Homem Paquerador

Cerca de 34801 frases e pensamentos: Homem Paquerador

⁠O homem precisa da fé até pra crer na razão.

Filipe Ret

Nota: Trecho da música Réus.

⁠⁠Um homem livre da religião vive uma vida mais completa, por não estar preso a uma visão limitada.

⁠O individualismo considera o homem – todo homem – como uma entidade independente e soberana que possui um direito inalienável à sua própria vida, um direito derivado de sua natureza como ser racional. O individualismo sustenta que uma sociedade civilizada, ou qualquer forma de associação, cooperação ou coexistência pacífica entre os homens, só pode ser alcançada com base no reconhecimento dos direitos individuais e que um grupo, como tal, não tem direitos além do direitos individuais de seus membros.

Ayn Rand
The Virtue of Selfishness (1964).

⁠Sempre considere todo homem como um fim em si mesmo, e nunca o use meramente como um meio para seus fins.

Immanuel Kant
Groundwork of the Metaphysics of Morals (2006).

⁠Um homem pode corrigir-se muito bem dos defeitos miúdos.

Machado de Assis
Dom Casmurro. São Paulo: Ática, 1997.

O homem mais sério pode fazer as perguntas mais surpreendentes.

Fiódor Dostoiévski
Os demônios. São Paulo: Editora 34, 2004.

⁠O homem pode até errar
Mas se não tiver consciência dos seus erros
Nunca poderar aprender e conseguir melhorar!

O alto preço de viver longe de casa

Voar: a eterna inveja e frustração que o homem carrega no peito a cada vez que vê um pássaro no céu. Aprendemos a fazer um milhão de coisas, mas voar… Voar a vida não deixou. Talvez por saber que nós, humanos, aprendemos a pertencer demais aos lugares e às pessoas. E que, neste caso, poder voar nos causaria crises difíceis de suportar, entre a tentação de ir e a necessidade de ficar.

Muito bem. Aí o homem foi lá e criou a roda. A Kombi. O patinete. A Harley. O Boeing 737. E a gente descobriu que, mesmo sem asas, poderia voar. Mas a grande complicação foi quando a gente percebeu que poderia ir sem data para voltar.

E assim começaram a surgir os corajosos que deixaram suas cidades de fome e miséria para tentar alimentar a família nas capitais, cheias de oportunidades e monstros. Os corajosos que deixaram o aconchego do lar para estudar e sonhar com o futuro incrível e hipotético que os espera. Os corajosos que deixaram cidades amadas para viver oportunidades que não aparecem duas vezes. Os corajosos que deixaram, enfim, a vida que tinham nas mãos, para voar para vidas que decidiram encarar de peito aberto.

A vida de quem inventa de voar é paradoxal, todo dia. É o peito eternamente divido. É chorar porque queria estar lá, sem deixar de querer estar aqui. É ver o céu e o inferno na partida, o pesadelo e o sonho na permanência. É se orgulhar da escolha que te ofereceu mil tesouros e se odiar pela mesma escolha que te subtraiu outras mil pedras preciosas.

E começamos a viver um roteiro clássico: deitar na cama, pensar no antigo-eterno lar, nos quilômetros de distância, pensar nas pessoas amadas, no que eles estão fazendo sem você, nos risos que você não riu, nos perrengues que você não estava lá para ajudar. É tentar, sem sucesso, conter um chorinho de canto e suspirar sabendo que é o único responsável pela própria escolha. No dia seguinte, ao acordar, já está tudo bem, a vida escolhida volta a fazer sentido. Mas você sabe que outras noites dessa virão.

Mas será que a gente aprende? A ficar doente sem colo, a sentir o cheiro da comida com os olhos, a transformar apartamentos vazios na nossa casa, transformar colegas em amigos, dores em resistência, saudades cortantes em faltas corriqueiras?

Será que a gente aprende? A ser filho de longe, a amar via Skype, a ver crianças crescerem por vídeos, a fingir que a mesa do bar pode ser substituída pelo grupo do whatsapp, a ser amigo através de caracteres e não de abraços, a rir alto com HAHAHAHA, a engolir o choro e tocar em frente?

Será que a vida será sempre esta sina, em qualquer dos lados em que a gente esteja? Será que estaremos aqui nos perguntando se deveríamos estar lá e vice versa? Será teste, será opção, será coragem ou será carma?

Será que um dia saberemos, afinal, se estamos no lugar certo? Será que há, enfim, algum lugar certo para viver essa vida que é um turbilhão de incertezas que a gente insiste em fingir que acredita controlar?

Eu sei que não é fácil. E que admiro quem encarou e encara tudo isso, todo dia.

Quem deixou Vitória da Conquista, São José do Rio Preto, Floripa, Juiz de Fora, Recife, Sorocaba, Cuiabá ou Paris para construir uma vida em São Paulo. Quem deixou São Paulo pra ir para o Rio, para Brasília, Dublin, Nova York, Aix-en-provence, Brisbane, Lisboa. Quem deixou a Bolívia, a Colômbia ou o Haiti para tentar viver no Brasil. Quem trocou Portugal pela Itália, a Itália pela França, a França pelos Emirados. Quem deixou o Senegal ou o Marrocos para tentar ser feliz na França. Quem deixou Angola, Moçambique ou Cabo Verde para viver em Portugal. Para quem tenta, para quem peita, para quem vai.

O preço é alto. A gente se questiona, a gente se culpa, a gente se angustia. Mas o destino, a vida e o peito às vezes pedem que a gente embarque. Alguns não vão. Mas nós, que fomos, viemos e iremos, não estamos livres do medo e de tantas fraquezas. Mas estamos para sempre livres do medo de nunca termos tentado. Keep walking.

Ruth Manus
O alto preço de viver longe de casa. Estadão, 24 jun. 2015.

Meu amor, os últimos dois meses foram os melhores da minha vida. Obrigado por me tornar um homem tão feliz, por cuidar de mim com tanto carinho. Eu não consigo mais imaginar uma vida sem você do meu lado. Feliz 2 meses de namoro!

Vivem me perguntando: “Por que você não namora?” Pra quê? Pra ficar toda iludida por homem que não me dá valor? Pra ficar chorando pelos cantos quando posso simplesmente aproveitar ao máximo o que a vida de solteira tem a me oferecer? Não é uma escolha difícil. 🤷‍♀️

⁠...
A gratidão desbloqueou a minha abundância. Transformou meu menino em um homem, minha negação em aceitação, meu caos em ordem e minha confusão em claridade.

Transformou minha dor em saudade, meu deslumbre em humildade, minha loucura em juízo e meus medos e inseguranças em coragem.
Libertou meu espírito, desbloqueou meu amor, resgatou minha fé, salvou minha alma e escancarou minha essência.

⁠O homem rende o máximo de sua capacidade quando adquire plena consciência de suas circunstâncias.

José Ortega y Gasset
Meditações do Quixote. São Paulo: Vide Editorial, 2019.

Querem saber com quem este homem se parece? Com quem tem a pretensão de amar duas coisas opostas. É igual àquele que quer caçar dois coelhos ao mesmo tempo: um foge e o outro escapa!⁠

Sto. Antônio Maria Zaccaria

Nota: Trecho de carta a Bartolomeu Ferrari e Tiago Antônio Morigia, em 4 de janeiro de 1531.

⁠Eis que verbo se fez homem e habitou no meio de nós. Estando em nosso meio, nos ensinou o que é o amor e mostrou à ser luz.

⁠O homem contemporâneo é o assassino de suas próprias vivências, pois está tão ansioso pelo que virá, que não consegue, o presente, experienciar.

O homem de hoje, que se volta para o ideal coletivo, faz de seu coração um antro de criminosos.
Isto pode ser facilmente verificado pela análise de seu inconsciente, ainda que este não o perturbe. Se a “adaptação” ao seu ambiente é normal, nem mesmo a maior infâmia de seu grupo o perturbará, contanto que a maioria dos companheiros esteja convencida da alta moralidade de sua organização social.

Carl Jung
O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2011.

⁠"Tal como o homem que enriqueceu não deve esquecer seus dias de pobreza, para não se tornar arrogante e insensível, aquele que se tornou um letrado, um intelectual, não deve desprezar a miséria espiritual e existencial que lhe serviu de ponto de partida e que será sempre, por contraste, a sua medida da escala humana."

⁠Eu gosto de livros. Eles são quietos, dignos e absolutos. Um homem pode vacilar, mas suas palavras, uma vez escritas, resistirão.

⁠Você é, lindo, agradável, inteligente, é um homem para realmente agradar uma mulher. Mesmo que essa mulher não seja inteligente a ponto de enxergar em você todas as qualidades, ou apenas uma delas.
Mais meu coração está cansado fraco me pedindo ajuda, eu tenho obrigação de cuidar dele, vou voltar os cuidados ao meu coração ferido e machucado.
Em quanto eu fazia os curativos do meu coração ele conversava com minha alma.
Ele o coração dizia: ela ao fechar seus olhos entra no sonho de corpo e alma, ela esquece de nós, ela deixa alguém me corta e me ferir.
Então minha alma respondeu: então é por isso que me sinto tão angustiada, sem saber o caminho que devo levar-la.
Então o coração falou; alma junte-se a mim e vamos lutar para salva-lá? Só assim seremos salvo.
E à alma aceitou o desafio.

⁠Todo homem que conheço é superior a mim em algum sentido. Nesse sentido, aprendo dele.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp