Homem Especial

Cerca de 39922 frases e pensamentos: Homem Especial

O processo que levou uma célula a se transformar no homem é considerado um progresso pelos cientistas - se a célula concordaria com essa opinião, não se sabe!

Nunca conheci um homem tão ignorante que me fosse impossível aprender algo dele.

Galileu Galilei

Nota: Citado em "The Story of Civilization : The Age of Reason Begins, 1558-1648", de Will Durant, 1935

...Mais

A meditação é a chave que abre o cárcere e liberta a centelha divina que todo homem possui dentro de si.

Linda mulher preta! O homem preto sai por aí dizendo que quer respeito. Pois bem: o homem preto jamais conseguirá respeito de ninguém antes de aprender primeiro a respeitar suas próprias mulheres! O homem preto precisa hoje se levantar e se livrar das fraquezas que lhe foram impostas pelo senhor de escravo branco! O homem preto precisa hoje começar a defender, proteger e respeitar as suas mulheres!

Malcolm X
Autobiografia de Malcolm X

O homem, reconciliando-se com a fé, que se lhe esmorecia, sente-se ajoelhado ao céu no fundo misterioso de si mesmo.

Rui Barbosa
BARBOSA, R., A Grande Guerra

Um homem tem sempre dois motivos para fazer qualquer coisa: uma boa razão e a razão verdadeira.

Os tempos nunca são ruins demais para que não possa um homem bom viver neles.

⁠O que quer que um homem possa fazer pela sua salvação não é a causa, mas o efeito da graça. Deus é o gerador e causador de todo bem que está no homem ou é praticado por ele.

É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro que possua grande fortuna deve estar à procura de uma esposa

Diz o ditado “O cão é o melhor amigo do homem”.

Sim, é verdade! Um amigo que não fala, mas sabe expressar o seu amor. Um amigo que não te julga e nem te critica, um amigo que não olha se você é rico ou pobre, se mora em mansão ou nas ruas; pra eles se tiver comida e água tá bom demais... um amigo leal... um amigo que dá amor e carinho, e precisa de amor e carinho também. Ame o seu amigo, entenda o seu amigo, seja amigo do seu melhor amigo.

Ele não morreu pelos homens, mas por cada homem. Se cada um dos homens tivesse sido o único homem criado, Ele não teria feito menos.

Começa a manhã dizendo a ti mesmo: hoje eu me encontrarei com um homem intrometido, um ingrato, um arrogante, um enganador, um invejoso, um antissocial. Todas estas coisas acontecem a eles por causa de sua ignorância do que é bom e do que é mal. Mas eu que compreendo a natureza do bem (que é desejável) e do mal (que é verdadeiramente odioso e vergonhoso), que sei, além disso, que este transgressor é meu parente - não pelo mesmo sangue e semente, mas por participação da mesma razão e da mesma partícula divina - eu não posso nem ser prejudicado por qualquer deles, pois ninguém pode me fazer incorrer no que é reprovável, nem posso me irar contra eles, cuja natureza é tão próxima da minha. Porque nascemos para a cooperação, como os pés, como as mãos, como as pálpebras, como as fileiras dos dentes superiores e inferiores. Agir um contra o outro, então, é contrário à natureza; e odiá-los ou rejeitá-los é agir um contra o outro.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.

O homem se apega às coisas na vã esperança de que elas possam permanecer imóveis e perfeitas; ele não se reconcilia com o fato da mudança (...) O homem nota e lamenta a mudança e mostra que ele próprio não está se movendo com o ritmo da vida.

(O Espírito do Zen)

Até pelo modo de olhar se conhece o homem devasso.

Leon Tolstói
Sonata a Kreutzer

Aqui é dor, aqui é amor, aqui é amor e dor:
onde um homem projeta seu perfil e pergunta atônito:
em que direção se vai?

O homem olha para o mundo exterior para buscar sua salvação; imagina que poderá encontrar felicidade ao possuir algumas de suas formas. Mas não poderá encontrar felicidade nessas formas se não a puder encontrar em sua própria mente, pois é a sua mente que faz as formas...

(O Espírito do Zen)

A grande questão no que diz respeito ao homem é que quando você aceita algo tão importante quanto a criação do universo com base na fé, você está destruindo a confiança e a validez de sua mente.

O relâmpago que, num ímpeto apaixonado, mostra céu e terra e, antes que um homem tenha a capacidade de dizer 'Olha!', devora-nos os beiços da escuridão. Com essa rapidez, o que era brilhante alcança a ruína.

⁠⁠"Este homem conquistou o mundo! O que é que você fez?"

O filósofo respondeu sem hesitar:

"Eu venci a necessidade de conquistar o mundo."

Este Cavaleiro travou a batalha mais árdua que um homem deve travar. A batalha contra seus próprios demônios interiores. E perdeu. Pois nem o poder
de esmigalhar as estrelas parece o bastante às vezes.