Homem Esperto
Maravilhoso e majestoso é o Todo-poderoso quando vê o homem desgostoso com aquilo que saiu desastroso e impetuoso.
Anos de vida e paz só são possíveis quando o homem guardar em seu coração os mandamentos do Senhor, pondo em prática aquilo que visa o bem e o amor ao próximo.
Um pregador é um homem instruído na Palavra de Deus para ser um instrumento de mudança na família, anunciando valores e atitudes nobres para o crescimento espiritual das pessoas que procuram progredir com inteligência, fé e sabedoria sobre as adversidades, perseguições e dificuldades diversas, atribuindo a elas propósitos, metas e alvos superiores de vida.
Nenhum homem merece a segurança que possui ou por ele mesmo contratada, pois ele é conhecido e movido pela sua ambição, pelo seu dinheiro e pela sua traição; por isso, seu fim é sempre desdito, doloroso e duvidoso, vítima de um outro interessado em suas conquistas à troco da ganância, à custo da falsidade e à mercê de um futuro incerto e passageiro, bastando apenas observar em seus relacionamentos e na sua linguagem coloquial a falta de humildade, em vez de amparar e proteger os mais necessitados.
Saiba o passado e o futuro de todo homem, conhecendo o que Deus escreveu nas Escrituras acerca deles quando cada um decide andar, pensar e agir diante de Seus conselhos.
O homem que promover a justiça com as próprias mãos será posto também diante da justiça humana, visto que a justiça divina lê todos os seus caminhos, atos e segredos do coração.
Desde que a humanidade foi criada a cabeça do homem saiu fora do eixo da solidariedade mundial, cada fazendo o que quer da vida, construindo o que pode, formando cada um a sua família para depois repetir o ciclo da vaidade, do egoísmo e da ambição, sem lembrar a maioria humana para qual propósito ela foi criada.
O elogio traz a alta estima positiva à moral do homem e a crítica em si atrai a voz negativa às suas realizações e abala o emocional da sua reputação.
Posso até pensar livre e desimpedido nas mulheres; mas, como homem devo valorizar os seus pensamentos, suas escolhas, decisões e responsabilidades, porque afinal, Deus já havia pensado nelas na formação de famílias e nos ministérios dos homens.
Os poucos dias que Deus deu ao homem são gastos em meras vaidades e nenhum proveito há naquilo que levantou sobre a terra, porque desperdiça a vida com riquezas e amigos, gastando em vão o seu tempo e sua energia com outras pessoas que se ocupam ainda mais com o estilo de suas vaidades.
As ofertas e atrações do mundo acabam deixando o homem agarrado demais com a matéria prima e desgarrado de menos importância da matéria primordial, o espírito.
A união consegue superar os obstáculos; mas, um só homem com más intenções, ignorado pela maioria, pode ser uma barreira nas suas realizações.
O coração do homem determina o que fazer; mas, na consciência do cristão sua alma pede licença a Deus para o que deve ser realizado, abençoado e bem-scuedido.
Queres tornar-te um homem abençoado, equilibrado, honrado e responsável? Dá valor à mulher que tu escolheste como esposa, onde Deus pode torná-la graciosa, sábia e virtuosa, além de atribuí-la inúmeras qualidades e dons espirituais, para atuar na tua família, na sociedade e nos ministérios da igreja, a qual foi escolhida para ser a benevolência do Senhor para a tua vida.
Um preconceito é difícil ser exterminado; mas um homem sábio consegue identificar a origem de onde ele veio e como entra na mente das pessoas.
A vida do homem, sem nenhum propósito, é como uma pequena ampulheta, onde o pó desce em pouco tempo.
O ruim do homem mau é quando ele não vê o mal que lhe cerca para depois cair em grandes ciladas e maldades de suas próprias escolhas.
