Genuíno
VIDA QUE TE QUERO VIDA99O Canto de OrfeuHomem,serás Orfeu altissonante, impávido,e o grito do teu canto os montes, vales,repetirão, em ecos tresloucados,levando aos altiplanos desta vidatua mensagem cifrada, desmedida,que atingirá a paisagem das galáxias,violada pelo vento das borrascase o céu de estrelas, luz luciluzente,será o passaporte dos teus sonhose a esse canto de loucura lúcida,vão se curvar verbenas e caméliassingrando o mar, de nuvens coloridas,barquinho-a-vela, mastro corroído,vai à deriva, a bússola perdidae o canto teu, trovão altissonante,será farol, sonoro – luminoso,de mil bemóis, perdidos sustenidos,a indicar da praia as rendas brancasde espuma sobre as pedras da procela.toque a auta de luz alviçareiradando calor aos náufragos da sorte!...
JOSÉ MARIA PESSOA100Minha RosaQuerida,Já viste uma rosa,tão pura e louçã, que graça e belezatão rara e formosa,inspira purezaà luz da manhã?Dentre tantas ores a mais bela,em todo o mundo é público e notórioseja esta or e tão somente ela,a rainha das ores, mais querida,versátil, variada e preferida,sua presença é símbolo do amor,nos revela o amante apaixonado,nos lembra a harpa, a valsa e o violinoe faz tanger a corda mais sutildo coração da esposa, ou da donzela,quando a recebe em gesto carinhoso,seja um galho roubado num jardim,ou corbelha, buquê ou um botão.Tu, querida,és minha rosa!...
VIDA QUE TE QUERO VIDA101SinceridadeSe sentes já não amas tua parceira,deves deixá-la antes que iludir;por que fazer, assim, da vida inteiraum acervo de tristeza e de mentir?Quando o amor se vai de nossa vida,quando o amor se vai do coração,já não teremos calma comedida,tudo é motivo para discussão.Por que fazer, assim da vida inteiraum acervo de tristeza e de mentir?Jamais terás o amor da vez primeiraquando sonhavas róseo o teu porvir.Não é correto sofrer, fazer sofrerse podes para tanto dar um jeito.por que tentar assim permanecerse o amor está rasgado e está desfeito?Melhor seja de pronto a despedida,desde que a vida a dois já não dá certo:antes amigos, longe, nesta vidado que sejamos inimigos perto...
102Sou NinguémComo é tão bom a gente ser ninguém,sem que ninguém por nós jamais atentenem tente o bom sossego perturbar,passar nas ruas desapercebidopois descabido é não poder gozara vida sem percalços, atropelos,ser cobrado, notado, aborrecidono trabalho, na rua e em cada esquina.Pobre sina de alguém que é muito alguéme vive aturdido, atordoadoe preocupado, sempre a repetirseu nome, sua vida, seu passadoao povaréu boquiaberto e mudo..
Nessa longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar na esperança de ser campeão, alcançando o primeiro lugar.
Quando cheguei ao portão da minha casa
Como se eu tivesse asas
Me senti igual criança
Deu vontade de voar
Numa prece
Entardece...
O frio aparece
A luz desfalece
E tudo endurece
O tempo umedece
A mente entorpece
O corpo estremece
O olhar amadurece
Ninguém se compadece
O reumatismo escarnece
Para que eu não tropece
Alguém ajuda oferece
Que o zé agradece !...
-- josecerejeirafontes
Clamor Ao Entardecer...
A lua pede licença
ao sol para dançar.
O sol responde:
- Eu, ainda estou a trabalhar!
-- josecerejeirafontes
Pinto-te...
Ouço
Penso
Observo!...
Fisgando palavras,
um véu de cores em cio
assalta o caminho!
Vozes roucas nascem dentro do peito!
-- josecerejeirafontes
"Tantas pessoas estão indo ao encontro dessas novas igrejas procurando a verdade, mas se lessem a Bíblia descobririam que ela esteve a todo o tempo debaixo do braço."
'ACABOU O QUE ERA DOCE"
As veias vertiginosas que serpenteavam descendo a serra rumo ao mar marcando nas terras mineiras por onde passavam foram subitamente acometidas de um "derrame" que as fizeram explodir trazendo consigo ao invés de Água cristalina que distribuia vida por onde passava ,a vermelhidão do descaso a lama da irresponsabilidade os rejeitos dos abastados para sufocar e matar os menos afortunados e desavisados que sossegadamente estavam em seu caminho.
Morte no Rio Doce!
Acabou o que era doce!E o moribundo rio se arrasta em seu leito de morte,morte que se estende em todo seu percurso dentro e fora de seu leito!
E agora?
Espero viver o suficiente pra te ver de novo cristalino como dantes e as pessoas sorrindo de novo entorno de ti!
Acho que as lágrimas desse povo sofrido é que vão te salvar,te limpar,porque das autoridades nada ou pouco se pode esperar!
"Lamento de quem só te conheceu vermelho e moribundo,mas que quer te ver quando voltares a se DOCE.
Tenho algo a dizer sobre o que acontece entre as pessoas a minha volta, gosto muito de todas as pessoas ao meu redor, sempre faço o que posso para agradar,, mesmo que as vezes precise ficar na minha, para não bater de frente, não arrumar confusão , pois alguns de vocês, por terem personalidades distintas, o bater de frente só causaria estresse que não vai levar a lugar algum.
As atitudes, o modo de pensar, até mesmo o modo de agir, me deixa às vezes preocupado, principalmente quando certas atitudes partem de uma pessoa que tenho consideração, amor.
Não sou perfeito, pelo contrario preciso me policiar muito, para conseguir ficar bem com todo mundo, mais não é fácil ,mais quero que acreditem que eu sempre estou tentando.
Queria muito mesmo não ter que me preocupar com o que eu falo e faço, como alguns de vocês fazem, falando às vezes sem pensar, sem se preocupar o quanto isso vai influenciar na vida das outras pessoas, mais não é uma característica minha, engulo sapo muitas vezes, mais paro e penso demais se o que aconteceu ou se algo que alguém falou está certo ou não, acredito muito nas pessoas e por isso acabo sofrendo mais decepções.
Decepções em casa, no trabalho, no convívio social, sempre haverá pessoas que acham ter razão em tudo, querem incutir em nossas cabeças suas ideias, justificar suas atitudes e não param para pensar que podem estar erradas.
Humildade acima de tudo pode ajudar para que sejamos unidos em uma só ideia de amizade.
Se cada um de nós parar e pensar um pouco no outro, antes de expor suas ideias e atitudes, se colocar no lugar daquela pessoa que você está criticando, difamando, atingindo, pode muito mesmo aflorar o sentimento de humildade que é conveniente..
Fica aqui minha indagação, por que tem que ser assim sempre do seu jeito? Pense que suas ideias às vezes não correspondem na realidade das outras pessoas, tente fazer o correto, lembrando que as vezes, o que é certo para você, muitas vezes não vai ajudar o outro.
Você não é o dono (a) da razão...!
O que falar de você? O que falar de nós dois?
Hoje é mais um dia especial, daqueles que completamos mais um ano de casados, alem daqueles que caminhamos juntos, mais um ano para comemorar essa união entre duas pessoas TOTALMENTE diferentes, eu água, você fogo, minha calma e sua ansiedade, somos tão diferentes mesmo assim estamos sempre juntos.
Viver ao seu lado é muito bom, você me mantém vivo, sempre alerta com essa sua personalidade marcante, que me acende, me faz correr de um lado para o outro tentando fazer do jeito certo, errando sempre, acertando às vezes.
Estar com você é bom demais, sentir sempre sua presença ao meu lado, me levantando sempre, me ajudando a sempre batalhar, mesmo que eu não seja o cara ideal, ideal no trabalho, ideal em casa, mais eu vivo sempre tentando fazer o Maximo, para não te decepcionar, para sempre ter sua aprovação desde as coisas mais simples até as mais complexas.
Temos uma vida inteira, sempre juntos e ainda mais o que tem por vir, conquistamos muitas coisas juntos com muito trabalho, muitos percalços e muito amor.
Somos hoje uma família, você me deu duas filhas lindas, compartilhamos nosso amor com elas, nossas joias preciosas, que vivem cada momento junto com a gente, a cada dia tentando entender esses pais que brigam, brincam e amam.
Quero viver tudo que tiver a mais daqui para frente com você, ir até onde eu puder, até quando eu puder ou até quando você quiser e puder comigo.
Para mim não existe ontem, nem amanha, para mim, existe você, meu presente minha vida, meu amor.
Este ano talvez não possa te dar um bom presente, ou até de repente nenhum presente, pois a coisa tá preta, mais se você me quiser , sou seu sempre serei.
Feliz aniversário de casamento, amo você!
Meus amigos, minhas amigas,
Meus amigos, minhas amigas e todos aqueles que me conhecem pessoalmente e virtualmente também.
Conheço muitos de vocês, alguns alem do virtual, conheço e até convivo pessoalmente, até às vezes mais intimamente.
Eu tenho sempre comigo uma enorme vontade de sempre estar junto de vocês, sempre busco formas de trazer junto de mim e da minha família, às vezes não posso chamar todos de uma vez, mais alguns de vez em quando, outros de vez em sempre, participam dos meus eventos em casa.
O Fato é que sinto às vezes, que alguns de vocês não têm este sentimento de aproximação que eu tenho, certas vezes notei a falta de interesse e uma aproximação até por obrigação, alguns participam sempre sem pestanejar, outros de vez em quando, porem justificam de forma plausível que acho correto e educado, outras não comparecem sempre com a mesma desculpa, ou com desculpas esfarrapadas, algumas pessoas nem participam, mais tem aquelas que quando estão numa boa, passando por uma fase melhor em suas vidas acabam sumindo, acabam esquecendo-se da amizade que temos lá em casa, que principalmente eu tenho para dar, que sempre dei ,mais de repente essas pessoas acabam sofrendo alguma coisa, emocional, pessoal, financeira, etc... E retornam de uma hora para outra ao nosso convívio, sempre sendo bem acolhidos por nós.
Quero que saibam meus amigos, que sou sempre amigo de todos vocês, sempre vou tratar todos vocês da forma que sempre tratei, com amizade, carinho, mais preciso que saibam que eu fico muito triste com certas atitudes, queria que no mínimo o que sinto por vocês fosse recíproco, verdadeiro, que antes de qualquer atitude impensada, refletissem sempre dos momentos que passamos juntos.
Pode ser que eu também esteja errado, que mesmo eu sendo da forma que sou , me esforçando o Maximo para agradar, alguns de vocês apenas me suportem , por algum tipo de consideração ,por algo que eu não consiga observar e entender, algo que tenha feito, certas atitudes.
Não quero acusar ninguém, quero somente que sejam meus amigos de verdade, como eu sempre serei ,em qualquer tempo , em qualquer lugar.
Pinceladas
Ó cor que brotas do chão
Febre que me enfeitas o sonho
Faz crescer no meu coração
Aquele sorriso medonho!
-- josecerejeirafontes
