Frases Sábias de Reflexão

Cerca de 127271 frases reflexão Frases Sábias de Reflexão

A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.

Paulo Freire

Nota: Frase adaptada da citação original.

Estou longe de conhecer o ateísmo na condição de resultado, menos ainda como conhecimento: em mim ele é compreensível na qualidade de instinto.

Você nunca conhece realmente as pessoas. O ser humano é mesmo o mais imprevisível dos animais.

Se me perguntarem qual o sentimento que considero mais bonito ou mais importante, vou abrir um sorriso e dizer: O correspondido!

Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso.

Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. A hora mágica chega sempre.

Devemos caminhar na direção do nosso maior temor, ali está nossa única esperança.

Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento.

O conhecimento é limitado, só a estupidez é ilimitada.

Arthur Schopenhauer

Nota: citado em "A Cura de Schopenhauer", Irvin D. Yalom

Não deixo de acreditar nas coisas porque não existem. Eu também posso me inventar para elas.

Fazer todos os dias as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade.

Desconhecido

Nota: Frase muitas vezes atribuída de forma errônea ao físico Albert Einstein.

Como poucos, eu conheci as lutas e as tempestades. Como poucos, eu amei a palavra liberdade e por ela briguei.

Oswald de Andrade
Andrade, Oswald, Um Homem Sem Profissão, Editora Globo, 2000

Unus quisque mavult credere, quam judicare (qualquer um prefere crer do que julgar por si mesmo).

Tem dias que a esperança é sempre mais teimosa do que eu.

Quem vive só de esperanças morrerá de fome.

A gente resiste muito a aceitar que alguém que amamos não é, e nem nunca foi, especial. Que sorte quando a gente sabe com quem está lidando: mesmo que venha a desamá-lo um dia, tudo o que foi construído se manterá de pé.

Acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença.

A esperança é o pior dos males, pois prolonga o tormento do homem.

Friedrich Nietzsche

Nota: Versão de trecho do livro "Humano, Demasiado Humano"

Antes só do que muito acompanhado; esperar não significa inércia, muito menos desinteresse; renunciar não quer dizer que não ame; abrir mão não quer dizer que não queira; o tempo ensina, mas não cura.

Acredita no teu próprio pensamento. Senão amanhã um estranho dirá com magistral bom senso, exatamente o que pensamos e sentimos desde sempre, e seremos forçados a receber de outrem, envergonhados, a nossa própria opinião.