História Verdadeira
A Verdadeira Culpa é Rara
Por John Piper
Meu pai sempre me disse que no seu trabalho como evangelista, o grande problema não é levar as pessoas à salvação, mas sim fazê-las sentirem-se perdidas. Pessoas que se sentem realmente perdidas alcançam o evangelho. Mas hoje existem outros que dizem justamente o contrário. Eles dizem que a culpa é uma moléstia tão difundida em nossa sociedade que nenhum pregador precisa dizer as pessoas que elas são pecadoras. Tentar fazer as pessoas se sentirem culpadas é desnecessário e inútil como secar gelo, elas dizem. Todo mundo já se sente tão oprimido pela culpa, que tudo o que o pregador precisa é pregar boas novas de libertação. Agora quem está certo? Meu pai, que diz que é difícil levar as pessoas a ver sua verdadeira culpa perante Deus? Ou os pregadores de psicologia famosa, que dizem que as pessoas já se sentem tão culpadas que você só precisa ser positivo o tempo todo?
Meu pai está certo, porque sua visão da culpa é muito mais profunda do que a visão dos outros. Há um mundo de diferença entre a miséria de uma autoimagem ruim causada pela masturbação e o profundo e terrível remorso de ter desprezado Deus através da incredulidade. A razão pela qual a mensagem da psicologia secular (e dos cristãos que a imitam) é tão superficial é que sua visão da culpa é muito superficial. Se você acha que a culpa que nos leva a receber o evangelho é meramente um sentimento ruim que vem de uma autoimagem ruim ou baixa auto-estima, então o evangelho que você prega será exatamente o tipo antropocêntrico, um evangelho egocêntrico que tem emasculado os púlpitos da nossa terra e obscurecido a glória da misericórdia de Deus.
A culpa que leva uma pessoa a aceitar o grande Evangelho da glória de Cristo é tão rara quanto a conversão que pretendemos. Dificilmente alguém experimenta a dor da verdadeira culpa! Nós temos falhado em ver que o que normalmente se passa por culpa, na verdade é só mais pecado, porque o sentimento ruim que temos, não vem da nossa falha em acreditar nas promessas de Deus, mas da nossa falha em preservar nossa imagem como pessoas legais e autossuficientes. A maioria do que se passa por sentimento de culpa é uma expressão de orgulho. Nós fazemos algo impulsivo, que machuca alguém, e sentimos remorso. Mas nosso remorso vem de um profundo pesar espiritual pelo fato de nós termos desprezado Deus por não confiar em suas promessas e não esperar pela sua sabedoria e ajuda? Ou geralmente isso vem do fato de nós não termos preservado nossa imagem como legais e autossuficientes? A verdadeira culpa é muito rara!
Satanás é astuto. Ele não só pode imitar a verdadeira virtude com legalismo; como ele também pode imitar a verdadeira culpa com baixa autoestima. Ele tem conseguido uma vitória surpreendente, seduzindo a igreja numa batalha contra a falsa culpa que tem transformado o evangelho em uma mensagem que não tem poder contra o verdadeiro inimigo. A verdadeira culpa é a sensação esmagadora de temor e remorso em pensar ter desprezado o Deus Todo-Poderoso por um voto de não-confiança contra sua palavra de promessa e conselho. A verdadeira culpa é radicalmente centrada em Deus. Os substitutos de Satanás são sentimentos ruins que temos de um ego ferido. Ah sim, é doloroso. Esse é o porque de nós acharmos que estamos pregando o evangelho quando tentamos aliviá-los. Mas eles são baseados precisamente no orgulho. Os sentimentos de culpa causados pelas acusações de Satanás não são remorso por orgulho, mas o remorso do orgulho. Sim, existe uma epidemia disso em todo o país. Mas esse tipo de culpa não produz arrependimento (2 Coríntios 7:10). Não prepara o caminho para o evangelho; ele endurece o evangelho.
A verdadeira culpa é muito rara. É por isso que meu pai pode dizer: O trabalho realmente difícil do evangelismo não é levar as pessoas a salvação, mas sim fazê-las sentirem-se perdidas.. E você? Você enfrenta a verdadeira culpa com um evangelho glorioso, ou sua culpa é o que o orgulho produz quando você não tem sido legal?
Por amor ao evangelho,
Pastor John
Essa história de que dezembro me traga... que 2014 seja... Pra mim não cola! Todo dia é dia 1°, todo mês é janeiro e todo ano é ano novo. Tem que acordar, pegar o coração na mão, colocar o cérebro pra funcionar, levantar agradecendo, trabalhar com seriedade, estudar com vontade e deitar agradecendo de novo, descansar o cérebro, colocar o coração no lugar, sentir e refletir o dia todo e durmir. Tem que sorrir o dia todo, tem que ter bom humor e principalmente, tem que ser seria e chata quando tem que ser. Se tem uma coisa que eu aprendi é que nada nem ninguém me traz algo e que não adianta pedir que algo seja de tal forma. TEM QUE BATALHAR pra ter e ser.
Termino o ano no dia em que se inicia o mes de dezembro. 9kg a menos, uma promoção no trabalho e mais um semestre fechado na faculdade sem DP. Dezembro nao veio p me dar nada... dezembro veio pra me deixar com orgulho, pra me deixar relaxada. EU CONSEGUI, consegui concluir mais uma fase, o jogo não terminou.
Leetícia Silva.
E a história sempre se conclui com dois idiotas orgulhosos que vivem na saudade, mas não admitem o quanto precisam um do outro.
O sentimento de amizade é o que importa, seja em vida ou seja em morte!
Amizade verdadeira nunca morre, mesmo que a vida não seja mais igual aquela que estávamos acostumados a viver...
A verdadeira realidade do ser humano:
Se você é magro, você é fraco demais, desajeitado, incabível na sociedade, ai você é criticado!
Se você é gordo, você é ridículo demais, está fora de todos os padrões, ai você é criticado!
Se você é tímido, você é introspectivo demais, um verdadeiro anti social, ai você é criticado!
Se você é musculoso, você é forte demais, usa bomba, é brocha, é superficial e só quer aparecer, ai você é criticado!
Se você é espontâneo, você é quer aparecer demais, quer ser melhor do que todo mundo, ai você é criticado!
Se você é inteligente, você calcula demais as situações, muito paranoico, ai você é criticado!
Se você é conservador, você é careta demais, não se adapta a nova realidade liberal, ai você é criticado...
Resumindo o ser humano não está adaptado a aceitar ninguém, ou seja, pare de tentar se encaixar no idealismo da massa, seja autentico, não mude por ninguém, pregue a tua verdade e sua própria identidade, porque de uma forma ou de outra você vai ser criticado e apontado do mesmo jeito!
Então está na hora de levantar a cabeça mais uma vez
Quem tem a capacidade de se manter intacto de todo o preconceito, má informação, desrespeito e opressão? Ninguém! mesmo que lutamos para mostrar ao mundo que somos seres fortes, destemidos, corajosos, nenhuma armadura fictícia será capaz de esconder toda a sua vulnerabilidade.Não adianta é impossível você ir de contra os teus sentimentos.
Ninguém é rocha, todos aparentam ser impenetráveis.
Ninguém é de ferro, todos fazem questão de parecer inatingíveis.
Ninguém é perfeito, todos forçam uma alegria em tempo integral.
Ninguém é positivo 24 horas, todos fazem acreditar que a motivação é uma fonte inesgotável.
A vida é como um longo tabuleiro, onde não dá pra se ter certeza em onde está pisando, passos em falso? passos seguros?não sei! mas a única concepção segura que temos é que vamos dar aquele passo é que terá consequências positivas ou negativas.
É tudo um mar de ilusão, meu amigo, é tudo caricatura, tudo máscara, são todos fingidos, todos falsos, todos nojentos, acho que prefiro continuar a ser o mesmo.
.....seja autentico, não mude por ninguém, pregue a tua verdade e sua própria identidade, porque de uma forma ou de outra você vai ser criticado e apontado do mesmo jeito!
só se conhece a verdadeira luz aquele que já passou pela extrema escuridão , ao menos q passe nessa extrema escuridão e perca o medo de morrer , você jamais irá saber o que é a verdadeira luz ... VIVA SEM MEDO QUE VOCÊ IRÁ ENTENDER ...
Todos, alguém, qualquer um e ninguém.
Esta é uma história de quatro pessoas:
Havia um trabalho importante a ser feito e todos tinham certeza de que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fêz.
ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODOS.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
Ao final, TODOS culparam ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.
No fundo, eu sinto muita pena dela, sabe? Ela já sofreu muito, viveu histórias que não deram certo, tem estagnado nos olhos uma dor agoniante. Ainda por cima acabou sem nada e nem ninguém. Sabe, a gente se parece muito.
Quando Deus me colocou em sua vida, eu já conhecia bem a sua história, desde a planta dos pés até o fio de cabelo, mas o amor incondicional e sobrenatural me fortalecia além de meu entendimento humano, sendo você não teve estrutura psiquica equilibrada o suficiente para construirmos uma nova história firmada em princípios e valores que trariam a você estabilidade emocional constituida nos três elementos cruciais que regem o AMOR.
INABALÁVEL
Ela tinha histórias decoradas.
“A menina da ponte” e o “pintinho cheio de amigos” são exemplos.
Ela ajoelhava e olhava em meus olhos para falar, em um tempo em que Super Nanny nem sonhava em ensinar esta tática.
E tinha o mais doce jeito de repreender.
Ela não precisa perguntar para saber que eu só tomava o Nescau, gelado. Sabia o aniversário da minha melhor amiga e me ensinou o “Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador...” quando eu ainda nem sabia o que significava direito cada palavra.
Foi ela quem leu meu livro preferido da infância pela primeira vez. E também quem o releu incansavelmente.
Ela que se dividiu em duas para cozinhar comigo no colo diversas vezes. Quem me penteou para a escola e tentou me ensinar que “meninas boas casam-se com bons meninos”...
Hoje, ela não sabe que essa lição eu não aprendi como deveria...
Não sabe que, todos os dias, antes de dormir, eu me lembro daquela
oração...
Não sabe que nunca mais tomei um Nescau na temperatura ideal...
Nunca mais ouvi histórias inventadas com tanta magia...
Aos poucos, mudei de nome... Ficou difícil acertar!
Minha avó, aquela de dezenas de atividades, hoje mora num mundo que ninguém mais participa. Ninguém vê, ninguém entra, poucos se importam!
Minha avó, já não sabe que é minha avó.
Mas eu vou sempre saber que ela foi, e é, a melhor que já existiu!
Um dia cansada de tudo que já vivia, das histórias que eu nunca vivi apenas ouvia, decidi mudar. Decidi ver com meus próprios olhos, viver minhas próprias histórias, tirar minhas próprias conclusões sobre a vida. E isso não é um erro. Um erro é permanecer na dúvida, sonhando em viver algo e não ter coragem para isso. Decidi cair em meus próprios tombos e aprender com eles. Decidi conhecer coisas que nunca antes me foram apresentadas. Decidi que há muito mundo lá fora que precisa ser descoberto. Pois bem, eu vivi, em toda minha euforia de menina encantada com o novo, descobrindo o que antes era tão distante. Descobri que o mundo não é tão bom quanto eu imaginava na minha ingenuidade. Que as pessoas não são tão boas quanto eu pensava. Mas também descobri a conhecer outras culturas, a descobrir outras verdades, a ver que não podemos ter apenas uma visão sobre a vida. Descobri que assim como eu existiam outras pessoas perdidas querendo se achar. É a vida ensina, e como ensina. Nos faz perder todo nosso orgulho e arrogância, nos faz olhar para nos mesmos e ver que não somos nada, não somos ninguém para julgar os outros. Todos somos carne, todos erramos e ninguém deve ser julgado por isso. Ninguém nasceu sabendo o certo, ninguém nasceu com um manual de instruções. É apenas vivendo, errando, caindo e levantando que vamos nos moldando, que vamos crescendo como pessoas, que vamos adquirindo algo que nos trás sabedoria, experiência. É com um olhar de compaixão que devemos olhar para o nosso próximo. É com olhar de amor que devemos enxergar quem errou. Afinal nenhum de nos está imune a errar, devemos ser mais humanos e aprender que a vida é uma grande escola, em que é necessário errar para aprender as lições que a vida quer nos ensinar.
“Sou tão cheia de palavras, frases, parágrafos e histórias. Toda cheia de sonhos, recoberta de medo e limitações”
As verdadeiras amizades não acabam, nem o tempo, nem a distância têm força sobre elas. Basta que voltemos a nos falar para que todo o calor da relação volte, trazendo o mesmo aconchego de sempre. São muito mais do que relações físicas, são verdadeiros encontros de almas.
Algumas histórias de amor não são necessariamente romances épicos, as vezes são contos, estrofes ou apenas versos, mas, nem por conta disso são menos regidos de lembranças, vivência, sorrisos e afetos.
Não precisa ser uma longa história nem um daqueles romances épicos. O nosso conto ou crônicas (ainda o tempo não definiu) é tão regado de amor quanto.
Os maiores escritores não são aqueles que fazem um nome na história, e sim aqueles que fazem a história em um único nome "Amor"
- Relacionados
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de amizade para amiga
- Amigas Verdadeiras
- Histórias Tristes
- Frases para invejosos que são verdadeiras lições de moral
- Frases de amor para uma pessoa especial que são verdadeiras declarações
