Genuíno

Cerca de 18591 frases e pensamentos: Genuíno

⁠Não permita que nada ou ninguém perturbe sua paz de espírito.

Inserida por rodrigo_jose_2

⁠A vida não é curta, ela é longa, pois nela estamos de passagem.

Inserida por rodrigo_jose_2

⁠Às vezes a vida nem sempre é um videogame, aquele mundo onde podemos ter o controle de todos os personagens do jogo.

Inserida por rodrigo_jose_2

⁠O coração. Ah, o coração! Este que acelera quando ama, é o mesmo que desacelera para tramar quando odeia.

Inserida por fabiosantos77

⁠Importar um sentido à vida.
Sempre houve uma busca incessante pelo sentido da vida. E atualmente essa busca se tornou um imperativo ético devido às implicações da pandemia da covid-19. Isolamento social, contaminação , escassez de remédios e comida, desemprego, endividamentos, mortes, violência intrafamiliar e outros agravantes afetaram pessoas, famílias, instituições. Os mais vulneráveis são os que mais sentiram e sentem os efeitos desastrosos dessa doença.
Mas, para quem quer dá um sentido à vida, Sartre pode iniciar o caminho. Para ele “Não importa aquilo que fizeram ‘comigo’, mas importa o que eu faço com aquilo que fizeram ‘comigo’.” Isso sim, importa. O termo importar quer dizer trazer algo de fora para dentro, ao contrário é exportar, que significa trazer o que está dentro para fora, expulsar.
É consenso entre os pensadores contratualistas que os seres humanos nascem livres e iguais com potencial para desenvolver capacidades. Desenvolve-se essas capacidades na convivência socioambiental, no espaço e no tempo. Capacidades de sorrir e gargalhar; capacidades de aprender linguagens e línguas, capacidades de sentir-se amado/a e amar, capacidades de a prender a fazer o bem... E Agostinho de Hipona, ao pensar a liberdade, cria o conceito de livre-arbítrio, ou seja, a capacidade de escolher. Com efeito, pode-se escolher o certo ao errado, escolher o justo ao injusto, escolher a verdade à mentira, escolher ser solidário ao egoísmo e a capacidade de escolher viver intensamente momentos de bem-estar e felicidade. Também pode ser o inverso, infelizmente.
Voltando as conseqüências da pandemia boa parte de nossos semelhantes estão vivendo e /ou sentindo um vazio existencial por sido desumanizado mais ainda neste período. As causas são diversas. Mas vou relatar uma experiência, anterior a pandemia, que pode ser orientadora para muitos.
Há uns dez, doze anos experimentei uma carga de sentimentos avassaladores de raiva, ressentimento, ódio. E isso me desumanizava a cada dia. Não gostava nem de pensar em quem me fez o mal porque consumia todo o meu tempo pensando em estratégias isoladas, ruins para neutralizar o indivíduo que me retirou o sentido de viver bem e feliz. Queria me livrar disso, mas não sabia como, foi então que lendo um bom livro, ouvi de Jesus o ensinamento “ Amai vossos inimigos e orai por quem vos perseguem. Mt 5,44.” Pra quem está creio de ódio, isso soa meio estranho.
Contudo, escutei! E acolhi! Fiz do ensinamento um mantra para interiorizá-lo.
Comecei a fazer a experiência orante de Jesus. Confesso que nos primeiros momentos chorava muito, soluçava, mas a continuidade da oração, cada vez mais sincera, foi me acalmando. Isso demandou tempo e muito exercício espiritual. Numa madrugada me ajoelhei e pedia a Deus que me ajudasse a exportar a raiva, os ressentimentos, o ódio para fora de mim, limpar meu coração e minha consciência desses sentimentos e pensamentos intensos e nocivos à minha liberdade, à minha dignidade, à minha alteridade. Custou, mas consegui. Consegui de verdade. Esta limpeza me permitiu iniciar o processo de importação do que me foi tirado: a minha beleza interior. O que compõe a minha beleza interior? Escuta, Liberdade, oração, alteridade, equilíbrio, harmonia, serenidade, paz, confiança, bondade, coragem, gratuidade, respeito, tolerância, temperança, compaixão, justiça... E tudo que considero ético e estético.
Não permiti, portanto, que fizesse de mim o que queriam, do jeito que queriam. Mas fiz com o que fizeram de mim uma luta. E não a fiz sozinho, nem isolado da sociedade. Sempre trabalhei na escola, tornei-me missionário, militante social, cuidei da minha família clã, li e me doei mais.
Foi assim que reconquistei a minha humanidade roubada. Restaurando a capacidade de amar; de amar desinteressado, a exemplo de Jesus.
Mas lembre-se: Isto não se faz sozinho.
Precisa-se pedir ajuda de quem realmente pode me ajudar. Urgente. Por que nada é mais necessário ao homem, à mulher do que querer e ser humanamente um ser humano repleto de belezas.

Inserida por Poea4fras3

⁠Meu professor
Professor, que sonhos você teve que não realizou ?
Ensinou-me a ler, pensar e escrever... Professor, esse sonho foi seu?
Mas quem bem realizou o sonho, fui eu.
Tratou-me com carinho, respeito e atenção... Professor, esse comportamento foi seu?
Mas quem melhor se comportou, fui eu.
Dedicou tempo aos livros e aos papeis... Professor, esse momento foi seu?
Mas quem se lucrou do tempo de seu filho, fui eu.
Passou dias e noites trabalhando aulas... Professor, você aprendeu?
Mas quem usufruiu desses saberes , fui eu.
Consumiu horas a fio corrigindo o erro... Professor, a sua vista escureceu?
Mas quem se apropriou do certo, fui eu.
Desgastou-se na escola sem se dá conta... Professor, você adoeceu?
Mas quem mais cuidou da saúde, fui eu.
Envelheceu se doando, se doando... Professor, o corpo doeu?
Mas quem cresceu todo saudável, fui eu.
Em fim, o mestre se aposentou... Professor, com que salário?
-- ... --
Tanto que Bíblia ensinou...
“ Deus Trabalhou seis dias; depois, descansou!”
Descansou para sempre!
E você, meu professor, não entendeu?
(Feliz mês de outubro, meus companheiros!
Feliz mês, minhas companheiras!)

Inserida por Poea4fras3

⁠Quem não aprende com os bons exemplos, aprende com a dureza da vida e nem sempre das melhores maneiras.

Inserida por barcelos1961

Como devo ser na terceira idade? Como devo devo agir?

Inserida por Poea4fras3

⁠Como é bom acordar na madrugadinha ouvir a chuva cair na telha, o cantar do galo, tomar café quentinho, enquanto se planeja o dia.

Inserida por Poea4fras3

"deixei de fazer as coisas que gostava por causa de outras coisas ruins, más e erradas, hoje vivo sofrendo por causa disso, tenho tanta vontade de fazer oque eu gostava, de realizar meus sonhos de fazer oque me dava um verdadeiro ânimo mais algo ruin me empata disso, vivo tão triste que penso que vai ser sempre assim queria ser como uma criança cheia de esperança e feliz abandonar aquele cara ruin que eu era e ser uma pessoa melhor, arrancar o ódio do coração e ficar em paz só com amor no coração, espero algum dia eu falar que venci essas coisas ruins que me atormentam e ter orgulho de mim mesmo."

Inserida por maciel281

não desista dos seus sonhos, não troque seus sonhos por coisas erradas e porcas, não vale a pena desperdiçar a vida com coisas ruins e erradas, dê valor as pessoas enquanto elas estão aqui por que se não será tarde demais, tenha só amor no coração não vá fazer maldades e besteiras com os outros pois a lei do retorno existe independente de religião, se você praticar o mal achando que só os outros vão se lascar você está muito enganado, o mal vai voltar pra você! não estou dizendo isso pra por medo pois essa é a realidade que muitos que fazem maldades se esquecem... eu sei que é dificil perdoar ou amar alguém que machucou agente mais não custa nada tentar, odiar quem nos machuca não vai ajudar em nada só vai nos machucar também. o odio envenena e mata o ser humano.

Inserida por maciel281

⁠Enquanto haver inspiração, na entropia descobriremos novas histórias com o mesmo fim.

Inserida por jose_arima_junior

Entrelinhas pontilhadas, o ciclo não é entrelinhas pontilhadas.

Inserida por jose_arima_junior

⁠Aprendi a dizer não
A lidar com a indiferença
A superar o desprezo
A ver a morte sem desespero.
A gostar de quem gosta de mim
A seguir o meu coração
A tratar todos do mesmo jeito que me tratam.
A confiar mais em mim e em Deus
A ser um homem de fé e não de religião
E a entender que tudo nessa vida passa, inclusive a própria vida.

Inserida por barcelos1961

⁠Ha muito tempo aprendi a ser o melhor, "pra mim mesmo", porque para os outros, sempre procurei ser, mas nunca foi o bastante.

Inserida por barcelos1961

⁠O amor e o ódio, caminham lado a lado, um vai prevalecer sobre o outro,, dependendo de quanto você os alimente.

Inserida por barcelos1961

⁠O ser humano é uma consciência pura, que vai guardando uma bolsa inconsciente de informação emocional, contextual e legislativa.
Ao absorver o contexto vai sentindo o que é prejudicial e vai ganhando medos.
Os maiores medos do contexto são perder dinheiro e influência positiva. Pois existe a vontade de dominar o contexto e torna-lo favorável para si mesmo.
Portanto os setores de poder, acabam por se favorecer e ao seu grupo, absorvendo influência e poder. Deixando escassear esses meios para os restantes.
Ideias novas podem abalar esses contextos de poder. Os seus autores tem medo de perder, tal como todos os restantes. Sendo assim tentam erradicar ideias ou conceitos que possam abalar o seu contexto. Sendo que a prioridade é dinheiro, o significado da humanidade perde-se.
Ideias de ajuda ao próximo não servem porque significa ficar com menos do que aquilo que se pode ganhar.
Este ciclo vicioso corrói e mata o planeta e as maiorias menores.
Quem entra no contexto rico, entra de forma submissa e aprende-o. Fazendo depois com que este se repita de igual modo, independentemente do seu ator, por milhares de anos.
Como bola de neve, milhões ficam de fora e a classe alta distancia-se cada vez mais.
JT

Inserida por ze_tavares

⁠Ouça diferentes perspectivas e veja as coisas de diferentes perspectivas. Lembre-se, ser fiel a si mesmo não significa ser uma pessoa rígida que arrogantemente impõe sua verdade aos outros.

Inserida por rodrigo_jose_2

⁠Planeje com cuidado seus planos futuros, para que não seja pego de supresa por supresas.

Inserida por rodrigo_jose_2

⁠Não repreenda coisas do passado, pois já estão quase esquecidas.

Inserida por rodrigo_jose_2