dicotomia, sem essa insana procura de sentido?
Todo empenho do homem bom deve ser buscar a união dos homens em torno de algo superior, produtivo, algo honrado e justo, não a união das ideias, pois isso é algum inumano.
Então me surge a questão: O que é bom? O que é justo? O que é honrado, digno e superior?
Seria algo que fosse capaz de ensinar ao mundo que a violência, o desrespeito pelo próximo e a falta de compaixão não produz a paz...
Só o amor sem hipocrisia e sem distinção pelo outro pode produzir algo bom, digino, justo e honrado...
Todo homem devia compreender uma verdade irrefutável:
É preciso fugir da estupidez humana concernente às disputadas de ogo, sobretudo das disputas ideológicas que têm levado a humanidade para o abismo do retrocesso espiritual.
Não existe lado certo ou errado no campo humano, onde se travam as lutas carnais, todos só visam seus próprios interesses.
QUEM É SÁBIO NESSE SISTEMA DE COISAS?
Não há um homem realmente sensato na terra, pois sensato é aquele que evita afirmações tais como: nunca mais faço isso ou aquilo, especialmente se houver algum prazer em praticar ou permitir tal ação.
Contudo, há ainda aqueles que não conseguem alcançar tal prodígio, o de permitir ser rebaixado, por não poder evitar repetir erros, mesmo quando esses erros são dolorosos e causa de desonra.
Penso de modo muito particular sobre isso. Uma vez que um sábio deve saber evitar problemas e sofrimentos. Então ser realmente sábio nesse sistema de coisas deve ser sempre dizer sim para toda estupidez humana.
O que falta no Brasil é homem, na política e em todas os segmentos da vida pública... Na imprensa existe a mesma carência de moral e bom caráter.
O HOMEM DO RIO
Eu não quero ser Caetano,
não sou o gênio imitador
sou como sou
homem que entra no rio
e se transforma
em tantas formas de existir.
eu não quero ser Heráclito
pré-socrático ou Platão
eu sou a soma de todos eles.
Poetas são como são
puros e controversos
sem contradição.
Eu não quero ser Caetano
contudo sou Gil-berto sou João
sou Tom Zé, sou Tom Jobim
você nunca ouviu falar de mim?
Prenda um homem comum que logo ele virará um artista, prenda um artista que ele, impreterivelmente produzirá sua oba-prima.
Ok, você não acredita em Deus.
Tudo o que há na terra, depois do homem,
foi projeto e criação da inteligência humana.
Pois é fato que o avião não poderia surgir do nada,
contudo, você presume que a inteligência
que criou o avião seja fruto do acaso.
Você não acha esta filosofia simplista demais?
O que falta no Brasil é homem, na política e em todos os segmentos da vida pública... Na imprensa existe a mesma carência de moral e bom caráter.
Falta boa fé na humanidade... são reflexos da fraqueza moral, como um todo...
O Homem não nasce bom e é mudado pelo convívio social. o Homem nasce com instinto de sobrevivência, este é quem lhe domina por toda vida, quanto a ser bom, precisa aprender administrar o instinto, para não oprimir seus semelhantes.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp